2012 – 26 datas
2013 – 23 datas
2014 – 21 datas
Apesar da queixa das federações, os campeonatos estaduais estão sendo reduzidos ano a ano. Na próxima temporada, pela segunda vez seguida haverá uma diminuição no número de datas oficiais concedidas pela CBF. Dessa vez, motivada pelos 32 dias exclusivos à Copa do Mundo.
Confira o calendário oficial do futebol nacional em 2014 clicando aqui.
Analisando o gráfico, o 100º Campeonato Pernambucano poderá ter um campeão com pouquíssimos jogos. Em 2013, o Santa Cruz conquistou o tri com apenas quinze jogos. A última vez em que uma equipe atuara tão pouco para ficar com taça havia sido em 1946, também com o Tricolor, treze vezes.
Na próxima edição, caso Santa, Sport ou Náutico fiquem com o título, como ocorre desde 1944, a tendência é repetir os 15 jogos de 2013 (turno único, semifinal e final) ou ir além e registrar uma campanha ainda menor, pois o trio só entrará depois da realização da Copa do Nordeste.
Como o Estadual deverá começar paralelamente ao Nordestão, sobrariam apenas nove datas para a fase principal. O último campeão pernambucano com menos de dez jogos foi o Sport, há setenta anos, com oito partidas.
Apesar do calendário pra lá de enxuto, dificilmente o “recorde negativo” será quebrado. Em 1917, o Sport foi campeão atuando apenas seis vezes.
Curiosidade: o campeão que mais jogou foi o Leão de 1982, com 48 partidas.
o estadual vai ter 13 jogos para o campeao, pois, assim como este ano, vão coincidir as datas das semifinais e finais do nordestão com o começo da segunda fase do PE 2014. Se algum time pernambucano chegar até a final do nordestão, para repor na fase classificatoria terá que jogar quarta, sexta e domingo…
Vamos acabar com os estaduais que são mto fracos ,LIGA DO NE. JÁ
Tem que se aumentar mais datas pro Nordestão.
9 datas? Simples… hexagonal com turno unico (5 datas) + semi (2) + final (2).
Nao vai dar nem tempo de esquentar, mas é o jeito…e o foco seria a Copa NE nesse ano.
O receio é que em 2015 voltem as famigeradas 26 datas, já que nao tera copa do mundo.
É… os Estaduais estão cada vez com menos espaço… a “extinção”, é questão de tempo.