Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.601 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. RECIFE SO NAO FEZ UM ESATADIO GRANDE PQ TEM MEDO DE GASTAR DINHEIRO, O CEARA MESMO SENDO A 3 ECONOMIA DO NORDESTE AINDA FAZ O MAIIOR ESTADO DO NORTE E NORDESTE, E TEM MAIS QUANDO EU DIGO QUE O METRO DE FORTALEZA SESRA O MAIOR DO NORDESTE TANTO EM EXTENSAO QAUNTO EM ESTAÇOES E VERDADE, JA CITEI VARIAS FONTES JA CANSEI DE AMOSTRAR PARA EESSES PERNAMBUCANOS IDIOTAS QUE SO ACREDDITAM NELES MESMO, E O ACQUARIO DO CEARA SERA O MAIOR DA AMERICA LATINA… E QUANTO A UNIFOR EU ACHO QUE ESSES PERNAMBUCANOS NAO SABEM LER NAO…A Universidade de Fortaleza (Unifor) é a melhor instituição de ensino particular do Norte/Nordeste nas áreas de saúde e administração e negócios, além de ser uma das três melhores do País na mesma categoria, pelo segundo ano consecutivo.

    ENTENDERAM PERNAMBUCANOS, A MELHOR NAS AREAS DE SAUDE E ADMNISTRAÇAO E NEGOCIOS, VCS DEVEM SABER NEH O QUE E A AREA DE SAUDE, NAO E SO FISIOTERAPIA NAO VIU?? PENSEM E VCS SABERAM O QUE, OK??

  2. É Isso mesmo!
    Não há o que contestar.
    O Recife é de longe a Capital “Referência” do Nordeste.
    Salvador = Um elevador e Acarajé para todo lado!
    E uma coisa, o Recife só não vai receber a Seleção do Brasil na Copa, porque não fez um Elefante Branco feito o castelão e a Fonte nova.
    Pois todos os times daqui tem seus próprios estádios.

  3. O RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA FOI COMEMORADO PELO PRESIDENTE DO FÓRUM EMPRESARIAL E 1º VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA (FIEB), VICTOR VENTIN. “ESTAMOS MUITO CONTENTES QUE A BAHIA POSSA SE SOMAR AOS 81,4% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE JÁ ESTÁ INSERIDA NO HORÁRIO DE VERÃO E QUE NOSSOS ESCRITÓRIOS POSSAM TRABALHAR EM SINTONIA COM OS DOS NOSSOS MAIORES CLIENTES E FORNECEDORES QUE FARÃO PARTE DO HORÁRIO DE VERÃO. PARABENIZAMOS O GOVERNADOR JAQUES WAGNER POR PENSAR NO EMPREGO E NA RENDA DO ESTADO”
    VIVA A BAHIA
    BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
    BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
    BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

    VIVA A BAHIA
    BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
    BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
    BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

  4. O RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA FOI COMEMORADO PELO PRESIDENTE DO FÓRUM EMPRESARIAL E 1º VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA (FIEB), VICTOR VENTIN. “ESTAMOS MUITO CONTENTES QUE A BAHIA POSSA SE SOMAR AOS 81,4% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE JÁ ESTÁ INSERIDA NO HORÁRIO DE VERÃO E QUE NOSSOS ESCRITÓRIOS POSSAM TRABALHAR EM SINTONIA COM OS DOS NOSSOS MAIORES CLIENTES E FORNECEDORES QUE FARÃO PARTE DO HORÁRIO DE VERÃO. PARABENIZAMOS O GOVERNADOR JAQUES WAGNER POR PENSAR NO EMPREGO E NA RENDA DO ESTADO”
    Viva a Bahia
    BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL, BAHIA, ESTADO  GIGANTE  E  COLOSSALBAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

  5. Viva a Bahia
    BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL, BAHIA, ESTADO GIGANTE E COLOSSALBAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

  6. Tua UNIFOR É UM LIXÃO! Os resultados do ENADE mostraram isso! Os otários pagam para os filhinhos BURROS, que não conseguem passar em uma Federal e acreditam em tolices como as que você publica! E outra: melhor em fisioterapia e administração EM 2009, não faz da UNIFARSA a melhor do Nordeste. Muito fraquinha…

