Torcidas Uniformizadas vetadas no Campeonato Pernambucano.
Pelo menos na reta final da edição de 2011, cujo policiamento já vem sendo reforçado, de forma recorde.
A decisão ostensiva em relação à segurança nos estádios de futebol foi divulgada nesta quinta-feira pelo Juizado Especial do Torcedor (Jetep).
A portania nº 001/2011 foi assinada pelo juiz Ailton Alfredo de Souza de verá ser publicada no Diário de Justiça desta sexta (veja AQUI).
Explicação do Jetep:
“Tal medida foi tomada devido ao clima de acirramento que tem aumentado nos últimos dias, com as torcidas organizadas provocando umas as outras e combinando lutas abertas entre seus membros através de e-mail e redes sociais. A aprovação da portaria leva em conta, também, o alto índice de vandalismo e depredação que ocorre no transporte coletivo da cidade.”
O acesso aos estádios e entorno será proibido para qualquer integrante de torcida organizada com instrumentos e bandeiras, independentemente do clube.
A camisa das uniformizadas ainda está liberada… Ainda.
Você concorda com essa ação do Jetep? Opine.
Muito errada essa decisão,principalmente no que diz respeito ao fim da escolta,pois os que têm intenção de brigar não vão deixar de fazê-lo,colocando em risco maior as pessoas de bem que querem ir aos jogos.Sabemos que essa idéia de que torcida organizada só quer saber de briga é muito equivocada porque os verdadeiros torcedores querem fazer festa para seus times,quem brigam são os marginais!É preciso uma fiscalização mais competente da polícia para afastar os verdadeiros bandidos e deixar as torcidas em paz!
Eu acho essa medida sem nenhum cabimento! As torcidas organizadas que fazem a festa nos estadios… apesar de as torcidas fazerem bagunca do lado de fora do estadio, isso nao acontece dentro, porque eles respeitam os outros torcedores que estam assistindo ao jogo!
Esse juiz esta mais perdido doque a PM em dias de jogo! isso é um absurdo o que acontece dentro dos estádios não tem nada haver com a baderna que ocorre do lado de fora, proibir as bandeiras, os fogos, os gritos das torcidas não fz sentido o remedio esta totalmente errado, o que precisamos urgentemente são de leis mais duras e que sejam realmente cumpridas não te cabimento esse decreto vão gastas papel a toa!
A DESPEITO DE SER UMA MEDIDA INCONSTITUCIONAL, EM MENOR ESCALA, ELA FERE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE, NOTADAMENTE PELO FATO DE TER SIDO EDITADA NO CURSO DE UM CERTAME. ORAS, O PRIMEIRO JOGO FOI NA CASA DO SPORT. QUE POSSUÍA A MAIOR COTA DE INGRESSOS, RESSALTE-SE. NA OPORTUNIDADE FOI PERMITIDA A ENTRADA DAS TORCIDAS ORGANIZADAS, AGORA, COM O JOGO NO CAMPO DO NÁUTICO, NÃO PODE? ISTO É CORRETO? DECIDIR A VAGA EM CASA É UMA VANTAGEM, RECONHECIDA E CONFERIDA AO TIME DE MELHOR CAMPANHA. QUALQUER MEDIDA QUE TENHA POR OBJETIVO ANULAR OU DIFICULTAR ESSA VANTAGEM, FERE O ESTATUTO DO TORCEDOR E DESPE O TORCEDOR DO NÁUTICO DE UM DIREITO ADQUIRIDO. SALIENT0 QUE NÃO FAÇO PARTE DE NENHUMA TORCIDA ORGANIZADA. AQUI, AO MEU SENTIR, REPOUSA UM DIREITO DO TORCEDOR E DO CIDADÃO QUE DEVERIA SER TUTELADO, COMO MANDA A LEI, PELO PRÓPRIO MINISTÉRIO PÚBLICO.
Isso é maquiagem, né? Quem depreda os ônibus não são as camisas nem as baterias. São os integrantes. E esses continuam podendo ir em bandos para fazerem as mesmas coisas. Simples assim.
