Na conjuntura geo-econômica do futebol brasileiro proposta pela CBF, os estados do Maranhão e do Piauí não estão inseridos na região Nordeste. Pois é.
Considerando as duas unidades da federação, uma população de 9.854.527 habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2012.
Clubes como Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão, River e Flamengo de Teresina estão atrelados ao futebol do Norte. Desde a primeira edição oficial da Copa do Nordeste, em 1994, os dois estados nunca fizeram parte da organização.
Já a Copa Norte, realizada de 1997 a 2002, contou com a presença de maranhenses e piauienses. O Sampaio ergueu a taça em 1998, com aquela sensação estranha…
Trata-se de um regional mais fraco economicamente, debilitando ainda mais os representantes dos dois estados nordestinos, como preza a divisão oficial do país.
Por outro lado, no Nordestão, os sete estados presentes não fazem muita força para contar os vizinhos, considerando o modelo vigente mais viável.
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Participe da nova enquete do blog
Você concorda com a ausência dos clubes do Maranhão e do Piauí na Copa do Nordeste?
- Sport - Não (39%, 223 Votes)
- Santa Cruz - Não (21%, 121 Votes)
- Náutico - Não (15%, 84 Votes)
- Sport - Sim (14%, 79 Votes)
- Santa Cruz - Sim (6%, 35 Votes)
- Náutico - Sim (5%, 31 Votes)
Total Voters: 573
Essa questão é mesmo rididícula e sem qualquer justificataiva. Ja imaginaram uma copa do Brasil sem, por exemplo, a presença de amazonas ou Acre? Não tem explicação. O mesmo acontece com a copa do nordeste. É inaceitável que o Piauí e o Maranhão fiquem de fora. Até pode ficar, mas então arrumem outo nome para a copa, porque sem a presença dos dois estados, não é copa do nordeste.
Até o meio deste ano de 2013 se não houver uma definição acerca dos clubes do PI e MA na Copa do Nordeste de 2014, eu entro com uma representação no MPF (de Teresina) tentando incluir estes dois estados na competição. Sou nordestino e gosto do futebol local, não o do sul. Muitos assistem ao futebol do sudeste porque falta investimento local e este é uma grande oportunidade. Na minha representação pretendo colocar como pólos passivos a CBF e um órgão do governo federal (estou pesquisando) que fiscaliza o desporto nacional. Assim me dará mais credibilidade se a ação for de âmbito federal. Todos nós temos que ter o mesmo direito. Logística é apenas um argumento contrário à inclusão desses estados. Para isso, há patrocínio. Quero ver clubes de todo o nordeste jogando aqui em Teresina. É um direito meu. Fora isso, aqui reside uma porção de pernambucanos, baianos, cearense residindo na capital cujo direito está sendo cortado para atender a uma elite do futebol do NE, que se sentem discriminados em relação aos clubes dos 13…Portanto na minha representação vai haver assinaturas de piauienses, maranhenses, cearenses, baianos, pernambucanos, alagoanos, sergipanos etc que no PI residem e gostam dos seus clubes nordestinos. Só porque não moram em seus estados de origem não podem ter o mesmo direito?
ACABO DE LER QUE A CBF INCLUIRÁ OS CLUBES DO PI E MA NA COPA DO NORDESTE 2014. CLUBES TRADICIONAIS EM SEUS ESTADOS COMO RÍVER, SAMPAIO CORRÊIA E MOTO CLUBE, NÃO PODEM JAMAIS FICAR DE FORA DE UM CAMPEONATO COMO ESSE. SÃO AUTÊNTICOS CLUBES NORDESTINOS COM MAIS DE 60, 70 ANOS DE EXISTÊNCIA E DETENTORES DE GRANDES TORCIDAS EM SEUS ESTADOS. O NORDESTE DEVE SER UNIDO, SEMPRE!
É incrível como existem discrepâncias e alguns comentários infelizes sobre os times maranhenses e piauienses. Todo time por menor que seja merece respeito e atenção, o que não é o caso das agremiações dos estados citados que apresentam títulos nacionais e participação em competições intercontinentais. Possuem base em consolidação e trabalhos sociais nas cidades que os sediam. Sou maranhense e defendo o esporte inclusivo como viés ao combate as desigualdades sociais. Portanto, NÃO CONCORDO COM A EXCLUSÃO! AINDA, como pode a CBF pode desconsiderar times estaduais, quando o slogan da sua página na internet é “Brasil o país do futebol”. Mesmo com dimensões continentais, não é possível que não haja uma cabeça pensante para resolver os problemas relacionados a logística, apoio financeiro e demais atribuições das competições estaduais e inter-estaduais. SIM, A INCLUSÃO DO MARANHÃO E DO PIAUÍ NA COPA DO NORDESTE.
Claudio Amorim
Sabias palavras , e comentarios assim que precisam ser postado , para que possam debatidos entre nós mesmo para o engrandecimento nosso FUTEBOL .
