A difícil missão dos estudantes na Copa do Mundo desde 1950

Carteira de estudante 2012

Não é de hoje que a Fifa impõe barreiras sobre ingressos destinados a estudantes, uma categoria com preços mais baixos. Na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, o cenário foi complicado, mesmo panorama que se projeta para 2014.

Ao todo, 1.045.246 tíquetes foram vendidos nas 22 partidas. Deste total, apenas 5.617 para estudantes, o que corresponde ao irrisório percentual de 0,5%.

Para se ter uma ideia, a decisão entre brasileiros e uruguaios, no Maracanã, teve no borderô oficial 173.850 pagantes. Apenas 730 estudantes! Era o número padrão.

Vale lembrar que sequer havia a lei da meia-entrada na época.

Contrariando a Fifa, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Geral da Copa dando aos estados a opção de negociar o formato de venda de ingressos para estudantes.

Pode até ter confrontado a Fifa, mas ainda não deu uma solução ao caso…

Pelo menos fica evidente que faz tempo que a entidade que comanda o futebol está pouco ligando para isso. O que importa é renda na bilheteria, sem meia entrada.

Confira o relatório oficial da Copa do Mundo de 1950 clicando aqui.

Em 1950, no único jogo no Recife, a Ilha do Retiro recebeu 8.501 torcedores, segundo o borderô oficial. Nenhum ingresso de estudante foi comercializado…

Copa do Mundo 1950: Chile 5 x 2 Estados Unidos. Foto: Fifa/divulgação

One Reply to “A difícil missão dos estudantes na Copa do Mundo desde 1950”

  1. Ai que coisa de pobre, nem me preocupo com isso, pois só frequento os melhores camarotes. Sou VIP, sou high society, sou LUXO, sou CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*