A inacreditável fórmula definitiva do Pernambucano 2013

Feliz 2013. Crédito: FPF

Complexo, o regulamento do Campeonato Pernambucano de 2013 foi alvo de críticas inicialmente pelo primeiro turno, de valor discutível. Mas não ficou só nisso…

Para quem ainda não entendeu, eis a íntegra abaixo. Um documento de 15 páginas da FPF, modificado após o Conselho Arbitral, com a devida aprovação dos filiados.

Da vantagem na semifinal, de volta ao formato da Copa do Brasil, mas com critérios de desempate como cartões vermelhos, amarelos e sorteio, à definição da classificação final de todas as equipes, um sistema bem complicado para o torcedor.

E o que dizer da decisão do campeonato? Não há a vantagem na melhor campanha geral, como neste ano, ou sequer o saldo de gols nos 180 minutos.

Se houver empate em pontos nas duas partidas, haverá um terceiro jogo, com mando de campo da FPF. Nova igualdade, pênaltis. É grande a chance de que o estádio em questão para o duelo extra seja a Arena Pernambuco, em seu ano de estreia.

Hipoteticamente, uma equipe poderá ser campeã com a seguinte campanha: lanterna do primeiro turno, sem ponto algum; 4ª lugar no segundo turno; na semi, 1 x 0 em casa e 1 x 2 fora; na final, 1 x 0 em casa, 0 x 6 fora e 0 x 0 com vitória nos pênaltis na extra…

Doze clubes, inúmeras fases e nível técnico mediano na 99ª edição do Estadual.

Qual é a sua opinião sobre a fórmula? Simples de entender…?

14 Replies to “A inacreditável fórmula definitiva do Pernambucano 2013”

  1. como sempre a FPF inovando e cagando cada vez mais! acaba com essa porcaria de campeonato qua não vale de nada e os clubes se matam por ela só por conta de rivalidade local.

  2. Se não admirava mais nosso campeonato, agora que sim só vejo jogos do Sul e Sudeste, nossa cultura tá muito a quem deles.

  3. RESUMINDO EM POUCAS PALAVRAS, PRESIDENTE DE FEDERAÇÃO MEDIOCRE + FÓRMULA DE CAMPEONATO MEDIOCRE= UMA VERDADEIRA ZONA. OU SEJA SEM COMENTÁRIOS, ATENTADO ÁS PESSOAS INTELIGENTES. SAUDAÇÕES ALVIRRUNRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  4. O engraçado é q 1 time q assegurar a vaga p a Copa do Brasil pode ser rebaixado para série A2 do PE.

  5. Todo esse trabalho da FPF se deu em função do não prejuízo aos participantes da Copa NE. É o tal jeitinho brasileiro para realizar uma coisa sem “prejudicar” os participantes da mesma na outra.

  6. FÓRMULA IMORAL, VERGONHA, QUE ENLAMEA MAIS AINDA O NOME DO FRACO CAMPEONATO PERNAMBUCANO. ESTA FPF E SEU PRESIDENTE DITADOR (E BAJULADOR DA CBF) É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!
     

  7. Horrível essa fórmula, deveria ser igual ao ano passado, isso é uma vergonha um campeonato q muda sua regra todo ano pra beneficiar a quem? Sejam cautelosos, e menos burros. deixem do jeito q foi esse ano, so mudem a segurança q tem q ser revista,abraços. Pelo Sport Tudo..

  8. EU SÓ TENHO UMA COISA PRA DIZER, POR ISSO Q O FUTEBOL DE PERNAMBUCO ESTAR ONDE ESTAR.

  9. O Pernambucano já não serve de preparação para as competições nacionais e a FPF faz uma DESGRAÇA dessa…Se a maioria ACHA mais empolgante ter uma final, q tenha então, mas que seja da seguinte forma: Jogos só de ida entre todos, e os 4 melhores fazem semi-final e final, também em jogos só de ida, com mando da melhor equipe, e só. Seriam 13 jogos. E não essa bosta com 8 jogos na 1ª fase + 11 na 2ª fase + 2 na semi-final + 2 da final = 23 JOGOS!!!! Totalmente ridículo!

  10. Pingback: O aumento do percentual na renda da FPF a cada partida | Blog de Esportes

  11. Do que vale uma fórmula tão esdrúxula, se daqui a alguns anos os regionais serão extintos! Vale lembrar que há uma forte campanha no eixo sul/sudeste para que os mesmos acabem, levando-nos a pensar do que sobreviverá os times pernambucanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*