Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.601 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. AHH E MAIS, RECIFE NUNCA TEVE UM METRO, AQUILO PARA MIM E UM TREM, METRO MODERNO MESMO SERA O DE FORTALEZA E O DE SALVADOR…

  2. COMO POR EXEMPLO:

    Governador conhece sistema de escavação para nova linha do Metrô de Fortaleza

    O Governador Cid Gomes visitou nesta quinta-feira (24) o Metrô de Praga, na República Tcheca. O Metrô de Praga está utilizando equipamento “shild” (uma espécie de “tatuzão” que escava subterraneamente o trajeto do metrô preservando a superfície). Esse mesmo sistema deverá ser empregado nas obras da nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que está em fase de projeto.
     
     
    A Linha Leste vai ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões.
     
    Durante a visita, o Governador e comitiva se reuniram com os responsáveis pelas obras do Metrô de Praga e puderam conhecer detalhes sobre o funcionamento do equipamento “shild”. O Governador viajou no último sábado (19) acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; e do superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Quintino Vieira.

    Nesta sexta-feira (25) Cid Gomes e comitiva estarão na Alemanha, em visita a Federação Alemanha de Futebol e estádios de futebol daquele país, para conhecer a cobertura de arenas.
     
     
    Viagem
     
    Na última segunda-feira (21) o governador Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, estiveram em Lisboa, onde se reuniram com o presidente em Exercício da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Amandio de Carvalho. Após a visita à Federação, o Governador, Secretário e o prefeito de Caucaia, Washington Goes, conheceram o Estádio de Leiria, que em 2003 foi ampliado e remodelado para receber os jogos do UEFA Euro 2004 ™. Ainda em Portugal, o Governador visitou a maior empresa de fabricação de gruas (guindastes), Soima. A empresa foi apresentada ao chefe do executivo estadual pelo presidente da Empresa, Manuel Morais.

    Na terça-feira (22) Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa seguiram para Madrid, onde estiveram na Federação Espanhola de Futebol (FEF). O secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, também participou do encontro. Nos dois encontros com as Federações de Futebol, Cid Gomes convidou tanto a Seleção Portuguesa como a Espanhola para fazerem no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014, caso seja sejam classificadas.
     
     
    Já na quarta-feira (23), o Governador e comitiva visitaram o estaleiro Aresa Boats, em Barcelona, na Espanha. A empresa se instalará no litoral cearense, em Paracuru, e terá o nome de “Happy Peixe”. O estaleiro constrói barcos e iates de passeio em fibra de vidro e realiza vendas para vários países. Ainda em Barcelona, o Governador, acompanhado do presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, visitou a empresa Veolia Water Solutions & Technologies (VWS). Com mais de 100 anos de existência, a VWS que é especialista em tratamento de água e tem atuação em mais de 50 países.

    http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/4710-governador-conhece-sistema-de-escavacao-para-nova-linha-do-metro-de-fortaleza

  3. TEM PERNMABUCANO FALANDO BESTEIRA, POPULAÇAO NAO TEM NADA A VER COM PIB NAO, CURITIBA E PORTO ALEGRE NAO CHEGA NEM AOS PES DE FORTALEZA E SALVADOR EM POPULAÇAO E MESMO ASSIM SAO MAIS RICAS, SO VCS MESMO QUE ACHAM QUE FORTALEZA AINDA NAO DEIXOU RECIFE PARA TRAS, JA GANHAMOS DE VCS EM TUDO, EMPREGO, NUMERO DE EMPRESAS QUE ESTAO SE INSTALANDO AQUI, NO TURISMO, MODERNIDADE COMO O MAIOR METRO E O UNICO SUBTERRANEO DO NORDESTE, O MAIOR CENTRO DE CONVENÇOES DO NORDESTE, O ACQUARIO CEARA, O TERCEIRO MAIOR ACQUARIO DO MUNDO, VLTS, BRTS, ENTRE VARIAS OUTRAS COISAS QUE DAQUI PARA 2014 TEREI QUESTAO DE MOSTRAR PARA VCS….

  4. Paulo,
    Em partes concordo contigo,mas o fato de Recife ter “metrô” a mais de 20 anos não significa que a cidade seja referência de modernidade e desenvolvimento.Existem outras capitais no Brasil,com um PIB e/ou IDH muito superior as supracitadas capitais do nordeste que estão construindo metrô somente agora, como CURITIBA,porém modelo de urbanização e de qualidade de vida no Brasil,possuindo um sistema de transporte eficaz.
    Ademais,a todos que “debatem” neste blog,independente de seu local de origem,o ideal é que aqui fosse um espaço para debates construtivos,baseados em argumentos que trouxesse questionamentos ricos em informações consistentes e não frases e textos soltos,sem nenhuma análise coerente a cerca da realidade econômica/social da localidade em questão.
    No mais,queria dizer que esse tipo de atitude preconceituosa apenas reduz o ser humano a condição de escória

  5. “CALMA BAIANADA!!!…..
    PEGUE FÔLEGO!.  A CORRIDA ESTAR APENAS NO INICIO…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK”
    Vcs falam isso á 100 anos rsrs…

  6. Existe um cearence postando algumas pérolas incríveis. rs

    Ninguém duvida que o Ceará ou Fortaleza está crescendo, o que contestamos é a capacidade imaginária da Cidade/Estado em deixar Recife para trás, o que é algo estúpido de se afirmar.

