Nos últimos anos, o futebol feminino no estado teve lampejos de desenvolvimento.
Em 2008 e 2011, Sport e Vitória foram vice-campeões da Copa do Brasil. Também no ano passado, a Seleção Brasileira disputou um amistoso no Arruda, com Marta.
Agora, em 2012, o ponto alto em relação à organização do esporte por essas bandas.
O estado será a sede da 4ª edição da Copa Libertadores da América Feminina, com a chancela da Conmebol. A ideia vinha sendo costurada há bastante tempo.
No início do mês, o torneio já era tida como certo. Neste sábado, a FPF bateu o martelo e irá assumir a organização da competição, que contará com doze clubes representando os dez países que integram a Conmebol (veja aqui).
Jogos no Recife (Aflitos), Vitória de Santo Antão (Carneirão) e Caruaru (Lacerdão).
Clubes tradicionais como Boca Juniors da Argentina, Nacional do Uruguai e Colo Colo do Chile deverão ser representados por suas mulheres.
Ao país-sede, fato que sempre coube ao Brasil, uma vaga extra. Além do São José, atual campeão continental, a Acadêmica Vitória. Tricampeão estadual, o clube mantém um elenco e vem estruturando a categoria de base com um centro de treinamento.
Por mais amador que o futebol feminino ainda seja, um torneio deste porte, que terá transmissão pela televisão, colabora bastante para o crescimento do esporte.
Na Libertadores masculina, Sport em 1988 e 2009 e Náutico em 1968.
Na Libertadores feminina, Vitória em 2012.
Há ainda a Libertadores Sub-20, apenas na versão masculina. A partir deste ano, vagas para o campeão e o vice da Copa do Brasil de juniores. Quem será o pioneiro do estado nesta?
Sport em 88 e 09
Náutico em 68
eh até o Vitória-PE na edição feminina de 2012
é Tricolor… só faltou vcs irem pra uma libertadores na vida kkkk
Parabéns ao Vitória e a FPF por trazer esta competição à Pernambuco… e que tragam também a Marta!!! rs.