A centésima edição do Campeonato Pernambucano será realizada em 2014. Segundo o Estatuto do Torcedor, a estrutura da competição deve ser a mesma deste ano, desconsiderando manobras jurídicas, já vistas nessas bandas, aliás.
Apesar da regra nacional exigir que uma fórmula seja mantida por pelo menos dois anos, é possível ajustar alguns artigos do torneio.
Um deles deverá ser revisto, o critério de desempate no mata-mata. O sistema de semifinal e final foi implantado no futebol local em 2010. Neste ano, a semi e a decisão têm regulamentos diferentes, o que confundiu muita gente.
Na semifinal, os já citados cartões vermelhos e amarelos e até o sorteio estão previstos. O blog tentou simplificar e listou na enquete os critérios mais conhecidos e usados mundo afora em caso de igualdade.
Melhor campanha do turno classificatório? Mais gols como visitante, o chamado tento qualificado? Decisão por pênaltis – sistema usado no estado pela última vez em 2006? Ou quem uma mistura entre esses pontos. Escolha.
Porém, nada de cartões (subjetivo) ou moedinha (sorte) entre as opções.
Em contato com o blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, afirmou que irá se reunir com os representantes dos clubes para discutir a possibilidade. Pelo menos está claro que o modelo vigente não é o ideal…
Quais devem ser os critérios de desempate no mata-mata do Pernambucano de 2014 em caso de igualdade no placar (pontos e saldo)?
- Melhor campanha (42%, 279 Votes)
- Pênaltis (27%, 176 Votes)
- Gol qualificado e Pênaltis (19%, 126 Votes)
- Gol qualificado e Melhor campanha (12%, 81 Votes)
Total Voters: 662