    A possibilidade de um pib de 28 bilhões está relacionado a de uma população também grande, isso não significa que Fortaleza é mais rica, é maior, e apenas maior, cidades com importância consolidada como Recife nunca deixarão de ser importantes, por que o nordeste inteiro sempre teve a cidade como referencial de modernidade e desenvolvimento, temos metrô a mais de 20 anos, o de Fortaleza e SSA está sendo construído agora, Fortaleza demorou mais de 200 anos para aparecer pro Brasil, Recife existe a 465. 

    Não é um crescimento populacional inflacionário que vai fazer Recife perder alguma importância para Fortaleza.

    Quanto ao PIB do Ceará passar o de Pernambuco…caros, a possibilidade disto acontecer é a mesma do PIB de Pernambuco ultrapassar o da Bahia.

  7. Pedro, infelizmente Pecem tem alguns problemas ligados às particularidades do litoral. O estaleiro Promar, que o Ceará perdeu para Pernambuco, jamais poderia ser instalado no Pecem, apenas em Fortaleza (a prefeita não aceitou por causa dos impactos no turismo). Mas é um grande porto.

  8. O índice FIRJAN refere-se a 2009. Em tempos de crise, Ceará e Pernambuco continuam crescendo acima da média nacional em termos de emprego e renda. A Bahia também. Nos próximos resultados melhoraremos ainda mais.

  9. CONE SUAPE(CONDOMINIO DE NEGOCIOS) ÁREA GIGANTESCA QUE VAI DE JABOATÃO ATÉ SUAPE E ABRIGARÁ UMA ZPE(PRIMEIRA A SER APROVADA NO BRASIL EM 2008) ,UMA ZPA(ZONA DE PROCESSAMENTO DE AÇO), UMA IMTERMODAL LOGISTICA, ÁREAS PLUG IN PLAY(ÁREAS PRONTAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL) E UM COMPLEXO MULTICENTER(CENTRO DE CONVENÇÕES, SHOPPING, HOTEIS, EMPRESARIAIS, UNIVERSIDADE, POLICLINICAS, RESTAURANTES E ESTACIONAMENTO PARA 4.500 VAGAS) 

    http://www.conebr.com/pdf/Folder_Cone_Suape_Combate.pdf

    MUITAS EMPRESAS AINDA SERÃO ATRAIDAS PARA A ZPE SUAPE QUE ESTA INSERIDA EM UM CONPLEXO MUITO MAIOR CHAMADO CONE SUAPE.

  10. E TEM MAAIS EU ME ADMIRO MUITO, SE PERNAMBUCO TA CRESCENDO TANTO, COMO ESSE DESENVOLVIMENTO TODO NAO APARECE NAS PERSQUISAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, O CEARA GANHOU DE TODAS DE PERNMABUCO, EM EMPREGOS E RENDA, EDUCAÇAO E SAUDE, MESMO NAO ESTANDO CRESCENDO TANTO QUANTO PERNAMBUCO, IMAGINE QUANDO COMEÇARMOS A COLHER O QUE O PECEM TRARA DAQUI A DOIS ANOS…

  11. PRIMEIRO QUE O PORTO DO PECEM E UM COMPLEXO INDUSTRIAL TAMBEM, E VAI RECEBER SIDERURGICA, LAMINADORA, REFINARIA, TERMELETRICAS COM INVETSIMENDO DE MAIS DE 2 BILHOES QUE ENTRARAM EM OPERAÇAO COMERCIAL ANO QUE VEM, E VARIOS OUTROS EMPREENDIMENTOS QUE VIRAO COM A ZPE, FORA QUE HA VARIOS INVESTIMENTOS QUE O GOVERNO ESTA FAZENDO PARA ESTUTURAR O PECEM , NAO DOU DOIS ANOS PARA ELE FICAR GIGANTE…

    VEJAM O QUE  OS ESMPRESARIOS FALAM SOBRE O PORTO DO PECEM:

    Para empresários, Pecém é a diferença

    Roberto Smith, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), revelou aos seus pares do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Cede), presidido por Ivan Bezerra, que sua agenda atual é mais intensa do que a de quando presidia o BNB.
    “Recebo, todos os dias, empresários nacionais e estrangeiros que manifestam sua intenção de investir no Ceará.
    “E eles me dizem que o Porto do Pecém é o diferencial que os traz até aqui”.
    Mas Smith reclama: a diretoria da Adece, que ele pçreside, ainda não está completa e isso causa prejuízo às ações da agência.

