As cifras milionárias do futebol indicavam que a receita com bilheteria sofreria uma redução no percentual do faturamento dos clubes.
No Brasil, vem acontecendo justamente o contrário no cenário econômico…
A empresa Crowe Horwath RCS acaba de divulgar uma pesquisa que aponta um crescimento gradativo na fatia da receita com bilhetes nos cofres dos clubes do país. E deverá seguir assim.
Em 2009, os times do Brasil arrecadaram R$ 250 milhões somente com ingressos. Houve um aumento de 342% em relação ao primeiro ano da pesquisa, em 2003. O aumento no valor dos bilhetes colaborou bastante, é claro.
Se o ritmo for mantido até 2014 – quando o país deverá ter uma gama de estádios modernos -, a receita neste setor passará dos R$ 430 milhões.
Abaixo, a evolução da porcentagem de bilheteria no faturamento anual do futebol brasileiro, com as médias de público e renda na Série A.
Um detalhe: caso os clubes aproveitassem os jogos para criar receitas mais amplas (serviços e atividades oficiais nas arenas), o número chegaria a R$ 520 milhões.
2007 – 8% / 17.461 torcedores / R$ 212.309
2008 – 11% / 16.992 torcedores / R$ 267.127
2009 – 13% / 17.807 torcedores / R$ 330.958
A 12 rodadas do fim, o Brasileirão de 2010 segue “morno”. A média – que costuma subir na reta final – está em 14.114, com um borderô médio de R$ 285.369.
Vamos ver se a campanha Todos com a Nota vai acompanhar este ritmo…