Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.602 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. Construção de novos laboratórios de inovação começa em maio

    Deve começar no próximo mês a construção dos primeiros laboratórios de inovação, frutos da parceria firmada entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Fraunhofer. Nesta fase serão construídas oito unidades, nas áreas de polímeros, eletroquímica, energias alternativas, sistemas virtuais de produção e materiais, por exemplo.
    É um investimento amplo e diversificado. O objetivo não é criar novos institutos, mas unidades focadas para o segmento pré-competitivo”, destacou o gerente executivo de Inovação e Tecnologia da CNI, Jefferson Gomes.
    Serão 23 laboratórios especializados para atender os diversos setores, num investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Os recursos são provenientes de um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Espera-se criar no Brasil uma estrutura nos moldes do grupo alemão, referência mundial na área de laboratórios em rede voltados à inovação e tecnologia.
    As primeiras unidades deverão ser lançadas nos próximos dois anos. A expectativa é que todos estejam prontos até 2017. As áreas atendidas englobam, ainda, tecnologia da informação e comunicação, defesa, tecnologias construtivas e energia, sendo que esta focará tanto no operador nacional (alta tensão), quanto na área de energias alternativas e a partir da biomassa.
    “Hoje a indústria brasileira tem poucos laboratórios disponíveis para fazer os testes que precisa”, apontou Gomes. Segundo ele, somente no ano passado, o País importou cerca de US$ 13 bilhões em serviços dessa natureza. “Isso significa que não temos ambiente”, completa.
    Serão contempladas também as áreas de produção, com institutos de máquinas e ferramentas, automação da produção, micromanufatura, conformação e soldagem, eletroquímica, química aplicada, biotecnologia e logística. Entretanto, Gomes lembra que o trabalho a ser desenvolvido por estas unidades não competirá com o já realizado no País.
    “O objetivo é ser complementar ao que já existe. Sobrepor somente quando for necessário regionalmente. No Porto Digital [parque tecnológico de Pernambuco], por exemplo, ao invés de montar um instituto, vamos perguntar no que podemos complementar para o empreendimento crescer mais. É somar e não fazer tudo novamente”, concluiu.
    (Com informações do Gestão C&T online)

  2. A Petrobras deverá investir em média entre US$ 150 e US$ 200 milhões por ano no desenvolvimento de novas tecnologias para o pré-sal. O gerente executivo do Pré-sal da Petrobras, José Formigli, estima que a demanda de P&D voltada para a nova fronteira deverá consumir de 15% a 20% do orçamento para pesquisa da companhia, da ordem de US$ 1 bilhão anuais.
    Formigli destacou como mais crítico nos próximos cinco anos o desenvolvimento de linhas flexíveis mais competitivas na comparação dutos rígidos para interligação dos poços, o monitoramento de reservatórios com recursos de nanotecnologia ou completação inteligente e a miniaturização dos componentes da planta de processo na superfície. “O metro quadrado nas plataformas do pré-sal será mais caro do que em qualquer cidade do mundo”, comparou.
    Segundo o executivo, a Petrobras já decidiu que vai reinjetar todo o CO2 produzido seja qual for o preço a ser pago. “Sabemos que será muito mais caro se deixarmos para depois, dada a cobrança cada vez maior da sociedade em cima de toda a indústria do petróleo”, afirmou. Entre os motivos para a otimização está a necessidade de comportar grandes sistemas de reinjeção de CO2, que vai variar de 8% a 15% na produção do pré-sal.

  3. Camila, nem precisa usar binoculo para enxergar o desenvolvimento em Pernambuco… Te falando a verdade só mais minha visão que muito dados publicado…

    Pernambuco tem um diferencial “Eduardo Campos – O Socialista !

  4. CAMPUS PARTY RECIFE,  EXPECTATIVA DE RECEBER UM PÚBLICO ENTRE  50 E 60 MIL PESSOAS. 

     

    Com a expectativa de receber entre 50 e 60 mil pessoas, a Campus Party vai mesmo aportar no Recife entre os dias 26 e 30 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. O evento de tecnologia mais esperado dos últimos tempos teve seus detalhes divulgados na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva.

    http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/06/05/interna_tecnologia,377158/divulgados-detalhes-da-campus-party-recife.shtml

  5. * CAMPUS PARTY TERÁ EDIÇÃO FIXA NO RECIFE. *

    Paco Ragageles anunciou ontem durante lançamento da versão local do acampamento que cidade será segunda, depois de São Paulo, a fazer parte do calendário permanente no Brasil.

