No meio da mata, a Copa

Terreno da Arena Pernambuco em fevereiro de 2011. Foto: Eduardo Martino/Odebrecht/divulgação

A metrópole está longe.

O centro da cidade fica a 19 quilômetros.

No entorno da “lâmina de barro”, mata densa.

Pois exatamente aí, cravado no meio da Mata Atlântica, será erguido o maior projeto do estado para a Copa do Mundo de 2014.

A Arena Pernambuco, com seus 46 mil lugares e R$ 532 milhões investidos.

Uma obra para mudar completamente essa paisagem ainda bucólica.

Esta foto aérea foi registrada pela Odebrecht, a construtura da obra, neste mês.

Na sua opinião, a obra da arena pernambucana está dentro do cronograma?

9 Replies to “No meio da mata, a Copa”

  1. Já começaram a fazer as fundações, então logo logo veremos a estrutura subindo. A cidade da copa sem duvida vai sair já que não é o governo que vai construir e sim a iniciativa privada, a odebrecht é que vai levantar a cidade e comercializar as 9mil moradias, ou seja eles não vão perder essa oportunidade de lucro, negócio é negócio, mas provavelmente apenas parte da cidade vai estar pronta até a copa, até por que é economicamente inviável construir e vender 9 mil moradias tudo de uma vez, tem que ser por etapas, e o público alvo vai ser o de baixa renda, no formato bairro novo da odebrecht. Quanto à violência, nossos índices estão caindo assustadoramente a cada mês com o tal do pacto pela vida, já saímos do topo e estamos caindo de posição na tabela da violência. O que me preocupa mesmo são as ações referentes a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife. Temos uma prefeitura incompetente que a tempos adia o edital da via mangue, o dos corredores de onibus (BRT), e a proposta de monotrilho, e a requalificação da caxangá e tantas outras vias também. O arco metropolitano tem que começar a ser construído pra ontem. E para se ter noção do tamanho da incompetência, a presidente repassará as prefeituras das sedes da copa um montante de bilhões de reais para que estas apresentem projetos de mobilidade urbana visando o mundial, o Recife sequer tem um projeto pra apresentar, e tem um curto prazo de tempo para elaborar os projetos, se não o dinheiro não virá e perderemos a oportunidade de melhorar substancialmente nossa estrutura viária. O estádio estará lá, mas como chegar até ele é a pergunta fundamental.

  2. Zirpoli, excelente foto, a melhor ja divulgada que dê a sensação real de onde é o estadio, mas por favor, coloca um link pra ela numa relosulão um pouco maior! ta muito pequeno!
    Acredito que, apesar de um pouco atrasado, estão mantendo um bom ritmo sim.
    Valeu!

  3. O estádio eu acredito que saia mas é preciso lembrar que o projeto pernambucano inclui uma cidade e esta eu acho que não sai.
    Essa Copa é a maior enrolação. Parece que não aprenderam com o Pan-2007. O que está sendo feito para melhorar segurança e mobilidade urbana na RMR para 2014 ? Até agora, nada. Após a Copa, os habitantes da RMR contibnuarão penando no transporte público patético que é oferecido e Pernambuco continuará sendo um dos campões nacionais da violência!

  4. vai fikar lindo o estádio , pena que é  distante  do centro …
    esse estádio so vai lotar nos jogos da copa mesmo , em jogos de times daki raramente irá lotar, mesmo caso do engenhão no RJ .

  5. Isso ai vai ter milhoões injetados, alguns deviados e no final virará um belo Elefante Branco. Nenhum dos clubes vai sair de suas casas atuais p jogar nesse fim de mundo e no meio dos matos.

    Os clubes terão mais custos p jogar nele, sem falar que a presença de público é que impactará mais, vide o Engenhão no Rio, que fizeram bem afastado do centro e vive vazio, de vez em qdo qdo tem algum jogo decisivo é que enche.

    A grande parte da torcida do Santa Cruz, por exemplo, estão nos morros que circundam o estádio, nos bairros vizinhos. Por isso criaram a expressão ” o morro vai descer” qdo tem algum jogo decisivo, tipo o contra o Guarany-CE.

    Como esses torcedores vão sair de suas casas p ir p São Lourenço da Mata p ver o jogo do seu time?

    A idéia de fazer o estádio no complexo de Salguadinho era mais viável, mas “por algum motivo” foram para em São Lourenço da Mata.

    Como pernambucano, torço p que não seja, mais é o que está se desenhando.

    Allan Robert
    800 Km de paixão
    Fortaleza-CE 

  6. Grande Cássio,

    Serão necessários 30 meses (prazo já calculado com problemas do tipo: chuvas, falta de materiais, brigas governamentais, greves, etc.), contando que teve início em dezembro de 2010…

    Bom, a Engenharia Civil da Odebrecht tem um recorde, o estádio do Engenhão. Ela pegou a construção quase que parada e terminou em prazo recorde!

    Quem sabe ela acelara quando montar a fábrica para produção e testes dos concretos pré-moldados no canteiro de obras!

    Durante e após a terraplanagem vem as fundações, depois das fundações… com os pré-moldados é como montar uma estádio usando peças do jogo LEGO.

    Por último o acabamento… aí é bronca!

  7. Pingback: Tweets that mention No meio da mata, a Copa | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*