Independentemente dos manejos da história, as torcidas dos três grandes clubes do Recife são formadas atualmente por pessoas de todas as camadas sociais.
Na mesma massa, existem aqueles que assistem aos jogos nos camarotes, aptos financeiramente para consumir os mais diversos produtos oficiais do clube.
Obviamente, nessa gama estão também os torcedores com a mesma paixão, mas sem condições financeiras para acompanhar o time como gostaria.
Aos clubes, cabe o necessário papel de enxergar todos os seus torcedores, que formam o maior patrimônio de qualquer agremiação de futebol.
Pois o Sport acaba de lançar um inovador projeto social, que consiste em realizar reformas nas casas de torcedores (sócios ou não) indicados por sócios, através de cartas. Pessoas inseridas em classes sociais mais baixas, claro.
O projeto Pela Minha Casa Tudo foi desenvolvido após a criação de um pool de patrocinadores do Leão, como MRV, Banorte, Iquine, Coca-Cola e Eletro Shopping. Reforma estrutural, pintura, equipamentos e até crédito no pacote.
A primeira ação aconteceu no bairro dos Coelhos, na casa de Dona Maria. A torcedora completou 107 anos. Sim, ela é oito dias mais velha que o próprio clube.
Que ideias assim se estendam aos rivais e que durem bastante tempo…