Abaixo, a visão dos clubes pernambucanos sobre a classificação do Campeonato Brasileiro, na edição do jornal Aqui-PE. Até 2011, Série A…
Dia: 29 de novembro de 2009
Imortal em casa
No duelo dos Grêmios no estádio Olímpico, o time de Porto Alegre venceu o de Barueri por 4 x 2, neste domingo.
O time gaúcho alcançou uma marca impressionate na história do Campeonato Brasileiro.
Desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, em 2003, nenhum time havia conseguido terminar uma temporada invicto como mandante.
Até este domingo!
A vitória sobre o Barueri foi a 14ª do Grêmio em seu estádio. Nos outros cinco jogos, cinco empates (veja AQUI).
19 jogos sem perder no Olímpico nesta Série A. Imortal em casa. Pelo menos em casa…
A invencibilidade do Grêmio se estende no Estadual e na Libertadores. Ao todo, são 39 jogos, com 29 vitórias e 10 empates (veja a lista de jogos AQUI). O Tricolor Gaúcho marcou 87 e gols e sofreu apenas 24. A última derrota foi em 13 de setembro de 2008, pela Série A, quando caiu diante do Goiás, por 2 x 1.
Para dar uma olhadinha no Olímpico num giro de 360 graus, clique AQUI.
1987, o ano fantasma
Mais uma derrota do Sport na Ilha do Retiro nesta Série A.
O 9º revés em 19 partidas. O clube se despediu de forma melancólica do seu estádio no Brasileirão. Diante do Internacional, o Leão tomou a virada por 2 x 1. O Colorado segue na briga pelo título de 2009.
E é justamente esse “título” que assusta o Sport.
Muito mais dos que as 9 derrotas em casa em uma temporada na elite.
Tudo porque o Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão, faltando apenas uma rodada. Um jejum de 17 anos muito próximo do fim.
Com 64 pontos, o Fla precisa de uma simples vitória contra o Grêmio, no Maracanã, no próximo domingo, para comemorar o seu 5º título.
Ou o 6º, para os cariocas… Pode perguntar ao Andrade, que “confirmou” isso em plena Ilha do Retiro, ainda 2008, quando era assistente-técnico (foto de Jaqueline Maia/DP).
Mas a velha discussão sobre 1987 voltará forte. Uma discussão que já dura 22 anos.
Módulos Amarelo e Verde, STJD, Copa União, Justiça, taça das bolinhas etc.
O presidente leonino, Silvio Guimarães, já deixou claro a postura do clube a partir de agora, já temendo uma onda massiva de “hexacampeonato”.
“Quem falar que o Sport não foi o campeão de 1987 será processado (se referindo à imprensa). O nosso departamento jurídico já está sabendo disso. Por sinal, nós fazemos isso há 22 anos. A Rede Globo pode dizer que o Flamengo será hexa ou até hepta, se quiser, mas será processada se fizer isso”
A polêmica está só começando. Novamente 😯
O Incaível caiu
O Náutico lutou muito neste Brasileirão.
Foram duas temporadas batalhando (palavra-chave no clube) até o fim para se manter na Série A. Conseguiu em 2007 e 2008. Mesmo com o menor orçamento, o time conseguia o impossível. Aliás… Quase impossível. 😯
Mas o raio não caiu pela 3ª vez seguida em Rosa e Silva.
O Alvirrubro pegou o mesmo caminho do rival Sport e irá disputar a Segunda Divisão no próximo ano. Terças e sextas.
Neste domingo foi a última chance. Mas não deu nem tempo para torcer direito…
O time alvirrubro foi atropelado pelo Santo André. Até então dono do pior ataque do campeonato, o time do ABC Paulista ganhou por 5 x 3. Inapelável.
E o mito do Incaível chegou ao afim.
No entanto, um Náutico estruturado retornará para a Série B. Já é um começo…
Confira o especial do diariodepernambuco.com.br sobre a queda timbu, assinado pelo repórter Lucas Fitipaldi, AQUI.
Capacete
A final da 36ª Taça Brasil de Futsal foi emocionante do começo ao fim.
Garanhuns parou para ver o Tigre na TV.
Tigre diante do Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul. O time gaúcho, base da Seleção, é o atual campeão da Liga Nacional… Somente!
Mas eles não contavam com a força do jogador Capacete, do Tigre. Ele marcou os 3 gols no empate por 3 x 3. Acabou como artilheiro da Taça Brasil, com 6 gols.
A competição, que é disputada desde 1968, foi decidida nos pênaltis pela primeira vez neste domingo, em Cascavel, no Paraná.
O time amarelo e preto, do interior pernambucano, acabou derrotado nos pênaltis, numa incrível série de chutes que acabou 7 x 6.
Mas o Carlos Barbosa “suou frio”… E só isso já valeu a pena.
Agora eles conhecem um tal de “Capacete”.
Cobriu o Brinco de Ouro
Durante a comemoração do acesso à elite, no sábado, a torcida do Guarani apresentou o maior bandeirão entre clubes do interior do Brasil e o 7º maior entre todos os times do país (a foto acima foi divulgada no Orkut). A bandeira foi auge da festa do Bugre, que venceu o Juventude por 2 x 1, no Brinco de Ouro, em Campinas, na última rodada da Série B. O resultado rebaixou o time gaúcho pela 1ª vez à Série C e garantiu o vice da Segunda Divisão ao Bugre.
Ao contrário das 6 maiores bandeiras, esta não foi financiada por um torcida organizada, mas sim pela diretoria e torcedores comuns. A ação foi planejada em setembro e custou R$ 20 mil (leia mais AQUI).
Maiores bandeirões do Brasil
1º) 210m x 40m (8.400m²) – Atlético-MG (Galoucura)
2º) 205m x 40m (8.200m²) – Cruzeiro (Máfia Azul)
3º) 162m x 50m (8.100m²) – São Paulo (Independente)
4º) 175m x 45m (7.875m²) – Santa Cruz (Inferno Coral)
5º) 210m x 36,5m (7.665m²) – Ceará (Cearamor)
6º) 160m x 45m (7.200m²) – Corinthians (Gaviões da Fiel)
7º) 140m x 40m (5.600m²) – Guarani
Abaixo, o vídeo do bandeirão do Bugre.
Em tempo: o maior bandeirão do país também foi “costurado” neste ano (abaixo). Fruto da rivalidade de Belo Horizonte. A torcida do Atlético fez uma bandeira com apenas 5 metros a mais de comprimento (200m²).
Enquete: Bate-chapa nos Aflitos
O tema da enquete desta semana será a eleição presidencial do Náutico para o biênio 2010/2011, marcada para o próximo dia 10 de dezembro. Após 30 anos, o clube de Rosa e Silva vai acompanhar uma disputa na urnas. Duas chapas estão inscritas:
União Pela Modernidade
A situação, com Toninho Monteiro.
Reestruturação e Êxito
A oposição, com Francisco Dacal.
Uma disputa nas urnas é algo raro no Náutico. O último bate-chapa no Alvirrubro foi em 1979, quando João de Deus venceu José Antônio de Oliveira Ventura por apenas 55 votos de diferença para o biênio 79/80.
Quem é o presidente ideal para o Náutico no biênio 2010/2011? Participe! 😎
Última enquete: Entre evitar o rebaixamento para a Série B e conquistar o título da Copa Sul-Americana, qual opção você escolheria?
- Permanência na Série A e vice na Copa Sul-Americana (68%, 34 votos)
- Campeão da Copa Sul-Americana e rebaixado para a Série B (32%, 16 votos)
Total de votos: 50