    Nada de itinerante. A edição recifense da Campus Party fará parte do calendário da cidade. Ontem, durante o lançamento oficial do acampamento de tecnologia, o criador da Campus Party, Paco Ragageles, e o diretor do evento, Mario Tezza, revelaram que o que era para ser um evento de amostra tornou-se parte do agenda anual dos campuseiros. “Nossa ideia original era trazer uma Campus Expo, que era como uma degustação. Mas repensamos tudo, já que a engenharia necessária para realizar o evento é muito complexa”, disse Tezza. “Assim, a princípio, o Brasil terá duas Campus Party todo ano: uma em São Paulo e outra no Recife”, disse Ragageles.

    Além da questão técnica, também contribuiu o fato de o público recifense ser muito presente no evento paulistano. “A maior caravana de campuseiros é sempre a do Recife”, disse Tezza enquanto checava os trending topics do Twitter, onde a hashtag #CPRecife já tinha chegado ao topo da lisga global. O público esperado para a edição local é de duas mil pessoas acampadas e três mil circulando. A festa acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho no Centro de Convenções e no Chevrolet Hall. O site do evento (http://recife.campus-party.org) já está no ar. As inscrições, no entanto, só devem ser abertas a partir da próxima semana. O valor ainda não foi definido.

    Após São Paulo, Recife será segunda cidade no Brasil com calendário permanente da Campus-party

    Entre as atrações, três já foram reveladas. O engenheiro Mike Comberiate, com atuação de mais de 40 anos na Nasa, falará sobre seu projeto Engineering Boot Camp e comandará uma oficina de robótica no acampamento. Outro que já confirmou presença foi o empreendedor Bel Pesce, que atualmente comanda uma companhia no vale do Silício. O artista Eduardo Kac, que lida com arte transgênica, foi o terceiro nome confirmado. “Temos pelo menos outros três grandes nomes internacionais que estamos negociando”, disse Tezza.

    Para atender o público ávido por baixar e compartilhar arquivos, a Campus Party disponibilizará um link de 5 Gbps. A última edição da Campus em São Paulo, que contou com sete mil pessoas, teve link de 10 Gbps. A estrutura de rede ainda está sendo construída pela Vivo, principal patrocinadora do evento. “Estamos conversando com a Vivo para que este backbone se torne um legado para a cidade. Estamos negociando para que a rede de fibra ótica passe por regiões que tenham grandes concentrações de empresas”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Marcelino Granja.

    “Já imaginou se essa rede passar por áreas como Olinda e o Bairro do Recife? Será a solução de conectividade para aquela cidade e para as empresas do Porto Digital”, comentou o presidente do Porto, Francisco Saboya. A organização, inclusive, recebeu uma missão repentina de Granja. Segundo o secretário, o Porto Digital será o “capitão” da Campus Party no Recife, sendo o representante do governo na feira.

    http://pedesenvolvimento.com/2012/06/06/campus-party-tera-edicao-fixa-no-recife/

    ARRETADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou ontem um ranking de miserabilidade das cidades brasileiras. O levantamento mostra que as cidades com menor proporção de miseráveis estão no Rio Grande do Sul e, as com um maior número de famílias carentes, no Maranhão e no Piauí. A partir de lovantamento dos municípios, produziu-se o ranking dos Estados:
    Os Estados com mais miseráveis:
    Maranhão 68,42% Alagoas 63,75% Piauí 63,30% Ceará 58,65% Bahia 57,89%
    Os Estados com menos miseráveis:
    São Paulo 14,25%
    Santa Catarina 15,36%
    Distrito Federal 17,06%
    Rio Grande do Sul 18,36%
    Rio de Janeiro 19,45%

    Pernambuco não aparece nem como rico nem como pobre kkkkkkkkkkk 

    tá no forno!

  7. Pernambuco consagra-se como um dos mais relevantes destinos para a realização de eventos internacionais no Brasil. Isso é o que aponta o recém divulgando ranking anual da ICCA (Internacionational Congress And Convention Association), entidade que gerencia o respeitado banco de dados sobre eventos internacionais no mundo.
     
    Das dez cidades brasileiras que mais receberam eventos padrão ICCA, Recife e Porto de Galinhas, juntas colocam o estado em terceiro lugar no País em eventos internacionais. Com um público de 15,5 mil turistas e acompanhantes e um gasto médio diário em torno de US$ 285, a realização desses encontros geraram 72,5 mil diárias nos equipamentos hoteleiros da região e um impacto na economia acima de US$ 20 milhões.
     
