Antimatéria do Clube dos 13

Universo

A implosão voltou?

Um dia após a debandada geral, discursos escorregadios indicam articulações para uma remontagem do Clube dos 13.

Nesse caso, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, o Corinthians e um constrangido Coritiba, que se mandou para o lado dos fortes e pode ter que bater na porta de Fábio Koff, presidente da entidade.

Como sabemos, o ingresso na entidade nunca foi fácil.

Inicialmente, seriam 12 clubes, mas o Bahia, time de maior torcida no Nordeste na década de 1980, foi convidado. Depois, em junho de 1997, com mais três clubes (entre eles, o Sport) e outros quatro em dezembro de 1999.

Há algum tempo, a promessa de uma ampliação para 40 times. Náutico e Santa Cruz sempre postularam o ingresso.

No Timbu, o presidente Berillo Júnior revelou que Koff garantiu o Alvirrubro como o próximo a entrar assim que abrir uma vaga. Seria, então, a lacuna deixada pelo Coxa?

Já o Santa Cruz alega que teve uma chance em 2001, mas que o então presidente do Sport, Luciano Bivar, teria votado contra, uma vez que era preciso a unanimidade.

Em entrevista ao blog, Bivar negou o episódio e disse que o Tricolor nunca foi cogitado.

“O que? Eu neguei a entrada do Santa Cruz na entidade? O Santa nunca foi cogitado para entrar no Clube dos 13 efetivamente… O máximo foi ficar como ouvinte, em 1987 (ano da fundação da entidade), mas ficou naquilo. Eu quero ver alguém provar que eu votei negativamente contra o Santa. Isso é mentira.”

Saiba mais sobre a antimatéria AQUI.

10 Replies to “Antimatéria do Clube dos 13”

  1. sanderson:se voce quer juca kfouri,vitor birner,renato prado,o problema é seu amigo.esses caras em nada acrescentam.pois suas opiniões geram mais duvida do q afirmação.Pablo Correia:desde de q foi implantado o sistema de acesso e rebaixamento na copa união de 1988(o Brasileiro daquele ano),q o começou a Via Crucis do futebol Pernambucano em Brasileiros da 1a divisão.não é apenas o Santa Cruz.

  2. Cassio, o incrível desta história do “veto”, é que toda a imprensa de PE acredita na lorota contada pelo santa cruz.
    Sempre soube que isso era conversa mole para justificar e acirrar o ódio contra o Sport.
    Desde 1987 que o santinha não consegue permanecer mais de dois anos na elite. Sobe e cai no ano seguinte. E outra, convidar só o santa cruz por que? Pra que?
    Como bem disse Bivar, nunca houve nem a cogitação da entrada, nem convite nem nada. Para tirar a dúvida, é só falar com Fabio Koff ou qualquer presidente da época.
     

  3. Sanderson ,

    Apenas uma correção sobre o caso do Edmundo na primeira partida da final de 1997. Ele foi suspenso pelo cartão e , através de um efeito suspensivo , ele jogou o segundo jogo. Sabia que , em 1994 , o Palmeiras USOU DO MESMO ARTIFICIO com o mesmo Edmundo , que na época defendia o time paulista , para que ele pudesse jogar a segunda partida da final contra o Corinthians ?

    Pois é. Quase ninguém fala disso.

    O efeito suspensivo , nesses casos , sempre foi um artificio permitido pela legislação esportiva.

    Mas é engraçado o porque da midia só lembrar do caso do Eurico…

  4. Leonardo vc so pode tar de sacanagem, Eurico fazendo falta? vc se esqueceu dum campeonato que mudaram na final para o vasco ganhar em cima do botafogo e teve Ze do Carmo dando volta olimpica com Caravela, o Edmundo sendo expulso no primeiro jogo da final do brasileirao e voltando no segundo contra o palmeiras, a garfada em cima do sao caetano e etc. e depois não adianta ver com moralidade.

  5. sabe q Eurico Miranda FAZ FALTA.e faz mesmo.quem o tirou não foram apenas alguns vascainos.mas a MASSA PODRE da Imprensa esportiva,sobretudo do Eixo.esses Jucas Kfouris,Renatos Prados,assafis,Kajurus q hoje,estão aí,vomitando na nossa cara e sendo aplaudidos por uma legião de descerebrados q infelizmente,existe em qualquer lugar desse País!errata.é Rico Teixeira.

  6. e o Bahia AINDA TEM uma torcida gigante.sobre isso,é conversa mole de Bivar e de José Mendonça q estavam do lado de Rioco Teixeira na CPI Do Futebol em 2001!

  7. eu queria ver como ficaria o clube X disputando com o Y e cada um com um contrato de TV diferente. Iriam colocar tarja preta nos jogadores com contrato da outra TV?
    Fiquei curioso!