  12. Pedro Diz: 
    22 de novembro, 2011 às 23:06
    FORTALEZA E O CEARA GANHOU DE PERNAMBUCO E RECIFE NO QUESITO EMPREGOS E RENDA PARA A POPULAÇAO, E AINDA TEM GENTE QUE DUVIDA QUE O CEARA E FORTALEZA ESTA CRESCENDO??KKKKKK SO MESMO PERNAMBUCANOS MESMO…
    Você  só enxerga o que quer:

    1- Fortaleza perde para o Recife em educação, saúde e no geral. Está acima em emprego e renda no índice Firjan.

    2- Quem disse a você que Pecém concorre com Suape? Suape não é só um grande porto, é complexo industrial. 

    3- Você chutou o IDH. O de Fortaleza é um dos piores entre as capitais nordestinas.

    4- Cadê a UNIFOR e seus péssimos resultados?

    5- E sobre os estaleiros? Esqueceste que o Atlântico Sul é o maior da América do Sul?

    6- E o hospital do Cariri, que atenderia milhares de pernambucanos, mas só atendeu UMA pessoa de outro estado que estava visitando Juazeiro?

    7- Transplante de fígado não mede tamanho de pólo médico. Cearenses vem fazer transplante de medula no Recife (o Hospital Português é único no Nordeste). Você conhece o pólo médico do Recife?

    Fortaleza tem poucos hospitais particulares e públicos. 

    VAI TRABALHAR, PEDRO!

  13. PEDRO TÚ SÓ TEM FALACIA JÁ TÁ MAS QUE PROVADO QUE TU ESTAIS SEM ARGUMENTOS PORQUE O CLAUDIO SÓ DISSE QUE O NOVO PORTO IRIA NASCER GRANDE MAS NÃO DISSE QUE IRIA CONPETIR DE IGUAL PARA IGUAL COM PECEM E NEM QUE QUANDO NASCER JÁ VAI TER MAIS IMVESTIMENTOS QUE PECÉM COMO VOCÊ TÁ DIZENDO NO COMENTÁRIO 3430, ENTÃO VÊ SE EXPULSA ESSE ESPIRITO DE “PINÓQUIO” DO TEU CORPO POR QUE ESTA DEMAIS VIU.

    AGORA PECÉM CONPETE COM SUAPE OU TEMTA??? SÓ TENHO DUAS PERGUNTAS PRA TU E VOU ESPERAR AS RESPOSTAS:

    QUANTAS EMPRESAS ESTÃO INSTALADAS EM PECÉM E QUANTAS TONELADAS DE CARGA O PORTO MOVIMENTOU EM 2010???  

    SUAPE É GIGANTESCA JÁ POSSUI 120 GRANDES EMPRESAS E MAIS 30 EM CONSTRUÇÃO ENTRE ELAS UMA UMA REFINARIA, UMA SIDERÚRGICA E 3 PLANTAS UMA PETROQUÍMICA, ALEM DE POSSUI 4 ESTALEIROS(1 EN FUNCIONAMENTO E 3 EM CONSTRUÇÃO). SUAPE MOVIMENTOU 9 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGAS EM 2010.

    http://www.suape.pe.gov.br/news/matLer.php?id=26

    NO MOMENTO PECÉM NÃO CHEGA NEM A ARRANHAR SUAPE, MAS SEI QUE ELE TEM UM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO O PROBLEMA É OS PONTOS FORTES DA CONCORRENCIA QUE SÃO MUITO ATRATIVOS E A MOBILIZAÇÃO DO GOVERNO CEARENSE NO SENTIDO DE ESTRUTURAR AO MAXIMO O PORTO, CRIAR POLITICAS PARA ATRAIR EMPRESAS PARA ELE E SE PREOCUPAR MENOS COM OUTRAS COISAS TIPO TURISMO POR EXENPLO. FUTURAMENTE DINHEIRO PARA IMVESTIR PESADO EM TURISMO NÃO VAI FALTAR EM PERNAMBUCO POR QUE ESTÁ COMCENTRANDO IMVESTIMENTOS EM CADA COISA NA HORA CERTA.

  14. PECÉM COMPETIR COM SUAPE!?.  SÓ MESMO NA ÓTICA DOS CEARENSEZINS.
    NÃO ME FAÇA RIR!!!!!……..
    KUA,KUA,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  15. NOOOOOSSAAA…    O que eu estou vendo é uma porção de pessoas que sofrem por não serem PERNAMBUCANOS….   … Mas Pouh, vocês podem vim morar aqui, aí vocês pelo menos brincam de SER PERNAMBUCANO.