  7. NÃO ISSO NÃO É UM NOVO TRAILER DO CINEMA HOLYWOODIANO, MUITO MENOS UMA VERSÃO REAL DE “PROCURANDO NEMO” OU A SÉTIMA EDIÇÃO DE “TUBARÃO”  ESSE VÍDEO É UMA ESPÉCIE DE PROJEÇÃO DO QUE SERÁ O GRANDE E NOVO EMPREENDIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ EM FORTALEZA: AQUÁRIO CEARÁ! IMPRESSIONANTE, NÃO DEIXA A DESEJAR  A NENHUM ARQUITETO OU DESIGNER DO MUNDO. ME DESCULPEM OS PERNAMBUCANOS (COM MANIA DE GRANDEZA)RSRSRSRSRS, MAS O PROJETO VAI SER O MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA LATINA…PARECE ATÉ OS VÍDEOS DOS ESTÁDIOS CHINESES PARA AS OLIMPÍADAS
    http://www.eitapiula.net/curiosidades/acquario-ceara-novo-aquario-de-fortaleza-video/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+EitaPiula+(EitaP%C3%ADula!)
    http://youtu.be/vcUWtLIZaiY

  8. PEDRO MENTIRINHA:

    As informações que postei são do site do Metrofor.  Talvez um dia Fortaleza tenha o metrô que você sonha, só que o crescimento não para em Fortaleza: As outras cidades continuam crescendo. O metrô do Recife já foi eleito várias vezes o MAIS LIMPO E ORGANIZADO DO BRASIL! Isso eu acho que você nem sabia, não é? 

    60 km de metrô, nem Brasília e São Paulo têm ainda. Não seria um metrô que há 20 anos começou a ser construído que começaria a operar com essa extensão!

    Pare de pegar notícias pagas de jornal ou de sites de partido político! Eles sempre aumentam!

  9. Não isso não é um novo trailer do cinema holywoodiano, muito menos uma versão real de “Procurando Nemo” ou a Sétima Edição de “Tubarão”  Esse Vídeo é uma espécie de projeção do que será o grande e Novo empreendimento do Estado do Ceará em Fortaleza: AQUÁRIO CEARÁ! Impressionante, não deixa a desejar  a nenhum Arquiteto ou designer do mundo. Me desculpem os pernambucanos (Com mania de Grandeza)RSRSRSRSRS, mas o Projeto vai ser o maior aquário da América Latina…Parece até os vídeos dos estádios chineses para as olimpíadas
    http://www.eitapiula.net/curiosidades/acquario-ceara-novo-aquario-de-fortaleza-video/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+EitaPiula+(EitaP%C3%ADula!)

    http://youtu.be/vcUWtLIZaiY

     

  10. PEDRO:

    O Aquario de fortaleza não será nem o maior do Brasil, que dirá o 3º do mundo!
    Você já foi em Orlando? Já foi ao menos no de São Paulo? O Rio tem um projeto maior do que o de fortaleza, embora o de Fortal seja mais bonito.

    TÔ COMEÇANDO A ACHAR QUE VOCÊ NÃO É MENTIROSO: É LOUCO!

  11. PEDRO:

    Você mora em Fortaleza?  Conhece bem o Recife? Porque choca suas comparações. O HIAS é um pequeno hospital público. Recife tem postos de saúde muito maiores, como o PAM de Areias. Cesar Cals? Você tá ficando doido? A saúde pública em Fortaleza, assim como no Recife, é CAÓTICA. Quem tem a sorte de ter um bom plano se salva, quem não tem tá lascado! Ou você vai dizer que os “motinhas” espalhados pela cidade resolvem? O hospital do Cariri é muito menor que o Hospital do Agreste. Não tem nem como comparar. E o Hospital do Agreste já ficou pequeno para a região de Caruaru e vizinhança. Mostrei o link onde prova-se que nenhum pernambucano foi atendido no Cariri. Aliás, lá só tem 10 leitos de UTI.

