Se o marketing é tudo hoje em dia no ramo dos negócios, assista ao vídeo oficial que vem vendendo a imagem de Pernambuco para o exterior, via Copa do Mundo de 2014.
O trabalho, compilado em quase seis minutos, passa pela expansão da economia do estado, cultura, clubes recifenses e pelo projeto da arena.
Inspirado no livro homônimo de George Orwell, o filme 1984 aborda o regime totalitário e repressivo de um país, com toda a população controlada por câmeras.
Câmeras espalhadas em todos os cantos, das ruas aos quartos. Esse contexto acabou colaborando para a criação do programa Big Brother.
Com a exposição da imagem cada vez mais abrangente, não surpreende saber que aquela ideia, de alguma forma, se tornou realidade…
Pois é exatamente isso o que a Fifa vem fazendo para acompanhar as obras dos 12 estádios para a Copa do Mundo de 2014, trinta anos depois da impactante película.
São câmeras ligadas 24 horas por dia nos canteiros das arenas, com conexão à internet e sinal exclusivo para o comitê organizador do Mundial e, obviamente, para a cúpula da entidade que comanda o futebol. Ideia batizada de “inspeção virtual”.
O projeto já havia sido antecipado pelo blog há mais de um ano (veja aqui).
Falta saber, porém, quando o público poderá monitorar essa gama de obras…
Por enquanto, apenas uma dose homeopática, com uma exposição dos vídeos na feira Soccerex, no Rio de Janeiro. O Grande Irmão fará mais do que isso?