    Recife superou em número de eventos internacionais realizados com o padrão ICCA a marca atingida no ranking anterior em 30%. E agora, Porto de Galinhas passa a figurar entre os dez principais destinos para feira e congressos internacionais no Brasil, empatando no ranking com cidades já conceituadas a exemplo de Campinas”, diz o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau – entidade que tem no seu raio de atuação as cidades do Recife e Olinda, Interior do Estado, Litoral Norte e Sul e Fernando de Noronha –, Paulo Menezes. “Somando um total de 17 eventos internacionais realizados em 2011, o desempenho pernambucano no ranking é o melhor de todos os tempos”, complementa o executivo.
     
    A ascensão do Brasil e de Pernambuco no ranking da ICCA é um reflexo da atual situação econômica do País e de nosso Estado. No nosso caso específico, a satisfação é dupla, uma vez que Recife e Porto de Galinhas figuram entre os dez principais destinos em eventos internacionais e, juntos, colocam Pernambuco entre os três principais polos de eventos internacionais”, assegura Alberto Feitosa, secretário de Turismo de Pernambuco.
     
    Paulo Menezes destaca ainda a parceria com a Embratur e as Secretaria de Turismo do Recife e de Pernambuco na catação de eventos internacionais para o estado. “Esse resultado é fruto de parcerias com a Embratur e as Secretaria de Turismo do Recife e de Pernambuco, que nos possibilita a realização de um trabalho constante e profissional, que inclui captação de eventos internacionais e participações em eventos mundiais com objetivo de divulgar os destinos turísticos pernambucanos. Vale ressaltar que figurar em posição privilegiada nessa lista credencia o estado como referência para a realização de eventos no mundo”, disse Menezes.
     
    Para o secretário de Turismo do Recife, André Campos, a notícia reflete o bom momento vivenciado pela cidade. “Estamos em um momento positivo no turismo e economia da cidade, que se destaca como uma metrópole de serviços de destaque no Nordeste. Temos investido muito na capacitação profissional e no bem receber, além de projetos de sensibilização turística e promoção, o que certamente contribui para que os turistas venham, saiam satisfeitos e recomendem o destino ou retornem em suas viagens de lazer depois de visitar a cidade para um congresso”, declara Campos.

  8. Caladinho, caladinho, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, vai consolidando sua liderança na região nordestina e fazendo dos vizinhos esteiras para o seu projeto de chegar a presidência e fazer de Pernambuco o centro de tudo.
    Vem aí o te receito porto daquele estado para amarrar de vez a dominação. E quem traz a notícia é a revista Veja desta semana.  A Nova Paraíba é covarde e subserviente. Não temos um governador, temos um gerente distrital subordinado os interesses daquela metrópole.
    Afunda o porto para Pernambuco fazer o terceiro, acaba com o São João de Campina para Caruarú decolar, e por aí vai.
    Pernambuco, que já tem o Cais de São Pedro no Recife antigo e o moderníssimo Suape lá em Ipojuca, agora contará com o seu terceiro porto, desta em vez em Itamaracá. É ou não é a metrópole e nós o bairrozinho periférico?
    Agora eu entendo porque o nosso governador Ricardo Coutinho não quer nem ouvir falar em Porto de Águas Profundas ou modernização do Porto de Cabedelo. Segue o script do que o presidente do seu partido determina que é “nós somos a capital e vocês o interior”.
    Este novo porto vai exportar prioritariamente minério de ferro de olho na rodovia Norte-Sul, mas pela proximidade ainda maior com a nossa capital deve acabar engolindo o restinho do que resta do nosso porto.
    Não se espantem se em muito breve João Pessoa perder o restinho das sedes regionais dos grandes órgãos e empresas privadas. Do jeito que vai, todo mundo vai acabar concluindo que é melhor centralizar em Recife e deixar João Pessoa como entreposto.
    É a volta das Capitanias Hereditárias.

  9. Pernambuco: Uma mudança chamada industrialização

    Municípios pequenos do Estado começam a vivenciar as transformações provocadas pela chegada de fábricas de médio e grande porte. Transformação socioeconômica impõe mais responsabilidades ao poder público

    Adriana Guarda e Felipe Lima 

    Eles não fazem parte das engrenagens do capitalismo moderno. Quando lembrados é por serem minúsculos. Só são mencionados como exemplo de atraso. Municípios que colecionam baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Produtos Internos Brutos (PIB) menores que o faturamento anual de uma única indústria do Complexo de Suape e taxas de analfabetismo nas alturas. Um enredo que começa a mudar.