  16. Oito estados concentravam quase 
    80% do PIB nacional em 2009 São eles são Paulo,rio de janeiro,minas gerais,rio grande do sul,parana,BAHIA ,distrito federal e santa catarina cade o a bosta do Pernambuco?a já sei deve ta cortano os puços complexo e foda né kkkkkkk parabéns bahia maior econômica do nordeste e a 6 do brasil isso e fato e contra fatos pernambucada não a argumentos so chororo!!!
     

  17. eu nunca ouvi tanta BESTEIRA dita num unico post.e pior:nunca vi tanto BAIRRISMO IMBECIL no mesmo.sobretudo,vindo dos pernambucanos.esses aí se revelaram ser OS PIORES.nem os gauchos são tão bairristas assim.é,nas numa terra em escuto um tabacudo assumido chamado léo medrado e seus discipulos(um deles é carlos eduardo.um dos piores narrados do Brasil),defendendo esse bairrismo tolo,aí é q lascou mesmo.realmente o Pernambucano,não aprende.depois acha ruim quando o povo do sul,discrimina.preconceito parte daqui de Recife para com os irmãos do Nordeste.mas,os caras daqui se alto entitulam”nordeste”.e olhe,é bem provável q aquelas cenas de baixaria explicita ocorridas nos brasileiros de 2008 e 2009,envolvendo os clubes(ou clube)de Pernambuco voltem a acontecer.aí vão pedir”a separação”do nordeste do resto do Brasil.quer dizer,do nordeste,não.de Pernambuco.com uma mídia dessa(sobretudo a de Rádio AM q é atrasadissima em termos de mentalidade),fica dificil esse estado(Pernambuco),ir para frente!

  18. CLAUDIO VC SO PODE ESTAR DELIRANDO COMO O NOVO PORTO EM PERNAMBUCO PODE JA NASCER COMPETINDO COM O DO PECEM DE IGUAL PARA IGUAL?? E UMA IDEIA QUASE QUE ABSURDA, SE VC NAO SABE O PECEM COMPETE COM O DE SUAPE, AGORA VIM DIZER QUE UM PORTO QUE NEM SABE QUE VAI NASCER, CASO NASÇA JA VAI TER MAIS INVESTIMENTOS DO QUE O DO PECEM, SENDO QUE O GOVERNO DAQUI VEM ESTRUTURANDO O PECEM JA HA TEMPOS… E MUITA LOUCURA DESSES PERNMAUBCANOS…

  19. É  GRANDE OS ESFORÇOS DOS CEARENSEZINS PARA TENTAR JUSTIFICAR SUAS PRETENÇÕES E COMPLEXOS.
    CONTINUEM TENTANDO!………………………………………………………………….

  20. COMO UM PORTO PODE NASCER GRANDE:
    I- COM TRÊS BILHÕES DE INVESTIMENTOS DA INICIATIVA PRIVADA (INICIALMENTE).
    II- COM UM PÓLO INDUSTRIAL JÁ EM IMPLANTAÇÃO (AUTOMOBILISTICO E FARMACOQUIMICO).
    III- POR SER UM PORTO NATURAL, ABRIGADO E PROFUNDO (16m).
    IV- POR JÁ TER VIAS DE ESCOAMENTO DUPLICADAS (BR 101).
    V-  POR SER VIABILISADO JUNTAMENTE COM O SUPORTE DE UMA VIA EXPRESSA ( ARCO-METROPOLITANO DE 98 Km ).
    http://www.comunidades.pe.gov.br/web/portaldatransparencia/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=6648

  21.  
    CONSULADO DOS EUA VAI VOLTAR A EMITIR VISTOS EM SALVADOR |
     
    Após o Carnaval de 2012, o Consulado dos Estados Unidos em Salvador, localizado no Salvador Trade Center, voltará a prestar todos os serviços consulares, com destaque para a emissão de vistos, atualmente feita em Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. A boa notícia foi dada na tarde desta terça-feira, 22, pelo secretário extraordinário para Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt, durante a inauguração de uma unidade da Ampex-Brasil na Fieb.
     
    De acordo com o Gente e Mercado, Schmidt garantiu também que até o final do ano, a Bahia abrirá seu segundo escritório de representação internacional em parceria com a Anpex-Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes. O primeiro foi inaugurado no primeiro semestre deste ano em Pequim, na China.
     
    http://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/38933,consulado-dos-eua-vai-voltar-a-emitir-vistos-em-salvador.html
    Engulam a arrogância de vocês, pernambucanos, em mais essa… e em breve fazemos de vossas bocas e garganta um tubo engolidor de falácias! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*