Boa Viagem, Piedade, Casa Caiada ou Barra de Jangada…? Longe do mar. Petrolina.
Em 2001, o maior município do Sertão de Pernambuco tinha uma população de 220 mil moradores. Já era há um bom tempo o principal polo econômico do Rio São Francisco.
Em 2010, o IBGE estima que a população de Petrolina seja de 285 mil habitantes.
Tanto no primeiro quanto no último ano da década, a cidade não esteve representada na elite do Estadual. A ausência de Petrolina no Pernambucano é uma grande lacuna.
Fica a 734 quilômetros do Recife? Sim, e daí? Um dia o Estadual pode ter sido um “campeonato citadino”. Era, de fato, até os anos 50. Se hoje defendemos a interiorização da competição, é preciso contar com os grandes mercados do estado.
E Petrolina é, sem dúvida alguma, um dos principais, com um PIB de R$ 1,77 bilhão.
Mas se 2001 e 2010 ficaram marcados por esse vazio no certame, os anos seguintes contaram com a cidade nas melhores pelejas do nosso futebol.
No próximo dia 11 de novembro, o Petrolina Social Futebol Clube vai completar 12 anos de fundação. Novo ainda, mas, neste domingo, a Fera Sertaneja já chegou ao seu 2º título da segunda divisão. Repetiu o feito de… 2001.
O time foi treinado por Neco, o que já demonstra de certa forma o tamanho do investimento para o acesso. O Petrolina participou da Série A2 com uma folha de R$ 100 mil, altíssima para o padrão da deficitária competição profissional.
Não por acaso, o time goleou o Belo Jardim por 5 x 1 na última rodada e ficou com o título. Na classificação geral, abriu uma vantagem de 10 pontos. Acesso merecido!
Aos grandes do Recife, a certeza: agendem passagens para o Aeroporto Nilo Coelho.
Saiba mais sobre o desfecho da Série A2 clicando AQUI.
Veja mais fotos aéreas de Petrolina AQUI.
muito esse post
Pingback: Tweets that mention Expansão do mercado do Estadual | Blog de Esportes -- Topsy.com