Módulo Verde, nada secreto

Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, publicado em 13 de dezembro de 1987

Parte da imprensa no país foca o Campeonato Brasileiro de 1987 pelo prisma de que em nenhum momento a Copa União foi tratada na época, oficialmente, como Módulo Verde. Ou seja, como um dos dois grupos da competição daquela temporada.

Acima, o texto estampado na primeira página do tradicional Jornal do Brasil, fundado em 1891, no Rio de Janeiro. A edição circulou em 13 de dezembro de 1987, na data da segunda partida da decisão do Módulo Verde entre Flamengo e Internacional.

Leia bem o detalhe marcado pelo blog.

Para conferir a capa completa e o restante da reportagem do JB, clique AQUI.

Em 8 de fevereiro de 1988, o Jornal do Brasil trouxe em sua capa a informação do título brasileiro conquistado pelo Sport no dia anterior (veja AQUI).

A torcida do Sport comemorou ontem a conquista do título de campeão brasileiro, independentemente da posição assumida pelo Flamengo, que se considera o vencedor do Campeonato. No jogo de ontem, em Recife, o Sport venceu o Guarani por 1 a 0.

Título da reportagem do periódico carioca?

Sport esquece manobras e comemora o título com muito frevo.

27 Replies to “Módulo Verde, nada secreto”

  1. Rapaz..se passaram 20 e poucos anos. Alguns clubes cresceram outros não. Querer comparar (por ex) o São Paulo, Internacional de agora e de antes é pura sacanagem.

  2. Engraçado, né? Pelas regras de 86  o Sport foi rebaixado. Além disso, a Ponte Preta, em 86, ficou a frente do Sport mas jogou o módulo azul, equivalente a terceira divisão. Engraçado, né?
    Ah, o Joinville foi campeão de que? Do “fortíssimo” campeonato catarinense(na época pior que hoje). Então, a partir de agora, o ABC de natal é o maior clube do país por teus critérios. Engraçado, né? Os times do módulo verde detém mais de 90% dos títulos do brasileiro. Só clubes do verde já foram campeões mundiais. Engraçado, né?

  3. Engraçado né…
    Guarani , era vice-campeão de 1986 (Série A), como pudera estar na segunda divisão no ano seguinte? O modulo verde e amarelo pertenciam a Série A de 1987. O Sport foi campeão justamente em cima de uns dos maiores clubes do país na epoca!
    O hoje fraquíssimo Bangu era vice-campeão de 1985 (Série A viu!)  e vice-campeão do RJ em 1986…ninguém fala disso né?
    Inter de Limeira, campeão paulista de 1986. Joinvile: capitão catarinense de 1987..Eram grandes equipas na época!

  4. Para o EASN, a CBF reconhece o Sport como Campeão Brasileiro, assim coma a Sulamericana e a FIFA. O que acontece é uma jogada política de Ricardo Teixeira que quer proclamar o flamengo TAMBÉM campeão.
    Portanto, o título é do Sport. Ganhamos no campo e nos tribunais, estamos do lado da ética e amparados pela lei.

  5. O dirigente flamenguista/colorado fez pior: provavelmente protagonizou o primeiro WO da história do campeonato brasileiro.

  6. O título brasileiro não estava em jogo, apenas do módulo amarelo.

    O quadrangular decisivo aconteceu depois.

  7. “1)Se o Guarani abdicou do pênalti ou se, depois, resolveu ceder o título do módulo amarelo, está mais que provado que esse módulo amarelo não era sério. Qual o dirigente abdicaria do título ou de um pênalti sabendo que um “campeonato Brasileiro” estava em jogo ?”
    EASN, qual dirigente flamenguista/colorado abdicaria do titulo ou de um penalti sabendo que um campeonato brasileiro estava em jogo?
    Simples assim…

  8. E esse jornalista Renato afirma que o Sport foi signatário da tal ata que o incluía no clube dos 13, que supostamente reconhecia o Flamengo campeão de 87.

    É brincadeira esse cara! Depois os pernambucanos é que são bairristas…

  9. Toda essa discussão existe porque há muito dinheiro em jogo, que por sinal fica na mão de poucos.
    O futebol não deveria ter tanta importância assim.

  10. EASN

    Pouco importava ser campeão do módulo amarelo, pois a disputa prosseguiria com o quadrangular decisivo. Por isso o Guarani desistiu da disputa de pênaltis.

    Bruno

    A disputa foi um quadrangular, e não uma semifinal. O Flamengo perdeu de WO para o Sport e para o Guarani, assim como o Internacional também.

  11. Parabéns Cássio! Você é o cara!

    Jornalismo imparcial é isso.

    E não como fazem alguns da imprensa carioca como Assaf que se recusou a escrever um livro sobre a história do campeonato brasileiro, quando convidado, por não aceitar considerar o Sport como campeão de 1987.

    E não como Renato Maurício Prado, jornalista do Sportv e torcedor do flamengo declarado que descambou a falar besteira. Vibrando com esta decisão da CBF chegou até a chamar o Sport de campeão da segunda divisão, atacou indiretamente o carnaval pernambucano etc.

    E tava na cara que a CBF iria fazer isso quando reconheceu a Taça Brasil e o Robertão como campeonatos brasileiros. Queriam na verdade rachar o clube dos 13 para a Globo tomar conta das transmissões esportivas.

    Agora vale tudo, qualquer torneiozinho é campeonato brasileiro, só resta ao Sport agora montar um dossiê sobre o Nordestão de 1968(se não me engano) e a Copa do Brasil de 2008 para se tornar tricampeão brasileiro.