    Hospitais particulares de urgência, Fortaleza conta com Cura D’ars, Antonio Prudente, São Carlos e Monte Klinicum. Nenhum desses chega sequer ao tamanho do Hospital Prontolinda, considerado de pequeno ou médio porte. 

    Não existe sequer um centro médico completo, comparável ao São Marcos, Memorial São José, Prontolinda, De Ávila, Esperança, Albert Sabin, Evangélico, HBV, Jayme da Fonte, Etc.

    Comparar com Santa Joana e Real Hospital Português (os dois maiores do Nordeste) então, nem pensar.

  12. Não abaixa a cabeça pra eles não Pedro…Defende o Ceará e Fortaleza…Somos melhores, somos maiores. Fortaleza terá mesmo este Mega Aquário, e isto deixa os Pernambucanos convulsionando…
    BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL, BAHIA, ESTADO GIGANTE E COLOSSALBAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

  13. E A MAIS IMPORTANTE DO DIA 

    expectativa para dilma
    Início de obras da Premium II é autorizado

    Presidente pode participar de um evento de inauguração das obras da Premium II na próxima semanaA Petrobras já possui liberação ambiental para iniciar as primeiras obras para a instalação da refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) entregou, na última segunda-feira, a autorização para o cercamento do terreno da usina, assim como as ações de supressão vegetal da área onde serão colocadas as cercas.Ainda não há uma confirmação, mas existe a expectativa de que a presidenta Dilma Rousseff, em sua visita ao Ceará, que deverá ocorrer na próxima semana, participe de uma cerimônia de “pontapé inicial” da construção do empreendimento.CobrançaNa última semana, o governador Cid Gomes havia se deslocado a Brasília para uma audiência com a presidenta onde, entre outras questões, trataria do estabelecimento de uma data para a entrega oficial do terreno da refinaria à Petrobras. O encontro não ocorreu, por um ajustamento de agenda de Rousseff, mas o chefe do Executivo estadual se reuniu com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e tratou das questões.O governador já havia afirmado que espera o início das obras da usina ainda para este ano, e a visita da presidente poderá marcar este momento. Além da autorização da Semace, todo o processo de desapropriação e escritura das terras já foi concluído. Como a Petrobras também já finalizou a licitação da empresa que fará o serviço de cercamento na área, o único trâmite ainda a ser realizado será a entrega do terreno, que poderá ocorrer na próxima terça-feira, data em que se espera a chegada da presidente da República.De acordo com a assessoria de imprensa da Semace, não existe mais nenhuma pendência do órgão com a estatal.A autorização possui prazo de validade até o dia 16 de novembro do ano que vem, portanto, se a obra não for realizada dentro deste período, deverá ser iniciado um novo processo para a obtenção de uma nova liberação. A data antes prevista para que o cercamento ocorresse estava projetada pela estatal para setembro do ano passado. Contudo, no período, como ainda não havia autorização ambiental, licitação concluída para a obra nem escritura de todo o terreno sob posse da empresa, o serviço não foi realizado.Passos da construçãoO cercamento e a supressão são as primeiras obras do maior empreendimento industrial da história do Ceará. O próximo passo será a terraplanagem da área, de cerca de dois mil hectares. A expectativa é de que essa fase seja iniciada no primeiro trimestre de 2012. A Refinaria Premium II já conta com sua Licença Prévia (LP) emitida pela Semace, que aprova a concepção do projeto e sua localização. Na semana passada, o gerente de Negócios da Premium II informou ao Diário do Nordeste que estão sendo realizados estudos ambientais, visando a obtenção da Licença de Instalação (LI) e a preparação para a licitação do projeto de terraplenagem. A estatal ainda não solicitou ao órgão ambiental a LI, que permite o início da terraplanagem.MÁQUINA DE ESCAVARCid conhece ´tatuzão´Equipamento da República Tcheca é similar ao que será utilizado nas obras da Linha Leste do MetroforO governador Cid Gomes visitou ontem o Metrô de Praga, na República Tcheca, que está utilizando o equipamento “shild” (um equipamento que escava subterraneamente o trajeto do metrô, preservando a superfície). Esse sistema deverá ser empregado nas obras da nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que está em fase de projeto.A Linha Leste vai ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações com uma extensão de 12,4 quilômetros, todos em nível subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões.Durante a visita, o governador e comitiva se reuniram com os responsáveis pelas obras do Metrô de Praga e puderam conhecer detalhes sobre o funcionamento do equipamento “shild”. Gomes viajou no último sábado acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; e do superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Quintino Vieira.Hoje, Cid e comitiva estarão na Alemanha, em visita à Federação Alemã de Futebol e estádios, para conhecer a cobertura de arenas.