    Nos últimos dois anos, Glória do Goitá, na Zona da Mata, Carnaíba, no Sertão, Brejão, no Agreste, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém, na Mata Sul, receberam anúncios de plantas industriais e centenas de empregos.

    É o início de uma transformação socioeconômica que tem tudo para ser positiva, mas que, se mal gerenciada pelo poder público, fará com que os municípios passem a ser lembrados por desperdiçarem a maior oportunidade que tiveram de melhorar a vida dos seus cidadãos.

    Brejão e Glória do Goitá são exemplos díspares. O município da Mata Norte, que sempre viveu da agricultura, agora vai abrigar uma fábrica de peças para motores da WHB Fundição e uma indústria de macarrão instantâneo da Nissin/Ajinomoto. Na cidade só se fala disso. Nas oportunidades de trabalho que vão evitar a migração para outros municípios e a dependência do emprego na prefeitura.

    Wilma Santos de Menezes, de 22 anos, é uma dos 220 alunos que estão se qualificando na escola da WHB para trabalhar na fábrica. “Nunca imaginei que trabalharia numa indústria de peças para automóveis. Quem terminava o ensino médio aqui em Glória tinah que ir procurar emprego no Recife ou em outra cidade”, conta, dizendo que não vê a hora de vestir a farda da indústria, que está em fase de construção e começa a operar no próximo ano.

    A paranaense WHB está investindo R$ 300 milhões num primeiro momento para fabricar virabrequins (coração do motor automotivo). A empresa também vai construir um hotel no município para abrigar seus funcionários, fornecedores e executivos que precisam visitar a cidade.

    Um dos menores municípios do Estado, com cerca de 10 mil habitantes, Brejão aguarda com descrença a sua revolução industrial. A Notaro Alimentos vai gastar R$ 40 milhões para erguer uma fábrica de embutidos de frango que vai empregar 400 pessoas.

    O presidente da empresa, Marcos Notaro, afirma que a construção da planta só começa em 2013. Quando estiver rodando, terá capacidade para produzir duas toneladas de embutidos por hora. A prefeitura de Brejão conta que as negociações com a empresa duraram dois anos. A população da cidade, entretanto, comenta que a chegada da unidade é prometida há quase uma década.

    A Notaro vai ocupar 45 hectares (ha) de uma área total de 71 ha, adquirida pelo governo do Estado e que será doada a investidores industriais. Os 25 ha restante tem sido oferecidos a outras 14 empresas que analisam Brejão como possível destino de suas novas fábricas.

    A lista apresentada pelo prefeito Sandoval Cadengue (PSB) conta com a fabricante paranaense de papel higiênico Embalagens Bacarin; a produtora caruaruense de louças e vasos sanitários Luzarte Estrela (R$ 20 milhões e 300 empregos); e uma planta de armações para óculos da Clinope (R$ 3 milhões e 150 postos), dentre outras.

    O tamanho do entusiasmo em ano eleitoral é equivalente à lista de desafios. As deficiências são primárias em Brejão. A água que sai das torneiras de lá “não dá nem para lavar as mãos”, comenta o comerciante Adesildo Carvalho.

    O presidente da Câmara de Vereadores do município, Luciano Caetano (PMN), ex-aliado do prefeito, diz categoricamente que “ninguém está capacitado para trabalhar em uma fábrica na cidade”. “Não há moradias. Os jovens estão desistimulados. E 80% dos comerciantes são contra o prefeito”, ataca.

    Desconfianças à parte, a avicultura, atividade recente na cidade, promete ser a primeira atividade econômica de Brejão impulsionada pela chegada da Notaro. Há cinco anos, pessoas da cidade começaram a se tornar integrados – terceirizados que monitoram a engorda das aves – de granjas de

    Bom Conselho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho de aves gira em torno de 369,6 mil cabeças. O integrado Adriano Rabelo acredita que a fábrica de embutidos aumentará na concorrência e, consequentemente, elevará o preço pago pela taxa de engorda de frangos, que varia de R$ 0,30 a R$ 0,70 por cabeça.

    Galeria de imagens
    Obra da fábrica da WHB Fundição, em Glória do Goitá

    Durante a construção das fábricas e nos dois primeiros anos de funcionamento, os aspectos positivos da industrialização são mais latentes que os negativos. A geração de empregos faz com que o dinheiro circule em maior quantidade, reduzindo a dependência crônica das pensões dos aposentados e dos salários da prefeitura.