  12. EASN e outros flameguistas, entendam de uma vez por todas!!!!!!!!
    A famosa disputa de pênaltis que terminou em: 11×11, na qual o jogador do Guarani  acabou por desistir da cobrança (constando esse ato inclusive na súmula do árbitro) foi da decisão do MÓDULO e não da final do brasileiro. Terminada a cobrança dos pênaltis, ambos os times estavam classificados para o quadrangular. Posteriormente, como Inter e Flamengo não compareceram no quadrangular, perdendo seus jogos por WO, Sport e Gauarani voltaram a se enfrentar, dessa vez decidindo o título brasileiro e não apenas do módulo. Neste jogo o Sport ganhou por 1×0! Parem de propagar factóides disseminados pela mídia carioca ou de falar coisas das quais vocês não tem qualquer conhecimento..

  13. Tanta discussão pra nada. Se todo mundo aí em cima diz que a CBF tá com a razão, então acabou a pendenga gente, a CE-BE-EFE afirmou que o FLAMENGO também é campeão. Ou vocês aí do Sport não ouviram ou leram essa notícia.
    Que teimosia da peste!

  14. 1)Se o Guarani abdicou do pênalti ou se, depois, resolveu ceder o título do módulo amarelo, está mais que provado que esse módulo amarelo não era sério. Qual o dirigente abdicaria do título ou de um pênalti sabendo que um “campeonato Brasileiro” estava em jogo ?
    2) Um dos sofismas dos sportianos era dizer que era  o Sport o reconhecido pela CBF. Bem, isso acabou, expirou, morreu, se extinguiu. Preciso desenhar?

  15. “Sim bonitão, mas o Flamengo seguiu o regulamento do Clube dos 13, organizador do campeonato”
    Então parabéns, feião, seu timinho foi campeão do CLUBE DOS 13.
    Campeão Brasileiro é o que seguiu o regulamento da CBF, ou seja, o Sport.

  16. Grande Cassio!
     
    Mais uma bela pesquisa feita. Já dei print e salvei aqui, muito massa.
     
    Melhor blog esportivo de Pernambuco!
     
    Viva o Sport, único e eterno campeão brasileiro de 1987!

  17. Todo o regulamento foi apreciado na justiça, o que o clube dos 13 queria e o que de fato foi mantido(CBF), então, eu queria por favor, aos que são contra ao titulo do Sport de 87, se o Flamengo é realmente detentor do titulo, porque então não conseguiu provar na justiça  que estava com a razão?

  18. Parabéns ao DP pelo jornalismo investigativo. Ao contrário da imprensa carioca, que toma essa assunto pelo partidarismo do flamengo, e ignora os fatos legais e quer passar por cima da ética e da justiça.
    Para o Bruno Nigro: quer saber o resultado das cobranças de penaltis? Vai perguntar pro presidente do Guarani em 87, ele tem a resposta.
    O nosso título de 1987 é motivo de orgulho, muitos torcedores não viram, até não eram nascidos na época, mas quando ficam sabendo da história, o sentimento é um só: orgulho.
    Amor pelo Sport, por esse time que honra as cores do povo de Pernambuco. Orgulho por tudo que aconteceu, pela dignidade de seguir as leis, num momento ímpar do Brasil, que logo depois aprovaria a Constituição de 88, quer simbolismo maior que esse?
     

  19. Sim bonitão, mas o Flamengo seguiu o regulamento do Clube dos 13, organizador do campeonato. O que a CBF disse ou deixou de dizer não tinha nada a ver com isso. Mas enfim, ultimamente acho graça desse posicionamento de João Sem Braço do Sport.
    Aliás, na disputa do módulo amarelo, além do empate em 11×11, se fosse seguido o cruzamento que o C13 não aceitou, o Guarani é quem devia ter enfrentado o Flamengo, caso o Sport fosse campeão do módulo amarelo. Como isso não aconteceu, ficou tudo cagado.
    Isso tá lindo, clubismo a parte, só acha que o Sport é digno desse título dado na canetada da CBF na época por pura rivalidade política com o C13 quem tem compromisso com o que há de mais podre na raiz cultural do Brasil: o jeitinho, a lei de Gérson. Não discuto mais com torcedores do Sport. O médico mandou não contrariar.

  20. Marcelo Albuquerque,

    Vou responder não só a você, mas a outros leitores que comentaram sobre o assunto “1987” nesta (conturbada) semana.

    Se o papel do jornalista é informar, então era mais do que necessário desconstruir a cena armada pela CBF, no Rio de Janeiro, no momento da divisão. A divisão do título foi oficializada? Foi. Pela CBF.

    Porém, cabia aos jornais – especialmente em Pernambuco, foro de uma das partes interessadas – mostrar a consequência disso.

    Se havia legalidade, se a medida havia sido tomada através de documentos legítimos, contundentes…

    Então essa é uma função não só so blog mas, principalmente, do Diario de Pernambuco, que fez uma cobertura enorme em 8 de fevereiro de 1988, na comemoração do título brasileiro do Sport, e que desde então sempre acompanhou o passo a passo jurídico, até o fim do último prazo, em 2001. Por isso, o elevado número de posts sobre assuntos, com novos fatos, entrevistas exclusivas, revisão de episódios hitóricos etc.

    Se parte da imprensa (em outros estados) não procura se informar, cabe ao Recife fazer a sua parte e colocar as informações no domínio público…

    Abraço!

  21. Cássio, o seu blog é o melhor sobre o futebol pernambucano, disparado!
    Vc faz um trabalho, realmente, jornalístico. Vejo que vc pesquisa, estuda e se aprofunda em assuntos importantes do nosso futebol.
    Dá gosto ler o seu blog.
    Parabéns!
    Marcelo
     

  22. Pingback: Tweets that mention Módulo Verde, nada secreto | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*