Após o título continental do Internacional, correu a notícia de que o Brasileirão teria apenas três vagas na Libertadores do ano que vem.
A justificativa seria o fato de que agora o campeão da Copa Sul-americana garante uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
Essa notícia causou repulsa.
Seria um ato incrivelmente sem noção da Conmebol. Mais um na história.
Desde 1962, o campeão da Libertadores sempre gerou uma vaga extra ao país.
No caso, o Brasil, que atualmente tem direito a cinco vagas, ficaria com seis em 2011.
Nesta sexta-feira, a Conmebol parece ter “voltado atrás” e ratificou a vaga extra ao campeão da Libertadores.
Teremos seis vagas na próxima edição do maior campeonato das Américas.
Com duas vagas extras – em caso de título na Libertadores e na Sul-americana -, a lógica seria que o Brasil pudesse ter até sete vagas na Libertadores. Porém, não será mesmo assim.
Caso algum time brasileiro conquiste a vigente Copa Sul-americana, o 4º lugar da Série A será penalizado, perdendo a sua classificação. Assim, o G4 viraria G3…
Nesse cenário, o 3º lugar também sofreria, pois a sua vaga na fase de grupos acabaria, dando um passo para trás, iniciando a competição na Pré-Libertadores.
E pensar que a Venezuela tem três vagas na Libertadores… É demais.
Parabéns, Conmebol.
legal o post
boa Pernanbuco
Por que o Norte-Nordeste do Brasil não possui uma vaga na Libertadores?
Assim todo o continente estaria geograficamente representado.
A venezuela até pode ter 3 vagas, o que não pode é o MÉXICO ter alguma.
Concordo em gênero, número e grau com o Valdner, já vi protecionismo na economia, mas protecionismo no futebol é o cúmulo, a conmebol tá fazendo de tudo para o Brasil não dominar todas as competições realizdas no continente.
É fato que os hermanos sulamericanos sempre tiverem inveja do futebol brasileiro, sempre que podem, tentam dar um picaretada para lascar o Brasil, basta ver a arbitragem da final do Inter com o Chivas na Liberta, os mexicanos distribuiram porrada, até soco na frente do juíz teve e o colombiano não fez nada, se alguem do Inter reclamasse, levava cartão amarelo, tinha que apanhar calado, deu a entender que a Conmebol preferia que um não-afiliado levasse o título a ter mais um time do Brasil como campeão. Agora mais do que nunca vão fazer de tudo para alijar os brasileiros da disputa em Libertadores e Copa América, pelo simples fato que a tendência é o Brasil dominar o continente tanto com os times, quanto com a seleção, os principais times argentinos estão em crise, quem ainda está fazendo uma forcinha são os times do Chile e os times convidados do México, o resto só está preenchendo tabela como a Venezuela. A razão disso tudo está acontecendo é porque Ricardo Texeira e a CBF não estão nem aí pra isso, podem tirar vaga da Libertadores ou Sulamericana que o Ricardinho só está pensando em como ganhar muita grana com a Copa.
É brincadeira… nem Carlos Alberto e Zé Joaquim farião algo mirabolante em fórmulas de Campeonatos… a Commebol superou os 2 daqui kkkkkkkk
Eu tenho pra mim que a Conmembol não gosta do Brasil. Site oficial sem tradução para português e agora esta!