Brincando com a sorte no regulamento do Brasileirão

Sorteio na CBF. Foto: CBF/divulgação

No futebol brasileiro, o sistema de pontos corridos só foi disputado pela primeira vez na Série A em 2003. A primeira competição nacional, oficial, havia sido realizada em 1959…

Esta temporada marca a 10ª edição do Brasileirão com esta fórmula. Começou com 24 clubes em 2003, caiu para 22 em 2005 e finalmente 20 em 2006.

No regulamento, sempre um formato simples: o time que somar mais pontos fica com o título. Tal sistema está consolidado? Agrada ao torcedor?

Seja qual for a resposta, existe uma articulação para que em um futuro breve ocorra algumas modificações no campeonato.

As emissoras de televisão gostariam de recriar a “decisão” da competição, extinta há uma década. Para isso, seria preciso criar meandros…

Ideias já estão na pauta. Os campeões de cada turno na decisão ou os dois melhores do campeonato, independentemente da pontuação. Ou, ainda, um G4 com semifinal e final.

Tudo em prol do reforço na audiência, uma vez que a concorrência não para de crescer, com a evolução das emissoras de TV por assinatura.

Portanto, vamos à enquete para saber o grau de satisfação com o atual modelo.

Você concorda com a atual fórmula de disputa do título do Brasileirão?

  • Náutico - Sim (30%, 303 Votes)
  • Sport - Sim (29%, 302 Votes)
  • Santa Cruz - Sim (15%, 151 Votes)
  • Sport - Não (13%, 130 Votes)
  • Náutico - Não (7%, 71 Votes)
  • Santa Cruz - Não (7%, 69 Votes)

Total Voters: 1.026

Carregando ... Carregando ...

6 Replies to “Brincando com a sorte no regulamento do Brasileirão”

  1. Pingback: Pontos corridos na elite nacional com apoio popular | Blog de Esportes

  2. mesmo sendo um numero meio estranho, o campeonato brasileiro deveria ser disputado por 24 clubes, em sistema mata-mata como sempre foi, mas querem copiar tudo que é da europa, onde os países, são do tamanho de estados brasileiros. bastou inventarem de diminuir o numero de participantes que acabaram com o futebol do norte e o do nordeste vai ficar sempre nessa de sobe um time fica um dois anos e desce de novo para serie B. mata-mata é formula de futebol de time macho.

  3. É um sistema que premia o melhor elenco. Agora, não acho adequado para um país continental como o nosso. Poderiam fazer algo no estilo da NBA.

  4. Com esse abismo criado pelas cotas de tv, onde os clubes considerados pequenos ou com menor audiência, recebem até oito vezes menos que os clubes do eixo-maldito, o campeonato de pontos corridos tornou-se injusto e inviável. Jamais os nossos clubes chegarão nem perto de disputar nada, nem vaga na libertadores. Os grandes times tem maiores condições de montar elencos melhores, com condições de disputar um campeonato que dura o ano inteiro, enquanto os de menores condições financeiras, montam um time mediano e olhe lá, e quando perde algum jogador por lesão, o que é muito comum por conta de um campeonato tão arrastado, não há reserva.
    Ou muda essa distribuição de dinheiro, o que serão só o começo para tornar o campeonato mais competitivo, ou os times que recebem menos (bem menos) estarão sempre na eterna gangorra…
    O campeonato brasileiro tornar-se-a um campeonato espanhol, onde só ganha Real Madrid ou Barcelona…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*