Por isso eu sou a favor do fim dos estaduais , e criação da LIGA DO NORDESTE com series A B C , isso não vai acabar com a rivalidade tradicional como algumas pessoas acham. Muito pelo contrario vamos ter confrontos entre as grandes torcidas da região em campeonato muio mais forte que os estaduais que são na maioria deficitarios .
SPORT
S.CRUZ
BAHIA
CEARA
FORTALEZA
VITORIA
NAUTICO
AMERICA
ABC CRB CSA
TREZE
CAMPINENSE
SAMPAIO
SÓ AI JA SÃO 14 GRANDES TORCIDAS
PELO NORDESTE TUDOOOOOOOOO
Pessoal, a ideia é o fortalecimento do futebol nordestino, e não haverá fortalecimento de um nordeste quando outro nordeste é esquecido. É hipocrisia concordar com isso. E essa de logística, de distância, é a maior asneira que ouvi, pois então o Paysandu não jogaria na série A, como jogou muitas vezes. O Rio Branco do Acre não disputaria a série C, a mesma do Santa Cruz. Essa de que só no MA e no PI se torce para times de RJ e SP é também falácia. Em todo o nordeste isso acontece. Vai o Palmeiras jogar em Alagoas e a torcida palmeirense alagoana invade o treino. Vai o Botafogo jogar na Paraíba e falta não caber gente. Vai o Corinthians jogar no RN e é a mesma coisa. O Flamango, o Vasco, o Flu, o SP, aonde forem, acharão torcida, até na BA e em PE. A maior concentração de flamenguistas está do lado leste do nordeste. Então vamos esquecer esse negócio. Os torcedores só deixarão essa bobagem de torcer para times de fora quando se conscientizarem de que têm time para torcer em casa. E isso passa pela valorização que estão tentando fazer ao futebol nordestino, mas infelizmente ainda contaminado pelo capitalismo selvagem e pela falta de ombridade de alguns irmãos nordestinos, que criticam quando são discriminados na parte de baixo do mapa brasileiro, mas inventam um outro tipo de discriminação na própria região, que corta sua própria carne. No MA, por exemplo, há um dos maiores times do Nordeste, que faz inveja a muito time de vitrine da região, como bem lembrou o Washington (cometário 6): o Sampaio Correa Futebol Clube, 31 vezes campeão estadual, campeão da série B – 1972, campeão da série C invicto 1997, campeão da Copa Norte 1998. E está invicto há 12 partidas na série D, faltando apenas um jogo para o retorno à série C, botando 40 mil no Castelão. Acho que o torcedor do Santa Cruz, do Náutico, do Ceará ou do Fortaleza gostaria de ter no currículo um título de série B… ou C!!! Maranhão e Piauí já ou o Nordestão tem que acabar!!!
AGINDO DESTA MANEIRA, ESTAMOS AJUDANDO A CBF A ENFRAQUECER AINDA MAIS OS TIMES NORDESTINOS. ERA PARA SE INSERIDOS OS CAMPEÕES E VICES DO PI E DO MA, SE NÓS RECLAMAMOS TANTO DE INDIFERENÇA, ESTAMOS AGINDO DA MESMA MANEIRA.
A BARBIE NÃO ESTA NA COPA DO NORDESTE, PQ FOI INCOMPETENTE. DIFERENTEMENTE DOS TIMES DO ESTADO DO PI E DO MA.
ACORDA LOMBRIGA COLORIDA… SÉRIE D
MARANHÃO E PIAUI NA COPA DO NORDESTE JÁ.
TEMOS QUE FAZER O NORDESTE CRESCER POR COMPLETO.
Nós aqui de PE vivemos reclamando que a CBF faz discriminação com relação aos clubes do NE no campeonato brasileiro. Como pode excluir o MA e PI se os mesmos fazem parte da região NE? ACHO UMA TOTAL DISCRIMINAÇÃO!!
A ideia eh boa, entretanto foram excluido o estado do Piaui e Maranhao. Juazeiro do Norte, Caruaru e tantos outros clubes e cidades do Nordeste que iriao fortalecer e dar maior sustentação ao campeonato. Mais uma vez a televisao ditou as regras e mais uma vez foi organizado para nao dar certo. Ate quando a televisão do sul, sudeste vao dizer o que temos que fazer, ver e obedecer?
acho que o torcedor da coisa concorda e apoia!
eles são contra o santa e o náutico no grupo dos treze ,
nesta pesquisa tirem o torcedor da coisa!!!!!!!!!!!!!!!
UMA PERGUNTA A COISA AGORA E TRICOLOR?
VERMELHO PRETO E AMARELO E A COR DO CÂO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
FLAVIO CAMPOS, POIS É, NÃO TEM NENHUM SENTIDO TIMES GRANDES DE SUA REGIÃO FEITO O NÁUTICO FICAR DE FORA DE UM CAMPEONATO FEITO A COPA DO NORDESTE, SÓ POR QUE FEZ UMA CAMPANHA RUIM NO PERNAMBUCANO, ISSO PARA MIM É MUITO ERRADO, MAIS PROXIMO ANO O NÁUTICO COM CERTZA VAI ESTÁ NESTA COPA DO NORDESTE.