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1074604

  14. OLHA AI PERNAMBUCANOS:

    Mais 83 profissionais treinados para a térmica

    O mercado recebe 83 profissionais com qualificação em três áreas da tecnologia. A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, de Eike Batista, concluiu ontem o Programa de Capacitação Técnica da UTE Pecém II, termelétrica em construção no município de São Gonçalo do Amarante, na RegiãoMmetropolitana de Fortaleza (RMF).Em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Sine/IDT, a empresa ofereceu cursos de Construção Civil, Mecânica Industrial e Soldagem Industrial. A cerimônia de formatura das turmas aconteceu no auditório do CVTEC de São Gonçalo do Amarante, com a presença dos formandos e familiares e representantes das instituições envolvidas. “A qualificação dessas pessoas é fundamental para o desenvolvimento da região. Além das termelétricas em construção no Pecém, há ainda outros grandes projetos que virão para o município e a mão de obra local será valorizada. A oferta de cursos como esses é um compromisso da MPX e do Grupo EBX com a geração de oportunidades locais”, afirma o gerente de Projetos da empresa, Fernando Moura. O programa de capacitação já foi realizado anteriormente em parceria com a Energia Pecém, outra termelétrica (UTE Pecém I) que estão sendo construída na região.A operação da UTE Pecém II está prevista para o primeiro semestre de 2012.EnergiaA MPX possui negócios complementares em geração elétrica, mineração de carvão e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A empresa tem portfólio de empreendimentos de geração térmica, que excede 14 gigawatts (GW) de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder.A MPX possui também ativos de classe mundial de carvão de baixo nível de emissões, na Colômbia, e de gás natural, no Maranhão, que irão abastecer as termelétricas da empresa. No Ceará, a MPX constrói duas usinas termelétricas, Energia Pecém (720 MW) – em parceria com EDP – e UTE Pecém II (365 MW), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.Na área de energia solar, a MPX construiu a primeira usina solar em escala comercial do Brasil, conectada ao Sistema Interligado Nacional, com capacidade inicial de 1 MW e projeto de expansão até 50 MW, na cidade de Tauá.

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1074734

  15. TEM PERNAMBUCANOS AQUI QUE ME CHAMAM DE MENTIROSO, MAS SE PUDEREM VE TUDO O QUE EU FALEI AQUI ESTA CERTO, SO VCS PERNAMBUCANOS E QUE SE DUVIDAM DA SOBRAS QUE ESTAO SENDO FEITAS AQUI…

  16. O AMOR QUE OS BAIANOS TEM PELA SUA TERRA É IMPRESSIONAMTE, DEFECAM E URINAM NO MEIO DA RUA O TENPO TODO, MEU IRMÃO MESMO QUANDO FOI PRA SALVADOR FLAGROU VARIOS RAPAZES FAZENDO ISTO NO MEIO DA RUA. HUAHUAHUA

  17. TEM MAIS PERNAMBUCANOS, A UNIFOR FOI ELEITA DOIS ANOS CONSECUTIVOS A MELHOR UNIVERSIDADE PARTICULAR DO NORTE E NORDESTE, NAO SEI SE ELA VAI GANHAR ESSE PREMIO ESSE ANO DE NOVO, MAS QUE ELA CONTINUA SENDO, CONTINUA..

