Uma prática tradicional na rede hoteleira é classificar a instalção de uma a cinco estrelas, de acordo com o nível do local.
A avaliação conta número de quartos, estrutura para o hóspede, luxo a disposição…
São dezenas de critérios. Alguns hotéis alcançaram níveis tão altos que criaram uma “sexta” estrela num ranking internacional.
De fato, sempre foi uma tabela importante para qualquer viajante.
Há alguns anos, a ideia foi implantada no futebol europeu, focando os estádios. No Velho Mundo, Wembley, Stade de France e Santiago Bernabéu estão na categoria máxima.
A lista engloba capacidade de público, estacionamento, infraestrutura geral, conforto, iluminação, tecnologia, mobilidade etc.
Agora, o projeto também será executado no futebol do Brasil.
O órgão à frente é justamente o Ministério do Esporte, que irá avaliar todos os estádios do país com capacidade para pelo menos dez mil torcedores.
De acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol, produzido pela CBF, existem 168 locais dentro deste patamar, de um total de 661 estádios (veja aqui).
Considerando o orçamento de R$ 5,4 milhões para o estudo, a média por instalação esportiva será de aproximadamente R$ 32 mil. O resultado será divulgado em 2013.
Em Pernambuco, 7 dos 37 estádios poderão entrar na lista.
Arruda (60.044), Ilha do Retiro (34.200), Aflitos (19.800), Lacerdão (18.000), Gigante do Agreste (12.000), Ademir Cunha (12.000) e Cornélio de Barros (10.300).
Se der tempo, a Arena Pernambuco (46.214) também fará parte.
Na sua opinião, quantas estrelas os estádios locais receberiam?
Assim como nos hotéis, o nível irá de uma a cinco estrelas…
É para falar do estádio ou do acesso aos estádios?
Se for criticar a Av. Rosa e Silva, não deixem de criticar também o acesso ao mangue da Ilha, principalmente para a entrada da equipe visitante. Imoral e ninguém faz nada, até que uma tragédia aconteça. Ônibus do visitante é cercado por marginais. A Abdias e aquele túnel ficam uma beleza também, não é? Sem contar os marginais de amarelo tomando conta das ruas e badernando.
O acesso do Arruda também é uma beleza, com aquele canal, ruas apertadas cheias de comerciantes e os flanelinhas mandando no trânsito.
Vamos falar apenas dos estádios, pois o acesso aos 3 do Recife é uma porcaria. Ainda bem que o Náutico vai mandar jogos num ambiente mais estruturado tanto para a prática do futebol como para o acesso dos torcedores, imprensa e de quem faz futebol.
Arruda: 3
Ilha: 2
Aflitos: 1
Lacerdão: 1
Ademir Cunha : 1
Gigante do AQgreste: 1
Cornélio de Barros:1
Arruda=2
Ilha =2
Aflitos,estádio mais confortável do Recife
EMERSON ANTONIO, SÓ UMA PERGUNTA QUEM VAI ADMINISTRA A ARENA POR 30 ANOS ?? QUEM VAI GASTA COM MANUTENÇÃO ???
É COMO SE FOSSE PRATICAMENTE.
ESSES BURROS NEGROS SE DOI COM TUDO
EMERSON ANTONIO, SÓ UMA PERGUNTA QUEM VAI ADMINISTRA A ARENA POR 30 ANOS ?? QUEM VAI GASTA COM MANUTENÇÃO ???
É COMO SE FOSSE PRATICAMENTE.
ESSES BURROS NEGROS SE DOI COM TUDO !
EMERSON ANTONIO, SÓ UMA PERGUNTA QUEM VAI ADMINISTRA A ARENA POR 30 ANOS ?? QUEM VAI GASTA COM MANUTENÇÃO ???
CALMA AI PÓ !!!
Se é para comparar com hotel, os melhores estádios daqui podem ser comparados àquelas pensões da rua frei caneca!
Já com o post comentado pela galera, também vou colocar a minha avaliação sobre as instalações esportivas do estado (alvo de discussão, obviamente).
Considerei um patamar “regular” para avaliação nos estádios brasileiros. Se for considerar o padrão europeu, todas as praças perderiam uma estrela, no mínimo…
Arruda: 3 (É o estádio mais amplo de Pernambuco, com mais de 100 camarotes, cadeiras cobertas, acessos amplos em todos os setores e estrtura regular no geral (inclusive para os atletas), sobretudo após a reforma para jogos da Seleção Brasileira. O acesso é complicado no entorno do estádio. Há anos não conta com um placar eletrônico de forma regular)
Ilha do Retiro: 3 (É o estádio com mais cadeiras, tendo pouco mais de 40% dos lugares formados pos cadeiras – boa parte delas cobertas -), e mais camarotes. Pesa contra os acessos às arquibancadas sem cadeiras, apertadíssimas, e com banheiros em condições precárias – além dos degraus irregulares das arquibancadas laterais e frontal. Placar de LED.)
