Capítulo 96

Torcidas de Santa Cruz, Sport e Náutico

O capítulo 96 do Campeonato Pernambucano vai começar nesta quarta-feira. Com o rebaixamento de Sport e Náutico à Série B e a derrocada do Santa Cruz na famigerada Série D no ano passado, o Estadual de 2010 terá o seu ponto de partida com um entusiasmo menor em relação ao passado (até recente). Trata-se de uma história que se aproxima do seu centenário, repleta de altos e baixos, mas que foi escrita de forma ininterrupta. Algo raríssimo no futebol brasileiro.

Pernambuco conseguiu passar sem arranhões na fase de implantação das primeiras ligas… Depois, na transição do amadorismo para o profissionalismo, em 1937. Nunca um ano acabou com 2 campeões. O único lado negativo nesta história é a ausência de um campeão do interior em quase 100 anos. Quem sabe não sai em 2010…? 😎

Abaixo, alguns arranhões na lista de campeões dos outros estados tradicionais.

Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais viveram anos turbulentos nas décadas de 20 e 30, com federações paralelas. Inicialmente, eram ligas que disputavam o poder para ser a versão “oficial”. Na década de 30 chegou o profissionalismo. Resultado? Ligas amadoras e profissionais. No fim, todos os campeões foram oficilizados.

No Rio Grande do Sul, as edições de 1923 e 1924 não foram disputadas por causa da Revolução Libertadora ocorrida no estado (saiba mais AQUI).

No Paraná, Colorado e Cascavel decidiram o Estadual de 1980. Na decisão, o Colorado, que jogava em casa, precisava vencer por 5 gols de diferença. Abriu logo 2 x 0, enquanto o rival teve 2 jogadores expulsos. No intervalo, o médico do Cascavel vetou 2 atletas, “lesionados”. No início do 2º tempo, o goleiro Zico simulou uma contusão e acabou a partida, pelo número de atletas. Tapetão, julgamento… E dois campeões, após um ato do presidente da federação, Luiz da Motta (veja mais AQUI).

Aqui no Nordeste, a Bahia realizou 2 campeonatos em 1938. O primeiro entre maio e agosto, com 7 times. O Botafogo de Salvador foi o campeão. Em outubro começou um outro torneio, com 5 equipes que haviam participado do primeiro. Em 5 de fevereiro do ano seguinte, o Bahia venceu o Galícia por 5 x 2 e ficou com a taça.

Confira o Gui do Pernambucano-2010 publicado pelo Diario AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*