    LEIAM A PESQUISA E COMPROVEM VCS MESMO, OU SO FALTA DIZEREM QUE A PESQUISA FOI COMPRADA, OQ UE NAO DUVIDO QUE ACONTECEÇA…

    editora abril aponta
    Unifor é a melhor instituição privada do Norte/Nordeste

    O curso de Fisioterapia obteve nota máxima no levantamento feito pelo Guia do Estudante 2010A Universidade de Fortaleza (Unifor) é a melhor instituição de ensino particular do Norte/Nordeste nas áreas de saúde e administração e negócios, além de ser uma das três melhores do País na mesma categoria, pelo segundo ano consecutivo.O ranking faz parte do “Prêmio Melhores Universidades”, realizado, anualmente, pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, que premia as melhores instituições de ensino do Brasil, de acordo com a Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante 2010.A Unifor receberá, no dia 4 de outubro, em São Paulo, prêmios nas categorias “Melhores Cursos de Saúde” e “Melhores Cursos de Administração e Negócios”. O curso de Fisioterapia da instituição obteve nota máxima (cinco estrelas). Já Direito, Comércio Exterior, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia e Terapia Ocupacional receberam quatro estrelas.ReconhecimentoOs classificados com três estrelas foram os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Turismo, além de Publicidade e Propaganda.O prêmio é resultado da avaliação de um corpo de consultores formado por docentes, coordenadores de cursos, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação.Para o vice-reitor de Graduação da Unifor, Henrique Sá, o prêmio é uma grande evidência de reconhecimento da Universidade, que tem excelência no campo da saúde e da administração, além da competência do seu corpo docente. “Mais de 85% dos professores são mestres e doutores”, informa.Além disso, o vice-reitor aponta a estrutura física da Universidade de Fortaleza como uma das características que se destacam. A área de saúde, por exemplo, conta com laboratórios de última geração e diversos espaços de prática e pesquisa, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), a Clínica Integrada de Odontologia e o Parque Desportivo. Fora isso, a Unifor é a única universidade do Estado que contempla uma grande quantidade de carreiras desse campo. São nove cursos oferecidos.PesquisaOutro ponto ao qual Henrique Sá faz referência e que explica a boa colocação da instituição é o avanço em pesquisa. “Hoje, somos reconhecidos pela produção de conhecimento”, ressalta. Nesse sentido, a Universidade vem implementando cursos de mestrado e doutorado. São cinco mestrados e quatro doutorados. Como informa o vice-reitor de Graduação, existe projeto para implantação de mais dois doutorados. Atualmente, cerca de 400 projetos estão em andamento em diversas áreas do conhecimento, associados a 26 grupos e 79 linhas de pesquisa.Segundo o vice-reitor, o profissional que passa pela Unifor é um dos melhores do mercado, porque está preparado. Na área da Administração, a Universidade é um dos poucos centros que oferecem dupla titulação. Henrique Sá explica: o aluno pode ter título de graduação no Brasil e no exterior em mais duas universidades, uma da Alemanha e outra da França.Além disso, o estudante pode cursar duas graduações quase que simultaneamente, quando forem carreiras que tenham integração curricular. Por ser uma avaliação externa, o prêmio é sinal de reconhecimento, segundo o vice-reitor. “É uma honra e, ao mesmo tempo, uma motivação”, frisa.Em números5 Estrelas foi a nota obtida pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza. Os cursos de Direito, Enfermagem, Fonoaudiologia e Odontologia receberam quatro estrelas85% É o percentual de professores com mestrado e doutorado na Unifor. A universidade possui excelência no corpo docente e nos campos da saúde e administração

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=851680

  18. LERAM BEM NEH PERNAMBUCANOS 

    Animado com as premiações, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que “o Albert Sabin recebe â premiação máxima porque é o melhor hospital de pediatria do Norte e Nordeste. Já em relação a premiação do Hospital de Messejana, ele frisou o pioneirismo do hospital no atendimento domiciliar, a qualidade do programa de combate ao tabagismo e, com ênfase, falou da excelência em transplantes de coração, pulmão e válvulas cardíacas. “O Ceará foi o primeiro Estado das regiões Norte e Nordeste a realizar transplante de pulmão, iniciado este ano e, com sucesso, já são três transplantados”, lembrou o secretário.