  8. Eurico Miranda dispara :” Em 1987 , o unico carioca campeão foi o Vasco”

    Há três meses das eleições presidencias do Vasco , o ex-presidente Eurico Miranda , líder da oposição do clube , se manifestou sobre a polemica de 1987. Para Eurico , que comanda um dos mais renomados escritórios de advocacia no Rio , não há dúvidas. Em 1987 , o Sport foi o legítimo campeão nacional.

    “Se é modulo verde , amarelo , cinza , preto ou laranja , não quero nem saber. Isso não importa. Não tinha um regulamento ? Quem o cumpriu ? Então pronto. O resto é choro , que é livre”.

    Quando questionado sobre a posição da CBF , o ex-presidente do Vasco , que fez oposição a Ricardo Texeira durante os sete anos ( 2001-2008 ) que esteve a frente do clube , diz , bem ao seu estilo , que “não está nem ai para o que a CBF diz”. Segundo Eurico , a CBF mostra , a cada temporada , que não tem a menor competencia para organizar campeonatos.

    Perguntado sobre qual seria a posição do Vasco , se o clube estivesse no lugar do Flamengo ou Inter , Eurico nem pensou : “É claro que o Vasco jogaria. Discutir e discordar , isso todo mundo tem o direito. Mas se há uma lei , um regulamento , ele tem que ser cumprido. E o Sport e o Guarani cumpriram”.

    Eurico lembra os laços do Vasco com o Sport para dizer que o time pernambucano é o único rubro-negro por quem ele tem respeito. Ele lembra de grandes idolos do clube que vieram do Sport , como Ademir Menezes e Juninho Pernambucano. “O Vasco nunca teve problemas com o Sport e nunca terá” , disse o ex-presidente do Vasco.

    Eurico só discorda do Sport em relação as medidas a serem tomadas. Experiente , ele diz que torceria até para que houvesse uma grande festa , patrocinada pela CBF , que dariam provas ainda maiores para a ação , que segundo ele , deve ser tomada : danos morais.

    “Se eu fosse o presidente do Sport me fingiria de morto. A Taça está na Ilha do Retiro e ninguém vai tirar de lá. Pronto. E ficaria , de camarote , torcendo para que houvessem várias festas para o tal titulo de 1987 do Flamengo , que realmente ocorreu , só que da Copa União. Depois , entraria com um processo contra a CBF , exigindo uns 50 milhões de indenização. Dinheiro , para eles , não é problema”.

    Perguntado se isso não teria um efeito contrário , ou seja , uma campanha contra o time pernambucano por parte da CBF , Eurico ironizou :
    “Campanha de quem? Eles estão é preucupados em gastar bilhões de reais para colocar cadeira de plástico nos estádios para a Copa. Você acha que eles vão deixar de ganhar seus bilhões para atacar o Sport ? E tem mais. Com R$ 50 milhões no caixa , o Sport monta um time para ser campeão. E por que não ? O Fluminense foi oposição em 2010 e enfrentou o Corinthians , que era o time da CBF , e quem ganhou o brasileirão? Temos é que parar de ter medo dessa tal CBF. Esse é o jogo deles.”

    Prestes a completar 67 anos e após um complicado tratamento contra um cancer na prostota , Eurico Miranda garante que não será candidato a presidencia do Vasco em maio.

    “Iniciei minha vida no clube em 1969. Em 1986 , assumi a vice presidencia de futebol , cargo que exerci até 2000. O Vasco era o bobo da corte no Rio.  Por ser o unico dos grandes na zona norte , sempre foi marginalizado. Eu entrei lá para acabar com isso. Chega de tratar o Vasco como o clube bonzinho e enfiarem por trás. Isso mudou. Em 14 anos como vice presidente , ganhamos seis estaduais , três brasileiros , uma Libertadores e uma Mercosul , só para ficar nos mais badalados. E parei de bajular a imprensa aqui do Rio , que adorava ser tratada como a tal. Os outros 3 fazem isso até hoje. É por isso que tratam diferente o Vasco , ou melhor , tratavam.

    De 2001 a 2008 , Eurico presidiu o Vasco sem o mesmo sucesso dos tempos de vice. Ganhou apenas um estadual e perdeu uma Copa do Brasil justamente para o seu maior rival , o Flamengo , em 2006. Mas faz questão de dizer que , ao sair da presidencia do clube em agosto de 2008 , na décima terceira rodada , o Vasco era oitavo na classificação.

    Eurico hoje dedeica-se ao escritório e a familia. E nada mais

  9. Pingback: Tweets that mention Antimatéria do Clube dos 13 | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*