Assunção ou Ciudad Guayana na rota pernambucana na Sul-americana

Libertad x Mineros, na 2ª fase da Copa Sula-american 2013

O representante pernambucano nas oitavas de final da Copa Sul-americana terá um destino inédito em sua história. O vencedor do clássico entre Náutico e Sport enfrentará o classificado da chave entre Libertad do Paraguai e Mineros da Venezuela, que despacharam Wanderers e Barcelona, respectivamente.

A segunda fase do torneio acontecerá ainda em agosto. Já o duelo “internacional”, pela terceira fase da copa, deverá acontecer a partir de 18 de setembro.

Entre os gringos, a língua espanhola, milhares de quilômetros de distância do Recife e uma presença bem mais constantes nas disputas da Conmebol…

Copa Sul-americana 2013, 1ª fase: Libertad 0x0 Wanderers. Foto: Conmebol/divulgação

O Libertad é o time do coração de Nicolás Leoz, que presidiu a Conmebol de forma quase interminável, de 1986 a 2013. O dirigente, aliás, empresta o nome ao estádio do clube. À margem dos populares Olimpia e Cerro Porteño, o time ficou 26 anos sem ganhar a liga nacional. O hiato acabou em 2002. Desde então, ergueu o troféu oito vezes, dominando o cenário. Neste período, os dois principais rivais ganharam, juntos, cinco campeonatos.

Club Libertad
Fundação: 30 de julho de 1905
Apelidos: Gumarelo e Repollero
Títulos paraguaios: 16
Participações: 14 na Libertadores e 9 na Sul-americana
Melhor campanha na Copa Sul-americana: quartas de final (2003 e 2011)

Time base (4-4-2): Muñoz; Moreira, Benítez, Gómez e Mencia; Vargas, Molinas, Aquino e Miguel Samudio; Romero e Recalde. Técnico: Rubén Israel

Primeira fase em 2013:
Montevideo Wanderers 1 x 2 Libertad
Libertad 0 x 0 Montevideo Wanderers

Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Foto: Conmebol/divulgação

Nenhum time do estado atuou de forma oficial em Assunção, a capital paraguaia. Lá, poderá entrar em um dos estádios mais tradicionais do continente, o Defensores del Chaco, cuja construção começou em 1917. Recentemente, a capacidade foi reduzida para 36 mil torcedores, apesar do documento oficial na federação nacional com 40.759 lugares, para a final da Libertadores deste ano.

Assunção (Paraguai)
Fundação: 15 de agosto de 1538
Altitude: 43 metros
População: 544.309 habitantes
Distância do Recife: 3.082 km

Copa Sul-americana 2013, 1ª fase: Barcelona 0x2 Mineros. Foto: Conmebol/divulgação

Um clube de desempenho regular na Venezuela. Após conseguir o acesso em 1982, o Mineros jamais foi rebaixado. Foi campeão nacional na temporada 1988/1989. Conta também com dois títulos de mata-mata, na Copa Venezuela, em 1985 e 2011. A sua torcida vem crescendo no país, tanto que os cinco maiores públicos do clube foram registrados nas últimas duas temporadas. O recorde, contra o CD Lara, aconteceu em 2012, com 45.673 pessoas.

Club Deportivo Mineros de Guayana
Fundação: 20 de novembro de 1981
Apelidos: La Pandilla del Sur e Los Negriazules
Títulos venezuelanos: 1
Participações: 4 na Libertadores e 4 na Sul-americana
Melhor campanha na Copa Sul-americana: 2ª fase (2012)

Time base (4-4-2): Tito Rojas; Pacheco, Hurtado, Rouga e Aguilar; Acosta, Guerra, Jiménez e Ricardo Páez; Chourio e Blanco. Técnico: Richard Paez

Primeira fase em 2013:
Mineros 2 x 2 Barcelona de Guayaquil
Barcelona de Guayaquil 0 x 2 Mineros

Estadio Cachamay, em Pueto Ordaz, na Venezuela

Em relação à Venezuela, há uma passagem local, mas em Caracas, quando o Timbu disputou a Taça Libertadores de 1968. Desta vez, a partida seria no distrito de Puerto Ordaz, na Ciudad Guyana. O palco é o moderno Estádio Cachamay, inaugurado em 1990 e reformado há seis anos para a Copa América. A capacidade atual é de 41.600 lugares.

Ciudad Guayana (Venezuela)
Fundação: 2 de julho de 1961
Altitude: 13 metros
População: 705.482 habitantes
Distância do Recife: 3.582 km

6 Replies to “Assunção ou Ciudad Guayana na rota pernambucana na Sul-americana”

  1. O sonho de consumo do náutico, copa sulamericana, terá o Sport como campeão. O mais interessante é que o náutico no seu torneio internacional kkkkkkk não sairá de Pernambuco kkkkkkkk. O náutico irá para ciudad de
    san lourenzo de la mata. kkkkkkkkk

  2. TODO O BRASIL FICOU CONTRA O SPORT RECIFE DE PARTICIPAR DA SUL AMERICANA POR ESTAR NA SEGUNDA DIVISÃO…ISSO MESMO…TODO O BRASIL. CHEGOU A HORA DO SPORT E SUA TORCIDA MOSTRAR AO BRASIL NOSSA FORÇA. AVENTE LEÃO !!!!

  3. Ai, queria tanto passar pelo Sport.. Essa cachorra sempe no nosso caminho.. Já estou mordendo a fronha só de pensar nesse clássico.. Ênee.. Aaa Uuuuu

  4. Ai gente fiquei com medo, o timba tá em último no brasileirão imagina se passar pelo Sport? pq isso só acontece com o timba? e esses estádios ai? tá loko me deu arrepio só de pensar…#Medo

  5. Pingback: Agendado o clássico internacional do RecifeBlog de Esportes | Blog de Esportes

  6. Ai gente, acho Assunção uóóóóóó!!! Prometi que nunca mais voltaria para aquela cidade, mas pelo meu TIMBA vale o esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*