  19. KKKKKKKKK, VCS PERNMABUCANOS ACHAM MESMO QUE FORTALEZA, UMA METROPOLE DE MAIS DE 2 MILHOES E MEIO, A 5 MAIOR CIDADE DO BRASIL , SO VAI TER 4 HOSPITAIS E DE MEDIO PORTE?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, EU RI MUITO AGORA, E TEM MAIS RECIFE PODE ATE TER UM POLO MEDICO POR CAUSA DE ESTADOS MAIS POBRES COMO O RIO GRANDE DO NORTE, PARAIBA, ETC, QUE PRECISAM IR PARA IR PQ SUAS CAPITAIS NAO TEM SUPORTE PARA ATENDER, AGORA NENHUM CEARENSE VAI SE CONSULTAR EM RECIFE NAO, ATE PQ OS CEARESNSES TEM FORTALEZA, E TEM  MAIS O CEARA JA E O 4 ESTADO DO BRASIL EM NUMERO DE TRASNPALNTES,

    Ceará já é o quarto estado do Brasil em número de transplantes

    http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/11/ceara-ja-e-o-quarto-estado-do-brasil-em-numero-de-transplantes.html

    KKKKKKKKKKKKK, COMO NAO SE MEDE A CAPACIDADE DOS HOSPITAIS PELO NUMERO DE TRANSPLANTES?? COMO SE FOSSE FACIL FAZER UM NEH??

    OLHEM ESSA NOTICIA PERNMABUCANOS:

    Saúde do Ceará se destaca na entrega do Prêmio Gestão Pública 2011

    Os destaques da rede de hospitais e unidades da Secretaria da Saúde do Estado na solenidade de entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública 2011 foram visíveis na manhã desta quarta-feira, 23. De 11 premiações entregues pela Secretaria de Planejamento do Estado, além da maioria ter sido conquistada pela rede Sesa, no total de cinco, as duas premiações máximas foram arrebatadas por dois hospitais estaduais, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. “A Secretaria da Saúde papa tudo”, disse o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, referindo-se a quantidade de premiações da Sesa. Além do elevado número de premiações, outro destaque da Sesa veio da plateia, formada na grande maioria de gestores e profissionais da saúde, que não esconderam a satisfação do reconhecimento do trabalho e compromisso com a assistência da saúde da população do Ceará. Apitaram, aplaudiram, estouraram balões. Além do HIAS e do HM, profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals, que ganhou faixa prata, e do Hospital São José e do Hemoce, vencedores da faixa bronze, também lotaram e comemoraram o Prêmio Ceará Gestão Pública 2011. .

    Animado com as premiações, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que “o Albert Sabin recebe â premiação máxima porque é o melhor hospital de pediatria do Norte e Nordeste. Já em relação a premiação do Hospital de Messejana, ele frisou o pioneirismo do hospital no atendimento domiciliar, a qualidade do programa de combate ao tabagismo e, com ênfase, falou da excelência em transplantes de coração, pulmão e válvulas cardíacas. “O Ceará foi o primeiro Estado das regiões Norte e Nordeste a realizar transplante de pulmão, iniciado este ano e, com sucesso, já são três transplantados”, lembrou o secretário. Aos gestores e profissionais do Hemoce, Arruda Bastos fez uma referência do ineditismo em participar do PCGP: “participam pela primeira vez este e já ganharam faixa bronze”. Desde 2009, quando o Prêmio foi instituído, hospitais e unidades da rede Sesa participam e acumulam premiações. A premiação é feita uma vez por ano. No primeiro ano a premiação foi para o Hospital Infantil Albert Sabin, com faixa ouro; o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José, com faixa prata; e o Hospital Geral César Cals recebeu certificação. No ano passado, o Albert Sabin e o HM ganharam ouro, o nível central da Sesa e o César Cals receberam bronze. O HGF e o Hospital de Saúde Mental de Messejana ficaram com certificações. A Sesa recebeu ainda da Seplag o troféu reconhecimento prata da Agenda Gestão. Para o Hospital César Cals, Arruda Bastos também fez uma referência do seu papel na saúde pública do Estado: “ano ano o Ceará reduz a Taxa de Mortalidade Infantil. Agora está em torno de 15,3 por mil nascidos vivos, enquanto em 1999 era de 28,7. Sem dúvida nenhuma, o César Cals tem ação direta nesse resultado positivo”. Lá, nascem 450 crianças em média, por mês. Em relação ao Hospital São José, Arruda Bastos enalteceu a excelência das equipes em tratamento de doenças infectcontagiosas, com reconhecimento até internacional. Avaliação Reconhecer as instituições públicas que assumem compromisso de mudança, com realização de autoavaliação continuada da gestão, é a finalidade do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará com a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública. As bancas examinadoras do PCGP avaliam as instituições com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP, associado com o modelo de excelência em gestão utilizado pelos setores público e privado, em mais de 120 países, submetendo os relatórios de avaliação a uma banca de juizes. Fonte- Sesa

