Eis a fase final de uma das melhores edições da Eurocopa dos últimos tempos.
Portugal x República Tcheca (quinta, 15h45, Varsóvia)
Vice-campeões em 2004, os lusos voltam a sonhar com a conquista continental, após a sofrida classificação. Assim como os tchecos, Portugal estreou com derrota e precisou vencer na última rodada para avançar. O motivo da confiança vem da recuperação técnica de Cristiano Ronaldo, que marcou os dois gols da virada sobre a Holanda. O atacante do Real Madrid marcou nas últimas três edições da Euro. O time irá encarar a compacta formação da República Tcheca, sempre à espera dos contragolpes.
Espanha x França (sábado, 15h45, Gdansk)
Em campo, dois bicampeões da Europa. Tirando a goleada sobre a Irlanda, a Fúria não empolgou. Jogos cadenciados, com um outro lampejo de Iniesta e Xavi. A indecisão de Vicente del Bosque sobre a função de contar com um atacante (Fernando Torres) é outro ponto. Apesar disso, a atual campeã mundial e europeia aparece como favorita diante da França de Ribéry, Diarra e Benzema. Os franceses, campeões de 1984 e 2000, vêm tendo um bom volume ofensivo, mas estão pecando nas conclusões.
Grécia x Alemanha (sexta, 15h45, Donetsk)
Maior surpresa nas quartas de final, a Grécia terá de cara a maior campeã da Euro. A tricampeã Alemanha foi o time que apresentou o melhor futebol na fase de grupos. Não por acaso foi o único time que venceu as três partidas, tendo como destaque o meia Bastian Schweinsteiger. Os gregos, que surpreenderam com o troféu de 2004, seguem no mesmo ritmo, tentando se defender e se lançando pouco ao ataque. Pragmáticos e, de forma incrível, vem dando resultado. Novamente.
Itália x Inglaterra (domingo, 15h45, Kyev)
A liderança inglesa nos minutos finais do grupo D colocou frente a frente duas escolas tradicionais. No English Team, as eternas bolas aéreas, apesar da evolução técnica de sua equipe, que conta com os talentosos Gerrard e Rooney. Na Azzurra, a defesa bem postada de sempre, mas sem abrir mão do ataque. Os atacantes Cassano e Balotelli vêm sendo bem municiados pelo meia Pirlo, um dos melhores jogadores da primeira fase.
Pitaco do blog para a semifinal: Portugal x Espanha e Alemanha x Itália.
Grandes jogos.
Aposto em Republica Tcheca x Espanha e Alemanha x Itália.
A Republica Tcheca vai surpreender. Está jogando bem… E, claro, contando com a velha amarelada do Cristiano…