Aflitos: 2 (Basicamente, não tem camarotes, o que pesa bastante. Porém, tem capacidade regular, com degraus padronizados – ao contrário da Ilha, por exemplo- e cadeiras cobertas. O gramado segue antiquado em relação aos principais pisos utilizados no país. Tem placar de LED)
Lacerdão: 2 (Trocou o gramado, que era criticado há décadas, criou um camarote climatizado e conta com bom número de cadeiras nos dois lados do campo. Porém, tem os piores banheiros entre os principais estádios locais. Contra com placar eletrônico)
Gigante do Agreste: 1 (Capacidade regular, várias cabines de rádio, setor amplo de cadeiras – e coberto -, mas com um campo ruim e fosso desproporcional ao tamanho do estádio)
Ademir Cunha: 1 (Cabines apertadas, sem setor de cadeiras e gramado horrível, além do fosse, que caiu em desuso nos novos estádios)
Cornélio de Barros: 1 (Dobrou a capacidade, mas segue acanhado e sem infraestrutura adequada para o público e imprensa)
Avaliação extra – Arena Pernambuco: 5 (Pelo milionário projeto, cumpre à risca o Padrão Fifa. A única ressalva é a cobertura em 80% da capacidade, em vez da totalidade dos 46.214 lugares)
Arena do Náutico??? Como tem doido no mundo!!!
Apesar do conforto, espero que o Santa não jogue na Arena PE pois assim diminuiria a renda. A não ser contra equipes do interior, talvez, que o Arruda não lota tanto
Fico pensando aqui na falta de informação de alguns como a do Rodrigo Loureiro que fala que o Campo do Lacerdão é ruim, será que ele não sabe que faz um ano que a grama foi totalmente modificada e é uma das melhores de Pernambuco? Outro, colocou o Gigante do Agreste com nota superior ao do Campo do Central. Ou nunca foram nos Estádios ou colocam o que pensam que veem na TV. O fato é que nenhum campo de Pernambuco é bom, principalmente em comparação com os melhores do País, o Arruda é o melhorzinho.
Minhas notas:
Arruda: 3 estrelas
Lacerdão: 2 estrelas
Ilha do Retiro: 2 estrelas
Náutico; 2 estrelas
Gigante do Agreste, Ademir Cunha e Cornélio de Barros: 1 estrela, porque não tem como dar menos.
QUAL FOI A MÚSICA QUE LUCAS DEVIA TER PEDIDO NO “FANTÁSTICO” EM HOMENGEM AOS 3 GOLS NA “SUZY”? “CAI JÁ / CAI JÁ”… KKKKKKK
O POVO TA MISTURANDO AS COISAS…NAO É PORQUE É GRANDE É QUE VAI TER MAIS ESTRELAS NAO…O ARRUDA É O MAIOR, MAS AS SUAS DEPENDENCIAS É DE DAR PENA.
FUI A UM JOGO NO ARRUDA E FIQUEI ESPANTADO NO QUE VI…PARECE MAIS UM FAVELAO DE SAO PAULO >> PAREDES SUPER ESTREGADAS COM AGUA ESCORRENDO A TORTO E A DIREITA…PAREDES SEM PINTURA NENHUMA E COM TUDO QTO É PORCARIA COLADA.
OS BANHEIROS, MEU DEUS DO CEEEEEU, UM NOJO, FEDE Q NEM LIXAO.
DOS 3 ESTADIOS DA CAPITAL DE PERNAMBUCO, A ILHA É O MENOS RUIM.
MAS PRECISAMOS AGUARDAR OS CRITERIOS E ASSIM FAZER UMA AVALIACAO.
ARRUDA :2
ILHA DO RETIRO : 2
AFLITOS :1
LACERDÃO : 1
ADEMIR CUNHA : 1
GIGANTE DO AGRESTE : 1
CORNELIO DE BARROS : 1
ARRUDA : 5
ILHA DO RETIRO : 0,1/2
AFLITOS :2
LACERDÃO : 1
ADEMIR CUNHA : NÃO TEM 1/2 ESTRELA É SIMPLESMENTE PÉSSIMO.
GIGANTE DO AGRESTE : 1
CORNELIO DE BARROS : 1
RAFAEL?ENDOIDA-SE FOI?QUE PALA É ESSA DE DIZER QUE A ARENA PERNAMBUCO É DO NÁUTICO?SÓ SENDO PIADA.HAHAHAHAHAHAHAHA.