    http://arrudabastos.blogspot.com/2011/11/saude-do-ceara-se-destaca-na-entrega-do.html

  20. TEM MAIS PERNAMBUCANOS, O METRO DE FORTALEZA SERA O MAIOR DO NORDESTE, TERA 4 LINHAS, A LINHA SUL, A LESTE, A OESTE, E A DA PARANGABA-MUCURIPE, A LINHA SUL ENTRARA EM OPERAÇAO ANO QUE VEM, A LESTE COMEÇAM AS OBRAS EM 2013 ESSA SERA TOTALMENTE SUBTERRANEA, A OESTE JA E FEITA COM VLTS, E A MUCURIPE-PARANGABA SERA FEITO ATE 2014 PARA A COPA DO MUNDO DE 2014,

    lLINHA SUL TERA  24,1KM
    LINHA LESTE TERA: 12

    LINHA OESTE TEM: 19,5

    LINHA PARANGABA-MUCURIPE TERA:12KM

    EU NAO PRECISO ESTAR MENTINDO NAO, VCS E QUE ESTAO SE PASSANDO POR OTARIOS, QUANDO FICAM DIZENDO QUE O PROJETO DOMETRO DE FORTALEZA  FOI  REFEITO, VCS ESTAO LOUCOS, AHH E MAIS O METRO DE FORTALEZA TERA MAIS ESTAÇOES DO QUE O DE RECIFE AO TODO VAO SER MAIS DE 30 ESTAÇOES, A LINHA SUL JA VAI TER 20 ESTAÇOES E A LINHA LESTE IRA TER MAIS 12, E SO VEREM O LINK ABAIXO…

    Obras do metrô de Fortaleza chegam a 95% de execução
    Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe). FORA MAIS DUAS QUE ESTAO SENDO FEITAS POR CAUSA DA COPA DE 2014, A PADRE CICERO E A JUSCELINO  kubitschek,

    http://www.investne.com.br/Noticias-Ceara/obras-do-metro-de-fortaleza-chegam-a-95-de-execucao

    A LINHA LESTE TERA 12 ESTAÇOES 

    A Linha Leste vai ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões

    http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/4710-governador-conhece-sistema-de-escavacao-para-nova-linha-do-metro-de-fortaleza

    AGORA ME RESPONDAM PERNAMBUCANOS, EU ESTOU MENTINDO AONDE??

  21. ISTO AINDA É POUCO QUEREMOS MAIS, MUITO MAIS, QUEREMOS EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA TODOS, SANEAMENTO BÁSICO, INVESTIMENTO EM ESPORTE E LAZER PARA TODA A POPULAÇÃO BAHIANA. AOS POUCOS VAMOS CONQUISTANDO, SEMPRE COBRANDO DAQUELES QUE DIRIGEM ESTE COLOSSAL ESTADO QUE CRESCE A TODO VAPORVIVA A BAHIA NÃO PERDE O RITIMO.BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*