A futura fonte de receita está na web

Sites oficiais de Santa Cruz, Náutico e Sport. Crédito: reprodução/internet

Receita via web. Acredite, isso vai gerar cada vez mais receitas para os clubes…

No ano passado, 20% do faturamento do Manchester United (www.manutd.com) veio através de seu site oficial, que rendeu R$ 148 milhões. É o site de clube mais acessado do mundo, com cerca de 116 milhões de acessos (pageviews) por mês!

A visualização do portal do clube inglês supera a soma de todos os clubes brasileiros.

Abaixo, um raio x dos braços oficiais dos grandes clubes do Recife na internet. Os três times vão lançar novas versões (layouts) ainda neste ano, reforçando a participação nas redes sociais, fato cada vez mais presente nos sites de clubes mais lucrativos.

Observação sobre os pageviews: a distorção nos acessos do site tricolor sobre os rivais é justificada pelo fato de que o portal existe desde 1996, desenvolvidos por torcedores. Só foi oficializado em 2002 – o do Sport, por exemplo, surgiu em 2008.

Paralelamente a isso, o Leão e o Timbu também têm sites populares criados por torcedores, como SportNet e TimbuNet, com 3,9 milhões e 480 mil acessos mensais, respectivamente. Porém, essas páginas não entraram em acordo para a oficialização.

www.sportrecife.com.br
Acessos/mês: 1,4 milhão de pageviews
Noticias/mês: 130
Equipe: 5 funcionários
Twitter (@sportrecife): 25.987 seguidores
Facebook: 5.699 torcedores

www.coralnet.com.br
Acessos/mês: 3 milhões de pageviews
Noticias/mês: 145
Equipe: 5 funcionários
Twitter (@scfc_oficial): 2.803 seguidores
Facebook: 2.347 torcedores

www.nautico-pe.com.br
Acessos/mês: 240.000 pageviews
Notícias/mês: 66
Equipe: 2 funcionários
Twitter (@nauticope): 5.956 seguidores
Facebook: 2.566 torcedores

O que você acha do site oficial do seu clube? O que precisa melhorar? Opine!

Abaixo, os responsáveis pelos sites: Renato Arruda (Santa), Ana Campos (Náutico) e André Fontenelle (Sport). Veja um post com outros sites pernambucanos AQUI.

Fotos dos coordenadores dos sites de Santa Cruz, Náutico e Sport. Fotos: Bernardo Dantas e Paulo Paiva/Diario de Pernambuco

www.manutd.com

10 Replies to “A futura fonte de receita está na web”

  1. Pingback: Informação esportiva, virtual e atual | Blog de Esportes

  2. Pingback: Náutico em jogada de Marketing : Blog dos Blogs

  3. Pingback: Avanço virtual + marketing | Blog de Esportes

  4. Gosto muito do site do Santa Cruz, porém faria duas observações:
    1) falta interatividade. Queremos opinar, debater, sugerir, criticar, mas não vejo espaço pra isso. Deveria ter um canal aberto com a Diretoria para ouvir o torcedor.
    2) falta tempestividade, às vezes. As notícias do Santa Cruz saem no rádio ou jornal e só depois aparece no site. Acho que tudo que diz respeito ao Santa Cruz o torcedor deveria tomar conhecimento, em primeira mão, através do site oficial do clube.

  5. ou seja:os nossos endereços na Net,são Muito Limitados.já acessei o”SportNet”e um q eles ainda tem no JC:”Meu Sport”.o menos PIOR,é o”Meu Sport”!á vi tambem o”TimbuNet”.fraco!

  6. Sobre o site oficial do Sport:

    Falta muita coisa ainda: mais notícias, esportes olímpicos, fotos atualizadas (aqui uma crítica, a foto oficial dos jogadores do elenco é feita sem nenhum cuidado, camisas antigas, uniforme de jogo por cima da camisa de treino, péssimo), espaço para o torcedor opinar, espaço para os sócios, link para a loja virtual, mais interatividade, OUVIDORIA para os torcedores.

    O site é bom, mas poderia ser melhor.

  7. o que falta no coralnet, é o espaço para comentarios que não existe, o que transmite um certo ditadorismo por parte do site, em não expor a opinião e nem as criticas e sugestões feitas pelos torcedores, e impedindo uma interação maior entre torcida e clube.

    um pecado imperdoavel por parte do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*