O voo mais alto do Sertão

Série C-2010: Alecrim 0 x 2 Salgueiro. Carcará pernambucano vence no Machadão e passa à segunda fase. Foto: Ana Amaral/Diário de Natal

Que arrancada! Que voo…

Domingo histórico para Pernambuco. Mesmo com uma capital esvaziada nos gramados. O Salgueiro estava seriamente ameaçado de rebaixamento na Série C.

Mas o time pernambucano engatou uma série de três vitórias seguidas e deu uma guinada incrível no grupo B do Brasileiro.

O terceiro triunfo aconteceu neste domingo, em Natal, na última rodada, no 2 x 0 sobre o Alecrim. Placar que rebaixou o rival.

Já o Salgueiro está classificado às quartas de final, na fase decisiva da competição.

O time sertanejo está agora a um mata-mata do acesso à Série B! Com uma folha de apenas R$ 130 mil, a maior da história do Carcará, aliás.

Ida e volta contra o tradicional Paysandu.

Jogo de ida no Cornélio de Barros, em 2 de outubro. Lotação esgotada, sem dúvida alguma. O município de 55 mil habitantes deverá ter 10% de sua população no estádio.

Jogo de volta em Belém (Mangueirão ou Curuzu), com a fanática torcida do Papão.

Quem passar estará na semifinal da Terceirona. E na Segundona de 2011…

Voa, Carcará!

Santa Cruz, ano zero

Longa caminhada do Santa Cruz

Após a eliminação na 4ª divisão nacional, o Santa Cruz vem sendo o assunto de vários debates em relação ao seu futuro. Com uma dívida grande (cerca de R$ 65 milhões), o Tricolor deverá tentar recomeçar do zero no ano que vem.

A arte acima, de Jarbas Domingos, faz parte da reportagem do Diario de Pernambuco, na edição deste domingo, sobre os caminhos para reconstruir o Tricolor. As seis metas foram estipuladas por clubes que passaram por situações semelhantes e conseguiram acessos consecutivos, como Vitória e América/RN. Leia a matéria AQUI.

A quatro anos de seu centenário, o clube só chegará à Série A em 2014 caso consiga três acessos seguidos no Brasileiro. Esse é o tema da enquete desta semana.

O Santa Cruz chegará no seu centenário, em 2014, em qual divisão nacional?

Série A, Série B, Série C ou Série D? Participe!

A evolução do futebol na TV do Brasil

Evolução da TV, do preto e branco ao 3D

A televisão brasileira completou 60 anos em 18 de setembro de 2010. Um marco desde a primeira exibição da extinta TV Tupi, em São Paulo, para apenas 200 aparelhos, espalhados em pontos estratégicos da metrópole. Pegando o gancho deste aniversário, eis as primeiras transmissões ao vivo do futebol no Brasil. Nem sempre na TV…

Preto e branco (P&B)

O primeiro jogo exibido ao vivo no país aconteceu em 18 de setembro de 1955, no aniversário de cinco anos da TV no Brasil. O clássico Santos 3 x 1 Palmeiras, na Vila Belmiro, foi transmitido pela Record. Nesta época, quase todos os programas eram feitos ao vivo por falta de tecnologia. A Globo transmitiu seu primeiro jogo em 1965.

Cores

Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia, na estreia da Seleção na Copa do Mundo de 1970, em 3 de junho. A Embratel recebeu o sinal no sistema do padrão americano (NSTC) e o converteu para o nosso (PAL-M), mas praticamente não havia televisores coloridos no país. A sessões foram para convidados, no Rio, em São Paulo e em Brasília. A Copa de 1974 foi a primeira 100% colorida, já com transmissões públicas.

Digital HD

A conquista do pentacampeonato mundial, em 30 de junho de 2002, foi exibida em high definition em um cinema em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. A transmissão de Brasil 2 x 0 Alemanha foi produzida pela Casablanca, empresa que hoje é responsável pela geração de imagens de 80% das partidas no país. Sobre o HD, São Paulo foi a primeira cidade a contar com o sistema aberto. Os primeiros jogos passaram em janeiro de 2008.

3D (três dimensões)

Mais uma vez, um privilégio das telonas. O empate sem gols entre Brasil e Portugal, na fase de grupos do Mundial de 2010, em 25 de junho, foi transmitido em dois cinemas em São Paulo e um no Rio. Novamente, um evento restrito a convidados. O Recife foi pioneiro no Nordeste, em 7 de julho, na semifinal Espanha 1 x  0 Alemanha. A capital pernambucana vai contar com um cinema em três dimensões ao vivo a partir de 9 de outubro. Já as transmissões em 3D na TV aberta ainda vão demorar um pouco…

Piada de português

Série B-2010: Coritiba 2 x 0 Portuguesa. Torcida coxa-branca festeja volta do time ao estádio Couto Pereira

O Coritiba sofreu uma severa, e justa, punição após a batalha campal proporcionada por sua torcida, na última rodada da Série A de 2009. Foram 10 jogos de punição.

O time foi obrigado a jogar a pelo menos 100 quilômetros de distância da capital paranaense, de acordo com a decisão do STJD.

O clube optou por Joinville, em Santa Catarina, a 130 km. Numa moderna arena.

O públicos por lá foram fraquíssimos, com uma média abaixo de 2.600 pagantes. Por isso, a grande expectativa pela volta ao estádio Couto Pereira. E ela ocorreu no sábado. Mais de 30 mil torcedores lotaram a casa alviverde contra a Portuguesa. Ok.

Porém… O sistema de áudio do estádio não colaborou muito com a entrada do time. A torcida acabou vibrando pela entrada da… Lusa! Revolta geral. Confira no vídeo.

“Cês são burro! Pega de volta!”

Pelo menos o Coxa venceu (2 x 0) e está firme no G4.

A maior probabilidade de todos os tempos da última rodada

Projeções na Série B do Brasileiro de 2010, após 22 rodadas, do Infobola (esquerda) e Chance de Gol (direita)

Projeções atualizadas após 22 rodadas da Segundona de 2010.

O blog trouxe na rodada anterior os cálculos de dois dos principais sites de probabilidades no futebol do país, o Infobola e o Chance de Gol.

Bastaram 10 jogos para uma nova tabulação. Bem distinta, por sinal.

Segundo o Infobola, a chance de acesso do Figueirense caiu de 65% para 45%. Com a vitória em Campinas, o Bahia, agora na liderança, passou de 57% para 75%…

O próprio Sport passou de 34% para 45% com apenas um triunfo. De fato, está a um ponto do G4. Já o Náutico perdeu quatro pontos percentuais, ficando com apenas 6%.

Já o Chance de Gol, que chegou a cravar incríveis 99,5% para o Figueirense, agora tirou cinco pontos percentuais. Mesmo em 3º lugar, o time segue como o “favorito”.

O Rubro-negro teve um crescimento relativamente modesto, de 26% para 31,8%. Já o Náutico passou do irrisório 1,6% para o surreal 0,5%.

Veja todas as projeções da 21ª rodada clicando AQUI.

Nesta terça-feira, a Série B terá uma rodada cheia, com 10 partidas.

Depois, esqueça tudo isso! Calculadora nas mãos.