MEDIDA ARBITRÁRIA, INIDÔNEA, SEM APLICAÇÃO PRÁTICA E QUE FERE A CONSTITUIÇÃO. ONDE A INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO É TRANSFERIDA PARA O CIDADÃO. SERIA O MESMO QUE PROIBIR O CIDADÃO DE ANDAR COM DINHEIRO OU DE POSSUIR CARRO COMO MEDIDA PARA EVITAR QUE ELE FOSSE ROUBADO TENDO EM VISTA A FALÊNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. SERIA O MESMO QUE COLOCAR TODOS OS CIDADÃOS ENCARCERADOS EM UM PRESÍDIO SOB O ARGUMENTO DE QUE ESTAVAM PROTEJENDO A SUA VIDA. ISTO É UMA VERGONHA PARA O PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO. ESTÃO TRANSFERINDO A VIOLÊNCIA DA BANDA PODRE DA POLÍCIA INCOMPETENTE, PARA OS TORCEDORES. DEVE EXISTIR RIGOR SIM, MAS NÃO VIOLÊNCIA. MEDIDA RIDÍCULA E PATÉTICA. QUALQUER INSIPIENTE ESTUDANTE DE DIREITO HAVERÁ DE VERIFICAR A OCORRÊNCIA DE DESVIO E EXCESSO DE PODER DO NOBRE MAGISTRADO AUTOR DA PÉROLA JURÍDICA
Acho que é uma decisão com boa intenção na teoria, mas de pouco efeito prático contra a violência. Na prática, o que vai acontecer é que todos os marginais e baderneiro vão continuar entrando nos estádio e fazendo o terror nas ruas, antes e depois dos jogos e ainda vai tirar sim o brilho do espetáculo. Afinal, o problema não está no bandeirão ou na charanga, mas sim nos marginais disfarçados de torcedores. Esses sim, deveriam ser fichados quando pegos cometendo os delitos e, se reincidentes, cumprir pena e serem proibidos de frequentar os estádios. Não entendo porque as autoridades não recorrem às experiências que são mundialmente conhecidas cujas soluções foram um sucesso. A exemplo da Inglaterra. É preciso ações inteligentes e modernas e não simplimente tentar fazer o que parece ser o mais simples. Ou seja, proibir, proibir e proibir…
É realmente lamentável a atitude e a decisao de algumas entidades do Estado, banindo a entrada das TORCIDAS ORGANIZADAS no estádio.
Claro, tem muito vandalo, vagabundo, marginal… porém, nao sao todos, algumas Torcidas, SIM, deve haver uma puniçao, mas outras nao, um exemplo é a torcida do Santa Cruz que está sendo penalisada por algo que nao fez.
Depois da atitude deste novo estatuto do torcedor e o Batalhao do CHOQUE, ficou cada vez menor as opçoes para a Diretoria das Torcidas Organizadas, com a proibiçao da entrada de bandeiras, sinalizadores, papel higienico e etc… E agora ser proibido de ver os jogos do seu clube.
Ou há uma organizaçao maior, cadastrando e “educando” os associados ou isto ficará cada vez pior…
Cabe agora o Ministério Publico ou o Jetep fazer a escolha correta e ficarmos no aguarde.
Isto é apenas um desabafo de um Torcedor Organizado que vai ao estádio ver o seu time jogar e apoia-lo os 90 minutos…
No mais… “AS ARQUIBANCADAS PERNAMBUCANAS PEDEM LIBERDADE”.
IMAGINEM SE FIZESSEM ISSO LÁ EM SÃO PAULO ? A POLICIA DAQUI QUE É INCOMPETENTE, NÃO É CAPAZ DE ORGANIZAR AS SEGURANÇA NOS JOGOS, AI A ÚNICA SAÍDA É FAZER ISSO MESMO…
Primeiramente, quem é de arrumar confusão SEMPRE continuará arrumando confusão, com ou sem torcida organizada. Ninguem vai deixar de ir p jogo não. Voces acham que a violência irá acabar? Que os onibus deixarão de ser depredados? Que a policia deixará de ser despreparada? Que a impunidade irá acabar? Eu não acho. Pelo contrário, agora é que será mais facil ter confusão… pois como não estarão mais uniformizados, é muito mais facil badernar e depois se esconder no meio da multidão.
E os classicos? As torcidas iam e voltavam escoltadas nos classicos. Quantas confusões existiram no trajeto? Eu nao via nenhuma. E agora? Como vai ser? 300,400 pessoas chegando por conta propria nos estádios? Voces acham mesmo que não vai acontecer nada? Se antes a policia batia em qualquer um que vestia a camisa da organizada..agora que é proibido, como vai ser?
Sobre o episodio de domingo, por que nenhum policial foi punido?
Aí
Quer dizer que são santos agora?
Que o espetáculo fica menos bonito?
Que essas “torcidas” não usam de atitudes marginais?
Digam a qualquer torcedor de time adversário, para inadvertidamente, dobrar uma esquina e dar de cara com esses bandos. O mínimo que fazem é mandar (eu disse mandar) o sujeito tirar a camisa e não importa se velho, jovem, ou pai de família.
Defendam esse pessoal enaltecendo o espetáculo do “quebramento” de ônibus pós-jogo. Defendam o espetáculo de rojões atirados uns contra os outros na rua, isso deve enfatizar o colorido que falta nas ruas da cidade, não é mesmo?
Defendam a moral do “inimigo”. A ideia de que do outro lado do cordão de isolamento não há adversários, há inimigos fidagais.
A decisão intenciona algo bom. Mas peca pela mesma ilusão com a qual muitos aceitam a presença dos marginais em estádios. É uma forma ilusória de ver o problema.
Realmente, é melhor catalogar/codificar o máximo que puder esses caras. Filmá-los. Fazer um trabalho de inteligência.
Com isso pegaríamos muito em ação. E aí a PM poderia recolher provas suficientes da incompatibilidade que esses caras mantém com a civilização, uma vez que se comportam como animais quando agem como dito acima.
Depois de pegar um punhado, a maioria (espero eu) voltaria a se comportar, tendo em vista que suas atitudes não seriam toleradas pelo aparato de repressão Estatal e social. E para os que insistissem, ainda temos as sanções da lei.
Mas para isso é preciso um trabalho de inteligência. E não atitudes como essas que apenas “jogam para a torcida”.
enfim uma decisão decente. já tinha passado da hora desta medida ser tomada, infelizmente atinge grupos como a P10, a santachop e outras ORGANIZADAS,mas , acho que após um tempo ajustes serão efetuados. a policia também tem que parar com essa história de ficar escoltando “torcedores”, tem que proteger é o cidadão destes escrotos!
SOU TOTALMENTE A FAVOR DA DECISÃO!!!
ou vocês querem que eles decidam que só terá torcida mandante nos clássicos?
O mesmo ocorreu em são paulo e em nada diminuiu a violência. Ao contrário so aumentou.
Maquiar o erro , é uma tentativa frusta de corrigi-lo.
A minha torcida faz o papel dela com festas , músicas , bateria , bolas. E infelizmente ela vai ser punida disso , por causa da violência de quem se diz de organizada.
Futebol é uma diversão popular e democratica. Ou seja de todos. Essa decisão de proibir gente ate com camisa alem de arbritária para alguns juizes pode ser considerada anti constitucional.
Sabemos que a copa ta chegando , e isso pode ser uma tentativa frustada de maquiar a violência no pais , que não é um problema exclusivo do futebol.
Brasil , il , il , il.
Vergonha, a PM trata mal os torcedores da barbie na Ilha e o restante das torcidas pagam o pato, PM dentro do estádio não dá certo, esses caras pensam que são os fodões mas não passam de despreparados.
Os estádios aqui são privados, então a segurança também deveria ser.
Agora as T.O’s vão para os jogos como hooligans e sem identificação.
Eu não corcordo e a tendencia é a violencia domingo aumentar,porque com essa proibição as torcidas agora vão saír de seus bairros sem escolta e a paisana sem ser identificadas com isso vai ser confusão onde se baterem na cidade só é usar a cabeça um pouquinho pra saber que vai dar em confusão isso!!
Estadio de futebol não é teatro não ,já tiraram bandeiras,sinalizadores e bebidas agora estão querendo tirar as charangas e etc!
Futebol é a diversão do povo,e do jeito que vai não pode fazer mais nada!!!
AGORA É ASSIM A LEI:GRITEM CALADOS!!!
Obs. Em São paulo tentaram extinguir as organizadas e depois de um tempo com elas extintas voltaram atras porque não tinham nenhum controle sobre elas,o que eles fizeram foi aumentar a fiscalização nos cadastros da torcida porque assim dava para fiscaliazar e encontrar os menbros da torcida que se metesem em confusão!!!
eu nao concordo com essa medida, isso vai até gera mais confusão antes dos jogos e depois tb. ja que a torcida organizada visitante tava chegando escoltada pela policia. e agora como vai ser que ja se sabe que eles irao ao jg mesmo assim. todo mundo saber onde eles se encontram pq ano fazem nada. isso é pior. poderia tomar outras medidas como reserva um lg para a torcida organizada nos estadios, uma grade mesmo para separar dos demais torcedores, ou até o que ja acontece em minas gerais de uma torcida só.
Eu fico rindo e ao mesmo tempo puto da vida. Quer dizer que só basta ir sem a camisa da organizada que tudo estará resolvido. Esses bandidos de organizadas sabem muito bem quem é quem de cada lado, vai haver brigas e correria ao final de jogo do mesmo jeito. É impressionante como só são tomadas atitudes “tapa buraco”, nada é feito em definitivo para resolver o problemas de violência.
que merda imaginem o arruda lotado no sabado sem a inferno coral, sem faixas ,bandeiras,bateria e com toda a torcida calada, pois he a inferno coral que faz o arruda balançar e canta para apoiar o time! QUE MERDA ESSA FEDERAÇAO!
A decisão é arbitrária e injusta. Existem outras maneiras de evitar os confrontos, a violência e os atos de vandalismo fora dos estádios. As organizadas é que fazem a animação e a bela festa das torcidas dentro dos estádios. O que será a final deste campeonato sem a presença delas? Sem suas bandeiras, faixas, bateria? Isso não é justo, especialmente com a Inferno Coral, que, como disse seu vice presidente, Rogério Guedes, não teve nada a ver com os confrontos de domingo e está pagando o preço.
triste com essa proibição das torcidas..quem vai a campo sabe que sem as organizadas não ha diferença entre assistir no campo ou na sala de sua casa! perdi o estimulo de ir pra campo!
agora essa “justiça” da gente ta de brincadeira, porque não punir rigorosamente os que bagunção e deixa os que são de organizada e só faz é apoiar o time! deve ser pq não tem competencia pra fazer , a Pm só sabe bater ai preferem punir todos!
SOU DE TORCIDA ORGANIZADA E NÃO SOU VAGABUNDO!!
ESSE PAIS SÓ MIM FAZ VERGONHA, POLITICO QUE SÓ FAZ ROUBAR, JUSTIÇA QUE NAO FAZ JUSTIÇA…SEI NAO!
INFERNO CORAL SEMPRE!
As pessoas pensam que as coisas podem ser mudadas através de decisões simples. Como nesse caso da proibição das organizadas entrarem no estádio nessa reta final do PE2011. O problema relacionado a violência não é tão simples de se resolver como se parece, proibir de entrar de torcedores nos estádios vestidos com as camisas das torcidas organizadas não irá impedir que os causadores dos transtornos, do caos e da violência nos dias de jogos entrem nos estádios ou estejam ao redor dos mesmos.
O PROBLEMA É ESTRUTURAL, é complexo e deve ser cuidadosamente analisado. As torcidas organizadas são as que fazem belas festas nos estádios, com seus bandeirões, tambores e músicas que motivam e empurram seus respectivos times.
Isso é maquiagem, né? Quem depreda os ônibus não são as camisas nem as baterias. São os integrantes. E esses continuam podendo ir em bandos para fazerem as mesmas coisas. Simples assim.
Tirar a bateria, bolas festas. Essa reta final do Campeonato vai ser uma BOSTA!
Acho errado, pois vai tirar o brilhodas arquibancadas e tudo por causa de uma confusão exclusiva da Fanaútico e Batalhão de Choque.
Discordo plenamente, apesar de não fazer parte de nenhuma torcida organizada, muitos vão pagar por culpa de alguns, é a mesma coisa que mandar prender uma pessoa sem ela ter cometido crime algum!