FABIO-LUCAS,DEIXA TEU FANÁTISMO DE LADO QUE É O MELHOR QUE TU FAZ.DIZER QUE O ARRUDA É O MELHOR ESTÁDIO DE PERNAMBUCO,SÓ PORQUE A SELEÇÃO BRASILEIRA JOGA LÁ,É BRINCADEIRA NÉ?A CBF QUE SÓ PENSA EM DINHEIRO,TEM JOGAR NUM CAMPO QUE ARRECADE MAIS DINHEIRO,OUTRA COISA:O GRAMADO É HORRIVEL,AS DEPENDÊNCIAS SÃO HORRIVEIS,OS BANHEIROS PODRES,O ACESSO ESTREITO.PORTANTO O ARRUDA É 2 ESTRELAS.E PONTO FINAL.
Arruda: 3
Ilha do Retiro: 2
Aflitos: 2
Lacerdão: 2
Gigante do Agreste: não conheço
Ademir Cunha: não conheço
Cornélio de Barros: não conheço
Arena PE: provavelmente vai ser 5 estrelas, com tanto investimento…
ARRUDA : 3
ILHA DO RETIRO : 2
AFLITOS : 2
LACERDÃO : 1
ADEMIR CUNHA : NÃO TEM NEHUMA ESTRELA É SIMPLESMENTE PÉSSIMO.
GIGANTE DO AGRESTE : 1
CORNELIO DE BARROS : 1
ARENA PERNAMBUCO: 5
É DIFICIL MAIS TENHO QUE ADMITIR QUE O ARRUDA É O MELHOR ESTÁDIO DE PERNAMBUCO NA ATUALIDADE, MAIS QUANDO A ARENA DO NÁUTICO FICAR PRONTA, AI ELA VAI SER A MELHOR.
Arruda: 3 (fosso é ilegal)
Ilha do Retiro: 2 (gramado alaga fácil e com caranguejos e falta de segurança nos banheiros)
Aflitos: 2 (banheiros pequenos e acesso ruim pela Rosa e Silva)
Lacerdão: 2 (gramado ruim e sem estrutura para receber o torcedor)
Ademir cunha: Piada de mau gosto
Gigante do Agreste: Pegadinha
Cornélio de Barros: kkkkk
Arruda: 2 * Grande e sem alambrado, que é ótimo. Mas com foço, gramado tá começando a ficar ruim, não tem um placar.
Ilha do Retiro: 2 * Não é grande, nem miúda, acesso para a torcida visitante muito ruim, gramado bom e drenagem péssima.
Aflitos: 1 *Em que esse estádio é melhor que os do interior? Campo ruim, pesado e a cabine de transmissão é horrível pra os profissionais. Ruim pra chegar, pela Rosa e silva, entre outras deficiências.
Lacerdão: 1Gigante do Agreste: 1Ademir Cunha: 1Cornélio de Barros: 1
Arruda: 3
Ilha do Retiro: 3
Aflitos: 2
Lacerdão: 1
Gigante do Agreste: 1
Ademir Cunha: 1
Cornélio de Barros: 1
Avaliação extra – Arena Pernambuco: 4 (li que não vai ser toda coberta!)
O cara dizer que o Arruda tem 2 estrelas e o Aflitos tem 3 só pode ser brincadeira, né?
Detalhe: Gigante do Agreste tem a mesma pontuação do Arruda!!! hahahaha!!! O fanático Thiago Spósito é um brincalhão de marca maior!!
O Arruda é, de longe, o melhor estádio de Pernambuco. Se não fosse, porque a seleção só joga lá e todos sempre elogiam?
Tirando o Cornélio de Barros, já fui em todos os estádios citados. Nenhum, absolutamente nenhum, é melhor estruturado que o Arruda. Aliás, isso não deveria nem ter discussão. Quem já foi pelo menos na Ilha e nos Aflitos, sabe disso.
Aliás, quando tem clássico no Arruda, é multidão de gente tirando foto do estádio. Só vejo os flashs… hehehehe!
O Arruda sempre foi um orgulho para Pernambuco. Além disso, é o maior estádio do Nordeste. Só o fanatismo para não reconhecer isso…
Arruda: 2
Ilha do Retiro: 3
Aflitos: 3
Lacerdão: 1
Gigante do Agreste: 2
Ademir Cunha: 1
Cornélio Barros: 1
Torcedor, indique o número de estrelas dos estádios pernambucanos (de 1 a 5), seguindo os critérios citados no post na seguinte ordem:
Arruda:
Ilha do Retiro:
Aflitos:
Lacerdão:
Gigante do Agreste:
Ademir Cunha:
Cornélio de Barros:
Avaliação extra – Arena Pernambuco: