Fogos corintianos no Grande Recife

Fogos

Fim de jogo no Pacaembu. Corinthians classificado à final da Taça Libertadores.

No Recife, um intenso foguetório. O ato sincronizado ao apito final do árbitro Leandro Vuaden indica que não havia relação alguma com os festejos na capital.

Fogos em todos os cantos da cidade, sem distinção econômica.

Através do twitter foi possível conferir o relato de torcedores dos times pernambucanos das mais diversas localidades da região metropolitana do Recife.

A incredulidade com o tamanho da ação (invasão?) mostra que o aumento da paixão clubística fora dos limites geográficos do estado não é tão silenciosa assim…

Nas últimas duas pesquisas com dados do Grande Recife (Opine/2008 e Plural/2011), o Corinthians já aparece com a quarta maior massa da cidade, tendo 1% da preferência.

Segundo a estimativa demográfica mais recente do IBGE, a capital e seu entono são ocupados por 3.898.470 habitantes. Assim, existem quase 39 mil corintianos.

No interior não há novidade quanto à presença corintiana, que varia entre 4,8% e 8,1%.

Essa concorrência bem no coração das maiores torcidas locais pode ser o estalo para uma análise mais profunda, com aspectos como o processo migratório, por exemplo.

A inserção do Timão na mídia local só tende a aumentar. Neste ano, com Náutico e Sport na Série A, a grade será composta pela presença do Corinthians, com 11 partidas.

No primeiro turno, por exemplo, o Timbu só terá um jogo transmitido na TV aberta.

Isso reforça a tese de que a imagem dos clubes pernambucanos precisa ser revitalizada, caso queiram preservar o fato de contar com a maioria absoluta no estado (veja aqui).

Essa margem de 1% assusta ou é fogo de palha? A certeza é que já faz barulho.

Fogos

71 Replies to “Fogos corintianos no Grande Recife”

  1. Sou Alvirrubro,mas estou SIM torcendo para que o Corinthians seja campeão!
    Isso não vai me deixar mais nem menos Alvirrubro \oõ/

    Vai pra cima deles Timão/

  2. porque colocaram fotos illustrativas? que interesse é este nesta matéria?

    NORDESTINO DE CORAÇÃO TORCE PARA TIME DA SUA REGIÃO.

    EM PERNAMBUCO NÃO!

  3. Esse post é ridículo, a começar pelas fotos que impressionam e dão um folego ilusório a notícia. Não houve esse foguetório todo, houve sim comemorações, todos tempos nossas preferências, eu por exemplo, detesto o corinthians, e daí? Cada um torce pra quem quiser. Essa história de ter que torcer pra time de pernambuco é no mínimo medíocre. Se for assim, galera, vamos fazer um abaixo assinado pra o Diário de PERNAMBUCO despedir o Cassio Zirpoli porque ele não é Pernambucano!

  4. este q vos fala Paulo,ouviu isso!mudando de assunto:teremos a serie C?o 13-PB ganhou mais uma na justiça!

  5. NINGUÉM QUE SABER DESSA MERDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SANTA CRUZ ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. não é mentira Ricardo Freire.estava no computador quando ouvi daqui da minha residencia(candeias),um belo foguetório!e não é armação nido filho.EASN:estava com saudades de ti.e quer saber:voce tem razão ao chamar o nosso governador de Pernambuco de”CORONEL”!as burrices e burradas q esse cidadão vem fazendo é algo impressionante!e outra:concordo contigo!exemplo:JCPM!usa tão bem o”orgulho de ser nordestino”(Radio Jornal AM.o reduto do atraso Pernambucano)q é um dos homens mais ricos do Brasil.e quem trabalha para o mesmo é explorado de maneira desumana.mas,o povo daqui aplaude esse cara de pé!

  7. Absurdo isto virar tema o que é bom tem que ser valorizado e curtido em qualquer lugar ninguém no Brasil vai ouvir Luiz Gonzaga porque é de Pernambuco? ninguém vai tomar um Whisky porque é escocês, não vamos curtir um rock porque é inglês ? abaixo pequenice vamos em frente Pernambuco olhar para frente continuar neste processo de desenvolvimento não só de nossa economia como de nossa sociedade, viva o futebol, viva o Sport, Náutico e o Santa Cruz  e viva o timão ao qual torço nação de 35.000.000 milhões de brasileiros e grande parte destes de nordestinos que são cidadães brasileiros trabalhadores gente que dignifica e honra a todos nós espalhados por este Brasil afora.Viva a liberdade de escolha!

  8. O que vocês estam vendo é pura armação, moro num barrio onde se concentra a maioria dos trabalhadores de Suape, só no meu prédio moram uns 20 paulistas todos contrados por empresas de Suape, o que eu vi foi muita gritaria e comemoração dos dois lados mas dizer que o foguetório foi uma coisa de outro mundo é muita balela……..

  9. Não sei porque tanta indignação de certas pessoas em relação a isso, Desde quando só é possível torcer por 1 time??
    Eu Sou Tricolor Fanático, amo o meu santa, vou pra todo Jogo…Também sou Corinthiano, Maloqueiro e sofredor (O Santa e o Timão até se parecem devido ao Sofrimento de suas vitorias) e não tenho nenhum pudor de torcer pelos 2..

    Eu tenho a capacidade e MEU Coração aguenta todo esse sofrimento, por isso Amo meus 2 times e torço como nunca por eles!!! 

    Sei q pra muitos isso parece Ridículo, Anti-Nordestino e talzzz…

    Mais Respeitem e Torçam, vibrem e Sofram de Emoção por seus times sem descrições…

  10. Cássio, vc eh cacete mesmo.
    Fiquei indignado com os fogos ontem.  
    Muito importante escrever sobre esse assunto, é dever da imprensa local tocar nessa ferida.
    O fato de Pernambuco, em regra, dar mais valor aos times da terra (ao contrário do resto do nordeste) tem grande participação da nossa imprensa. 
    Parabéns!

  11. Caso alguém tenha ficado na dúvida: as fotos são ilustrativas, apenas. Não são do Recife.

  12. Diego, essa história de estado “guerreiro e revolucionário” não passa de falácia.
    O povo pernambucano em geral, é passivo e babaca, se prostrando a elite local. Essa sim, sempre se beneficiou às custas dos trouxas e usa essa estória de povo “revolucionário” somente para manter a mamata que tem às custas da maioria.
    Tanto que o IDH daqui é um dos piores do brasil, apesar do “milagre” econômico. 
    Além disso, não sei que frescura é essa da imprensa daqui quanto a torcer por times de outros estados. Sim, isso é o pensamento da imprensa local que os torcedores se limitam a repetir como papagaios. Que eu saiba cada um tem o direito de torcer para quem quer.

  13. Acho que o processo migratório tem boa responsabilidade nisso aí. Cada vez mais e ainda mais agora que ele vem sendo feito no sentido Sudeste -> Nordeste também.

    Não é à toa que em muitos jogos do Sport no interior de São Paulo, por exemplo, geralmente apresentam mais torcedores do Sport que do dono da casa.

  14. Tudo bem, a torcida desses times tem crescido por aqui. Mas também temos que lembrar que existem vários paulistas, cariocas, etc morando por aqui!

  15. Fico muito triste com isso…. Pernambuco tem uma história de muitas lutas e revoluções por não ser prostra diante das imposições que vinham de fora pra cá… e isso vem mudando, perdendo as raízes, torcendo pra esses times sulistas.. muito triste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*