    Capacitação da mão de obra enfim acontece, nem que seja, ao menos, capitaneada unicamente pela empresa. E o dinamismo econômico gera mais receitas para o município, que vai recolher mais Imposto sobre Serviços (ISS) e obter mais repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com os cofres cheios, não há como lançar mão da desculpa de falta de recursos para não tocar obras estrturantes, como pavimentação de ruas e construção de escolas e unidades de saúde.

    lados negativos começam a aparecer quando a cidade passa a ser vista como “ilha de empregos”, especialmente se os municípios vizinhos são tão ou mais pobres. Urbanisticamente, há o risco da formação de favelas na zona rural, caso habitantes dessas cidades não consigam se estabelecer na área urbana.

    Além disso, o sem investimentos, os postos de saúde ficarão estrangulados, o aluguel de imóveis pipoca, faltarão vagas nas escola. No médio prazo, se um trabalho vigoroso de qualificação não tiver sido iniciado ainda no período de construção, aqueles que atuaram nas funções mais básicas da obra serão os primeiros a serem descartados na fase de operação do empreendimento.

    “O desafio maior é diversificar o setor industrial depois de captada a primeira fábrica. Atrair outras atividades. A dependência de uma cidade em uma única fábrica é ruim. O município vira refém. Basta uma crise no mercado em que a empresa atua para o município ser altamente prejudicado. Um terceiro turno de trabalho cancelado já significa queda nas vendas no comércio”, comenta o economista e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Luís Henrique Romani.

  10. Grande estreia em solo pernambucano…
    A primeira partida internacional oficial na Arena Pernambuco terá a presença da atual campeã mundial de futebol, a Espanha.
    Iniesta, Xavi, David Villa, Fernando Torres, Xabi Alonso, Casillas e companhia.
    A seleção espanhola foi confirmada como cabeça de chave do grupo B e fará a sua estreia na Copa das Confederações em 16 de junho de 2013, um domingo, às 19h.
    A notícia foi revelada pelo governador do estado, Eduardo Campos, que acompanhou o evento da Fifa, no Rio de Janeiro, e acabou recebendo a notícia da cúpula da entidade, segundo o secretário de imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa (veja aqui).
    A partida envolvendo os espanhóis será contra o time B2 da tabela básica, que poderá ser ninguém menos que o Uruguai, atual campeão da Copa América.
    Diego Forlán, Suárez, Cavani, Loco Abreu, Lugano.
    Espanha x Uruguai? Pois é. Jogaço em castellano.
    Os 46.214 lugares do futuro estádio serão bastante disputados. Que a arena fique pronta até lá. A torcida, mais do que nunca, será enorme.
    Ingressos, só a partir de novembro. O sorteio dos jogos será em 1º de dezembro.

  11. O Colega lá em cima torce para o EAS perder seus contratos, como perdeu a maioria, mas o fato que o Brasil “no todo” não tem tecnologia naval, assim a perda destes contrato não significa que o Estaleiro Atlântico Sul vai se fragilizar, pois mesmo com os contratos existentes, ainda tem 6 navios de grande porte que levarão mais 3 anos para serem construídos,. e quanto a parceiro tecnológico o Governo Federal “isso, Federal” tem preocupação para tal, e já está mobilizando a cúpula no intuito de fechar a parceira com a MITSI provavelmente… Fica tranquilo que crise e esses atropelos é digno de um pais ainda “emergente”!

    Esses contratos serão recuperados, pois temos um governador que é o diferencial!

  12. VOLKSWAGEN VAI IMPORTAR PELO PORTO DE SUAPE.

    Pernambuco está se transformando mesmo em um importante polo automobilístico. A grande novidade da vez fica por conta da montadora alemã Volkswagen. Após perder a chance de contar com uma fábrica da empresa no Estado, uma vez que Volks decidiu expandir uma já existente em Taubaté, no interior paulista, o Estado passará a ser porta de entrada de veículos importa­dos.

    Isso acontecerá através do Porto de Suape, onde existe um pátio voltado para essa atividade. No local, a General Motors (GM) já realiza serviço semelhante, no mes­mo pátio público. A movimen­tação da Volkswagen de­ve começar ainda este ano.

