Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.601 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. Entrei aqui só pra ser o responsável pelo comentário 5.600!

    E a cachorra de peruca do Domingos é uma piada!

  2. Adianta ter região metropolitana maior? se esta população é devota de clubes de SP e RJ….

    o HUB…… nao foi ate agora kkkkkk

    Por tanto…… o pesadelo dos Cearenses continua…..kkkkk

  3. Estimativa IBGE 2015. População da RMF ultrapassou População da RMR e RMS….só falta o HUB da TAM vir para FORTALEZA.

    A Região Metropolitana de Fortaleza agora é a maior do Nordeste. E que morram de completo os pernambucanos. he he he

  4. RECIFE RECUPERA SUA POSIÇÃO DE PRINCIPAL VETOR ECONÔMICO DO NORDESTE COMO FOI NO PASSADO.

    VEJAM A LISTA DE 1939:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_%C3%A1reas_metropolitanas_do_Brasil_por_PIB_(1939)

    E DE 2012:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_regi%C3%B5es_metropolitanas_do_Brasil_por_PIB

    SÓ FALTA PERNAMBUCO RETOMAR SEU PROTAGONISMO REGIONAL:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_unidades_federativas_do_Brasil_por_PIB_(1939)

  5. The Brazilian team not played in the city of reef because the federation of Pernambuco has not agreed to make a stadium with over 60,000 seats because one already exists with this ability. And I would be unfeasible, that is how the information came to my england.

  6. A tào falada Capital do nordeste, não recebeu nenhum jogo da Seleçào Brasileira. Por que será. Chupa esta seus megalomaníacos. Se quizeram ver a seleção vieram pro Ceara.

  7. Exijo respeito a minha querida Bahia, estado que me recebeu de braços abertos. Recolham se na sua insignificância para o Brasil é para o mundo…

  8. Os times pernambucano é e sempre será freguês do Bahia.
    O menos pior times de Pernambuco(Xicote) nem um titulo de respeito tem, vive na aba do Flamengo e contam até título da serie B.
    Isso é uma VERGONHA!

  9. Vasculhando encontrei esse post e..PASMEM, 5.586 Comentários kkkkkkkkkk

    Estado no Nordeste é Pernambuco…
    Apesar de não sermos lá grandes merdas no cenário futebolístico nacional, no Nordeste quem manda são os times Pernambucanos, o que é o BaiaNÃO perto do Campeonato Pernambucano?

    Futebol no Nordeste é o Pernambucano e ponto…

  10. Recife é uma cidade com um nível cultural grandioso tanto que o número de casas culturais abertas pela prefeitura já ultrapassa o número de escolas públicas e particulares juntas. Se a criança pobre não tem escola, provavelmente não vai visitar casas de cultuira.

  11. O trânsito está uma desgraça na região. Uma pessoa já morreu no shopping porque não conseguiu ser levada a um hospital a tempo. Mas a lógica do prefeito é: se já fizemos uma grande besteira (eufemismo), por que reclamar agora? Se já abrimos a perna uma vez, por que fechar agora? Se a prefeitura não teve moral nenhuma diante da iniciativa privada durante quatro anos, por que vai fingir que tem agora?

  12. Ivan:Pense numas verdades que você falou sobre o Metrô De Superfície De Recife. mas o Recifense bota a culpa na”Dilma Nojenta”.é a mesma sociedade que aplaude um”RioMar”que é RIDICULO! Tão Ridiculo que tiveram que colocar linhas”Do Povão”pra ver se dá mais gente! caso das linhas 021-T.I.Joana Bezerra/RioMar e 024-T.I.Tancredo Neves(Circular Boa Viagem). as linhas”de integração”(geralmente conhecidas como do Povão de Baixo Nível). e endeusa um João Carlos Páes Mendonça chamando de Maior empregador de Pernambuco!

  13. Nuuuuunca no Brasil? É fedor de bosta mesmo. Não é à toa que o apelido da Agamenon é Cagamenon heheheheh. E depois que chove não só a rua, mas os esgotos de dentro das casas e dos prédios fede também.

  14. Tive oportunidade de percorrer a Avenida Agamenon Magalhães – uma Prudente de Morais, ou melhor, uma Salgado Filho, digamos assim – depois de chover. Antes de chegar nela, o fedor de esgoto (esgoto meeesmo) já subia, mas eu achava que se restringiria à ponte que passávamos.
    Quê?!? Toda a extensão da Agamenon lembrava um banheiro sujo. É que passa um canal entre as duas vias com todo tipo de “milacria”.

  15. O comércio nos trens é um costume muito difundido., mesmo sendo proibido. São comuns frases decoradas como:

    * “Bom dia, eu podia estar matando, eu podia estar matando ou me prostituindo mas estou aqui pedindo…”
    * “Pessoal, é o seguinte, pessoal, eu ‘tô’ vendendo esse produto, pessoal, pra garantir, pessoal, meu sustento, pessoal…”
    * “Pipoca é vinte, pipocão é cinquenta! É o passatempo da viagem…”
    * “Água mineral, mineral, mineral, direto da fonte, é um real ou troco na sua integração A, mineral, mineral…”
    * “Veneno pra matar rato… Mata, seca e não fede…”
    * “Desculpem-me atrapalhar sua viagem, mas eu e meus filhos não almoçamos nada hoje (são 5:30 da manhã), e…”

  16. Coqueiral – O ponto onde a linha se divide. É aqui que nós gentalha se fode, percebendo que pegou o metrô errado e está indo para Camaragibe ao invés de Jaboatão, e vice-versa

  17. Tem uma das melhores vistas da cidade, sendo totalmente cercado por favelas. Também entrou para o [[livro dos recordes] como a mais demorada expansão de metrô da história da humanidade

  18. O Metrô do Recife é totalmente de superfície: isso quer dizer que ele pega um bronzeado é quente pra caralho. Seu ar condicionado só funciona no final da noite ou no começo do dia, tendo também que estarmos no inverno e com chuvas intensas. Há teorias que nos trens sem ar condicionado, que são a maioria, há na verdade um ar condicionado virado ao contrário, jogando o ar frio para fora.

  19. A segurança nas redondezas das estações é garantida com o pagamento de pedágio aos assaltantes. Para aqueles que estão apenas com o dinheiro da passagem, há também a opção de pagar com celular ou similares.

  20. Cavaleiro – A estação do aperto. O metrô já está lotado ao máximo, mas os cavaleirenses insitem que dois corpos podem ocupar o mesmo lugar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*