Crise de ética na Fifa respinga na preparação do Brasil

Joseph Blatter, presidente da Fifa. Foto: Fifa/divulgação

Coletiva para mais do mesmo.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, concedeu uma entrevista coletiva após a reunião do comitê executivo da entidade, em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira.

Entre as frases meticulosamente preparadas para tentar transparecer um clima irreal no péssimo momento da entidade, Blatter soltou a seguinte pérola:

“O futebol não está em crise. O futebol está enfrentando algumas dificuldades e elas serão resolvidos dentro da nossa família.”

Crise familiar? Imagina…

A Fifa, com lucro de R$ 1,045 bilhão nos últimos quatro anos, tem quatro de seus principais membros do comitê executivo envolvidos em acusações de corrupção.

As notícias, repercutidas em todo o planeta, colocaram em xeque a lisura das eleições para os Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar), já polêmicos.

O próprio secretário-geral, Jérôme Valcke, também defendeu a entidade (veja AQUI).

Com a mudança no foco, a alta cúpula da Fifa acabou “esquecendo” o ano de 2014, no Brasil. Se já estava em marcha lenta com as inúmeras cobranças, image sem…

Sujeira por lá, atraso aqui. E assim caminha o futebol moderno.

Jeérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. Foto: Fifa/divulgação

8 Replies to “Crise de ética na Fifa respinga na preparação do Brasil”

  1. leonardo-pe, concordo. Tanto que nem citei a Rússia. Creio que a Rússia foi uma boa escolha. Agora, quanto a 2022, concordo com o Cássio. Acho que era a vez da Austrália.
     E 2014 ? Bom, cada vez que fico preso no trânsito do Recife, ou tenho um pneu furado nas crateras que tomam conta da RMR, ou mesmo quando vejo postos de saúde sem médicos ou remédios, tenho a certeza que foi uma péssima escolha.
    Acho que 2014 deveria ser na Inglaterra. Eles têm tudo pronto.
    O Brasil não vai ser primeiro mundo por sediar um Copa. O Brasil é a prova que primeiro mundo não é só questão de dinheiro, mas de mentalidade. Do jeito que a coisa vai por aqui, sempre seremos o país do futuro.

  2. Quanto mais atrasada uma obra, maior será o custo e consequentemente a transferência de dinheiro público para a iniciativa privada.

    É tudo o que a “família” FIFA deseja.

    Duvido que será diferente na Rússia ou no Catar.

  3. EASN:a Russia,está 8 ANOS mais adiantada em termos de Obras!eles vão deixar tudo pronto antes até de 2017(sendo mais pessimista).sobre essa copa-2014,o q se temia,já está aparecendo.além da inacreditável INCOMPETENCIA,obras q nem sairam do papel,estão Superfaturadas!é a FARRA DO BOI!

  4. EASN,

    São 3 Mundiais seguidos com vencedores (para o status de país-sede) oferecendo uma estrutura abaixo do patamar de excelência que sempre marcou a Copa do Mundo.

    Em 2014, na nossa Copa, o Brasil se deu bem por causa do sistema de rodízio de sedes, por continente (confederações). Mas aí, de forma velada, começou toda a articulação para uma candidatura improvável – mesmo com o atual bom momento econômico do país, que não era nada disso em 2007, na eleição da Fifa.

    Na de 2018, a Rússia mostrou, é verdade, um potencial forte, em um projeto sólido, já em andamento (tanto quanto o nosso!). Talvez seja a única vencedora incontestável. A Inglaterra era melhor? Sim. Na Terra da Rainha, os estádios já estão prontos, assim como a infraestrutura viária e hoteleira. Mas também se fosse sempre assim, as sedes ficariam sempre num “clube exclusivo” de países. Surpresa sim, mas com respaldo.

    Sobre 2022, no Catar, aí é complicado… Chamar de “zebra” é enxergar a disputa como um jogo de futebol, o que, obviamente, não é. Sem um política forte nos bastidores – seja lá como foi que isso aconteceu -, essa candidatura jamais teria chance. Era a vez da Austrália…

    No fim, construtoras de todo o mundo se deram bem, em cifras bilionárias…

  5. Cássio, está evidente que houve fatos obscuros nessa escolha do Catar. Catar vencendo Austrália, Coreia do Sul (que já tem a infraestrutura do mundial de 2002) ?
    Parace que a verdade está aparecendo!

  6. quem está fazendo a farra com essa história(como se o mesmo fosse tão limpinho)é Juca Kfouri!hoje,no”Tabelinha Uol”,passou mais de 10 minutos falando disso!sobre a FIFA:é a morte do neoliberalismo.ou seja:do dinheiro a qualquer custo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*