    “Essa é uma área disponível para interessados. Nesse pá­tio, dentro do Porto, é feito o desembaraço e a nacionalização do automóvel. A partir daí, eles são destinados às concessionárias”, explicou o diretor de Benefícios Fiscais e Relação com os Municípios da Secretaria da Fazenda pernambucana (Sefaz-PE), Cos­me Maranhão. Para realizar tais operações, o Governo credenciou a empresa alemã no Pro­grama de Desenvolvimento do Setor Automotivo (Prodeauto). Sendo assim, a montadora contará com desoneração de 95% de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Es­ses benefícios já foram concedidos para empresas co­mo a Fiat, que constrói uma fábrica em Goiana, e a Shacman, que irá se instalar em Caruaru.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Geraldo Júlio, explicou que o credenciamento no Prodeauto ainda é um processo muito inicial do acerto entre as partes. “Ainda estamos em negociação. A quantidade  ain­da está sendo debatida. Além da importação, também funcionará como centro de distribuição”, contou. O projeto deve ser fechado em agosto ou setembro deste ano, para, em seguida, as importações e distribuições terem início.

    Levando em consideração o acordo bilateral mantido entre os países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o México, é possível ter uma ideia dos modelos que podem aportar em Suape. Devido a isenção da taxa de importação de 35%, o Bora e o Jetta, veículos fabricados em território mexicano, são os preferidos para serem importados. Além disso, a Argen­tina produz a Amarok e apa­rece co­mo possibilidade. Menos provável, mas ainda assim possível, existe o Touareg, produzido nos Estados Unidos (EUA). A menor probabilidade do último carro se dá pelo fato de os EUA não terem nenhum acordo automobilístico com o Brasil. A Volkswagen não retornou à solicitação da reportagem.

    http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=28310

  13. ARRETADO!

    * SUAPE AVANÇA PARA SER O SEGUNDO MAIOR PORTO DO BRASIL.*

    O crescimento vigoroso vivido pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape nos últimos anos o distanciou de outros portos do Nordeste em volume de cargas. Em 2009, por exemplo, o terminal pernambucano movimentou 242 mil TEUs (contêiner de 20 pés) – praticamente o mesmo que Salvador (BA). Em dois anos o movimento saltou para 430 mil TEUs e a projeção da administração é que até 2020 chegue a 1 milhão O incremento em diferentes tipos de carga aproxima o complexo instalado no município de Cabo de Santo Agostinho (PE) da movimentação do Porto do Rio de Janeiro. A busca pelo posto de segundo maior porto do Brasil não é prioridade, embora já esteja à vista. Frederico Amâncio, vice-presidente de Suape, destaca que a consolidação como maior porto e principal porta de entrada de produtos e insumos para as regiões Norte e Nordeste é a questão de primeira ordem. “Suape tem uma grande estrutura para acompanhar a indústria dessas regiões e capacidade de expansão para todo o Brasil”, diz.de TEUs.
    O incremento em diferentes tipos de carga aproxima o complexo instalado no município de Cabo de Santo Agostinho (PE) da movimentação do Porto do Rio de Janeiro. A busca pelo posto de segundo maior porto do Brasil não é prioridade, embora já esteja à vista. Frederico Amâncio, vice-presidente de Suape, destaca que a consolidação como maior porto e principal porta de entrada de produtos e insumos para as regiões Norte e Nordeste é a questão de primeira ordem. “Suape tem uma grande estrutura para acompanhar a indústria dessas regiões e capacidade de expansão para todo o Brasil”, diz.

    De acordo com a Antaq, 60% da navegação de cabotagem está concentrada em três complexos: Santos (23%), Manaus (19%) e Suape (18%). “A gente tem se beneficiado muito com as operações na Zona Franca. Manaus tem uma movimentação grande de contêiner, mas tem limitação a navios de grande porte”, afirma. Hoje a navegação interior partindo de Suape é a principal rota dos insumos para a indústria da capital amazonense.

    Suape é um porto importador. Cerca de 70% da movimentação de cargas são operações de entrada. Do terminal pernambucano a carga é transbordada por meio de cabotagem ou segue por estradas. Entre 2010 e 2011, a navegação porto a porto, partindo de Suape, cresceu 30%. O porto se beneficia da posição geográfica, de uma grande retroárea e da possibilidade de atracar navios de grande porte, que não podem entregar a carga nos terminais de destino.

    O crescimento das operações desse tipo tem sido constante, projetando uma duplicação no volume movimentado nos próximos oito anos. Mas são os grandes projetos nas áreas de petroquímica, mineração e integração logística que vão alçar os atuais 11 milhões de toneladas movimentadas atualmente a um patamar três vezes maior até 2014. O boom de Suape acontece simultaneamente no cais, nos investimentos dentro do complexo e em seu entorno.
    No porto, um novo terminal de contêineres será construído, composto por dois berços de atracação com 770 metros e canal de acesso com 390 metros de largura e profundidade de 16,5 metros, com profundidade operacional nos berços de 15,5 metros. O novo Tecon poderá movimentar até 750 mil TEUs por ano. Ainda em fase de projeto, o terminal despertou interesse de todas as operadoras brasileiras e de empresas internacionais que ainda não operam no país.

    A construção de um terminal de minério, previsto inicialmente para movimentar 2 milhões de toneladas anuais de coque, será apresentada à Antaq. A obra vai dimensionar o complexo de Suape para receber os minérios transportados pela Transnordestina, com destaque à gipsita, clinquer e escória. A administração espera licitar a obra até o fim do ano e movimentar até 14 milhões de toneladas por ano.

    Os grãos e os insumos do setor agrícola do Centro-Oeste e Nordeste, integrados pela Transnordestina, vão desembarcar em um terminal preparado para receber um volume estimado em 8 milhões de toneladas por ano. Hoje o maior moinho de trigo do Nordeste está em Suape. A área para um terminal de açúcar já foi arrendada e será explorada por uma parceria da trade inglesa ED & F Man e a Agrovia, com expectativa de movimentar, até 2015, 540 mil toneladas anualmente.
    A refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, e a Petroquímica Suape, vão somar ao movimento do porto 14 milhões e 2 milhões de toneladas por ano, respectivamente. São esses os empreendimentos com maiores investimentos no complexo: a refinaria, US$ 13,3 bilhões, e a petroquímica, US$ 2,75.

    Segundo Amâncio, “Suape é um complexo industrial portuário. Isso faz com que cresça como plataforma logística associada à atividade industrial a seu entorno.” A operação segue o modelo de grandes complexos portuários como o de Roterdã, na Holanda. “Estamos fortalecendo Suape como um Hub Port e queremos nos consolidar como o segundo porto do Brasil e o grande porto do Norte e Nordeste”, diz Amâncio.

    Fonte: Valor Econômico.
    http://pedesenvolvimento.com/2012/05/30/suape-avanca-para-ser-o-segundo-maior-porto-do-pais/
     

  14. MAIS UMA PARA A BAIANADA DESINFORMADA.

    ENCONTRA-SE EM CONSTRUÇÃO MAIS 03 (TRÊS) ESTALEIROS  EM PERNAMBUCO:

    -PROMAR (com encomenda de 7 navios gaseiros)

    – CMO.

    – NAVALMARE.

    “VISSE”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. MAIS UM SHOW INTERNACIONAL NO RECIFE.

    EVANESCENCE CONFIRMADA EM PE! 

    A especulação já existia e eis que já temos a confirmação. A banda Evanescence está mais que confirmada para se apresentar em Pernambuco. O grupo norte-americano tem show agendado para o dia 13 de outubro, ainda sem local definido. Tudo indica que seja na área externa do Centro de Convenções, segundo afirma o produtor Flávio Perruci, da Raio Lazer, empresa responsável pelas vindas de artistas internacionais como Iron Maiden e Amy Winehouse. Agora é só começar a contagem regressiva!
    http://www.joaoalberto.com/2012/05/29/evanescence-confirmada-em-pernambuco/

    “VISSE”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  16. BAHIA PRODUZ FIO DE ALTA RESISTÊNCIA PARA EXPLORAÇÃO DA CAMADA DE PRÉ-SAL
    A Bahia já tem tecnologia para produzir um fio sete vezes mais leve que o aço e que serve para fazer coletes à prova de bala e cabos usados nas plataformas de exploração da camada de pré-sal. A novidade, que leva o nome de fibra de UTEC (polietileno de ultra-alto peso molecular) foi apresentada nesta quinta-feira (24), na sede da Braskem, em Camaçari, e foi desenvolvida a partir de pesquisas financiadas pelo Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).A primeira etapa o projeto, que começou em 2004, recebeu um financiamento de R$ 600 mil e a segunda fase, iniciada em 2010, teve um investimento do Governo do Estado de 6,2 milhões para a compra de equipamentos. De acordo com Emanuel Lacerda, coordenador de relações institucionais da Braskem, o apoio do governo estadual foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, que contou também com o apoio do Finep, financiadora de estudos e projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia.Atualmente, a Braskem está desenhando o projeto da planta para a produção industrial da fibra de UTEC, uma alternativa aos cabos de ancoragem das plataformas de petróleo existentes hoje, confeccionados em aço ou poliéster. O novo produto possui rigidez e alta resistência, características ideais para explorações em altas profundidades (entre 2 mil e 3 mil metros). O investimento total do projeto é de US$ 10 milhões e a expectativa é que a produção em escala industrial comece em 2013 para suprir a demanda, estimada entre 1 e 1,5 mil toneladas/ano.De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, essa pesquisa mostra a importância que o governo estadual dá à inovação de novos produtos que tenham aplicação prática. Ele lembrou que o Parque Tecnológico da Bahia vai servir também para a produção de conhecimento e pesquisa aplicada.