Valeu flávio,gostei da Tua opinião
Concordo sim, e não é discriminação não, infelizmente nós moramos num pais continental e mesmo numa região só os deslocamentos e desigualdades ainda são gritantes, é uma questão de logistica (custos) os estados do MA, PI estão mais proximos da região Norte do que NE, além disso os vôos comerciais ainda não tem demanda de custeio, o que inviabiliza sua participação no nordestão. Viajar para estes estados de vôo rasteiro só do CE e RN e convenhamos apenas estes não dá
Como um clube pode ser considerado Campeão do Nordeste sem enfrentar times do Maranhão e do Piauí?
CLARO QUE NÃO!!!!!!! AO INVÉS DE SER 4 CHAVES COM 4 TIMES , DEVERIA SER 4 CHAVES COM 5 TIMES, ENTRANDO 2 DO PIAUI E 2 DO MARANHÃO.TOTALIZANDO 20 TIMES , SERIA ATÉ MELHOR , POIS EM CADA CHAVE SE JOGARIA 2 VEZES A MAIS, AUMENTANDO A RECEITA DA RENDA. E TEM MAIS O SAMPAIO CORREA DO MARANHÃO NO ÚLTIMO JOGO DE SÉRIE D COLOCOU 40 MIL PESSOAS NO CASTELÃO. SOU TORCEDOR DO SPORT , MAS NÃO PODE É DEIXAR DE PARTICIPAR O NAUTICO, CSA, TREZE E OUTROS TIMES QUE TEM TORCIDA PARA ENTRAR FEIRENSE DA VIDA E OUTRAS TIMES QUE NÃO TEM TORCIDA. SOU SPORT ATÉ MORRER!!!!!!!!
NA MORAL SEM QUERER SER CHATO!
OS CARAS NUNCA PARTICIPARAM DA COPA DO NORDESTE! AÍ AGORA PQ VOLTOU QUEREM PARTICIPAR??
ELES ESTÃO NESSE CHORORO PQ A COPA NORTE NÃO VOLTOU!
EI RAPAZIADA SEM NEGOCIO DE PRECONCEITO!! NUM TEM NADA A VER UMA COISA COM A OUTRA NÃO É NEGOCIO DE QUE ESTAMOS DISCRIMINANDO!
O NORDESTINO TEM QUE PARAR COM ESSE COMPLEXO DE INFERIORIDADE E SE IMPORTAR COM TD O QUE OUTROS DIZEM!
eu não concordo, pelo fato de eles serem da região e ter todo o direito de participar da competição, mas pelo outro lado eu acho muito bom, ( entrando no lado de torcida) a maioria deles tudo torce por time do sul, ao inves de torcer por time da região ou do estado deles, então se levar em conta isso para mim foi bem feito.
Em São Luís, o Sampaio Corrêa acaba de reabrir o estádio Castelão (não confundir com o estádio de Fortaleza).
Agora composto por cadeiras e com um placar eletrônico moderno, o local teve 40 mil pessoas na abertura.
Jogo em que o Sampaio se classificou para as quartas de final da vigente Série D: http://twitter.yfrog.com/mnyhtuhqj
Por sinal, em 1998, quando disputou a semifinal da Copa Conmebol (extinto torneio da Confederação Sul-americana de Futebol), o Sampaio Corrêa levou 96.000 pessoas no duelo contra o Santos. O Peixe avançou.
Tem que respeitar o Sampaio Correia, Campeão da Série B e C, titulos que representantes da Copa Nordeste que possuem respeito fora da região como Vitoria, Ceara, Fortaleza, Nautico, SAnta Cruz e America-RN não possuem.
Acho que engrandeceria ainda mais a região contando com estes dois estados, mesmo com a disparidade na qualidade do futebol do Piaui.
EU NAO CONCORDO , APESAR QUE ELES ACOMPANHAM MAIS OS TIMES RJ DO Q O PROPRIO CAMPEONATO
Maranhão e Piauí ficarem de fora é tão excludente quanto esta enquete não ter opção para torcedores dos times do interior. Só torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz votam? E os torcedores do Salgueiro? E do Central?
bam lembrado, caro daniel . o ex pesidente lula falou em varias oportunidades que pra que nos sejamos respeitados la fora tinhamos que antes respeitar a nossa propria gente. e isso e fato !! mas nunca fazemos ou fazemos ao contrário. isso é hipocresia, certo
Tiraram eles pra competição ficar mais enxuta,mas acredito que no ano que vem ou 2014. esses estados estarão na competição. e quem sabe 32 equipes!
Nós de PE falamos tanto do seleto G12 nacional e da maneira como a distribuição das cotas de tvs são excludentes, mas na hora de olhar pro umbigo somos os primeiros a repetir o ato, sem se preocupar com o próximo.
É fato que há a disparidade futebolística, claro, mas isso só irá cessar qd esses estados também forem incluídos. Sem oportunidade ninguém cresce, concorda?