    http://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/49024,estudo-mostra-que-soteropolitano-tem-medo-moderado-em-relacao-ao-desemprego.html

  17. Paulo Henrique,Salvador terá praticamente a mesma quantidade de jogos que Fortaleza vai ter na Copa. Fortaleza ganhou todos esses jogos por causa do seu estádio que é grande e a FIFA visando lucro colocou um monte de jogos lá. Não me venha dizer que é por organização ,fama ou infraestrutura que não vai colar. Fortaleza tanto é destaque que quem ficou com o sorteio das chaves da Copa das Confederações foi a Costa do Sauípe na Bahia.

    Essa é para os pernambucanos:na próxima tenha mais competência ou deixe pra quem sabe realmente fazer

    Transpetro cancela contrato com Estaleiro pernambucano e poderá transferir alguns navios petroleiros para ser construídos na Bahia
    Sem tecnologia e sem parceiro internacional, com a saída dos coreanos, o Estaleiro Atlântico Sul conseguiu entregar ontem, após problemas e atraso de um ano, o primeiro petroleiro encomendado pela Transpetro, o João Cândido, fabricado em Suape.
    A encomenda total de 46 petroleiros que a Transpetro fez, através da Sete Brasil, a estaleiros brasileiros, está enfrentando problemas na empresa pernambucana que perdeu alguns parceiros internacionais e hoje conta apenas com as brasileiras Queiroz Galvão e Camargo Corrêa na sociedade.
    Por causa dos atrasos, a Transpetro manterá uma vigilância diária em todos os estaleiros a fim de acompanhar, de perto, situação da construção dos petroleiros e o cumprimento dos prazos acordados, através da Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP).
    A parceria do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, formado pelas empresas Odebrecht/OAS/UTC com o grupo japonês Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI) agradou à Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de transportes, que analisa transferir para o EEP parte da encomenda de 16 navios petroleiros tipo suezmax (com calado para navegar no Canal de Suez), no valor de R$ 5,3 bilhões, firmado com o EAS, que ainda pagará uma multa pelo atraso.
    O petroleiro João Cândido, que foi ao mar na sexta feira e viaja para o Rio de Janeiro, já havia sido “entregue” em festa com as presenças de Lula e Dilma Rousseff, porém não flutuou com defeitos na estrutura, e, por precaução, desta vez só a presidente da Petrobras, Graça Foster, foi até o estaleiro de Suape, assistir a saída do navio.

    http://www.bahianegocios.com.br/energiacombustivel/transpetro-cancela-contrato-com-estaleiro-pernambucano-e-podera-transferir-alguns-navios-petroleiros-para-ser-construidos-na-bahia/

  18. aécio se o Recife é melhor por que foi uma das sedes menos valorizadas do Brasil? tanto se falou que Salvador e Recife seriam as grandes cidades da copa no Nordeste que acabou com Fortaleza desbancando as duas cidades juntas: vai receber a copa do mundo, copa das confederações, um outro grande evento da fifa, vai receber a seleção brasileira no mínimo uma vez, provavelmente duas vezes, e foi elogiada várias vezes por sua boa organização. Salvador e Recife conseguiram o quê? As duas cidades que tanto quiseram mostrar superioridade acabaram ficam para escanteio! bem feito.

  19. Além disto o plano diretor de requalificação e modernização do município tornará a cidade do Recife umas das mais modernas do mundo, pois o complexo viário terá além da expansão do metrô, como também a inclusão da transporte fluvial como estações integrada ao sistema viário, corredores rodoviários, viadutos e o mais importante conjunto de edifícios residenciais e comercial, aonde sendo construídos prédios em alta escala nas localidades do afluentes da bacia do pina, cais José Estelita

    http://www.youtube.com/watch?v=j8GUo3prPho
    http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=x71lOBrFPP4
    http://www.youtube.com/watch?v=CMlYchcOfJo&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=CLi-dqVtkHk&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=CLi-dqVtkHk&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=-6F7eVLACyk&feature=related

    Isso aqui ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*