Uma verdadeira saga em quase de três décadas. O que parecia objetivo tornou-se puro folclore. Três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro, o atacante Túlio Maravilha chegou ao auge em 1995, vestindo a camisa do Botafogo. Então com 26 anos, o centroavante foi artilheiro e campeão nacional pelo Fogão.
A partir disso, estipulou o gol 1.000 como o oásis. Ao perambular em todos os cantos do país para repetir os feitos de Pelé (1969) e Romário (2007), o jogador caiu em descrédito, inclusive a sua conta. Assim, considerando seus dados em mais de trinta equipes, Túlio chegou ao 1.000º gol de sua carreira, neste sábado.
O Rei chegou ao milésimo aos 29 anos, enquanto o Baixinho marcou, contra o Sport de Magrão, aos 41. Ambos de pênalti. Túlio esperou até os 44 anos. Curiosamente, na estreia pelo Araxá, na segunda divisão mineira, ele também balançou as redes em uma penalidade. E repetiu o famoso gesto do Pacaembu.
“A saga do milésimo termina aqui. Missão cumprida no futebol.”
Antes dos três, houve um outro certo gol 1.000. O atacante paulistano Arthur Friedenreich chegou a ter 1.329 tentos reconhecidos pela Fifa, entre 1909 e 1935, dos 17 aos 43 anos. Uma estatística acima até mesmo de Pelé. Contudo, uma recontagem nos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Paulistano, através do escritor Alexandre da Costa, reconduziu o número para 554.
Será que uma recontagem também atingiria as estatísticas de Romário e Túlio?
Independentemente desta polêmica, relembre os gols históricos…
08/02/2014 – Araxá 2 x 1 Mamoré (Túlio)
20/05/2007 – Vasco 3 x 1 Sport (Romário)
19/11/1969 – Vasco 1 x 2 Santos (Pelé)
NENHUM DELES MARCARAM 1000 GOLS. ENTRE OS TRÊS VEJO O BAIXINHO EM PRIMEIRO E O REI EM SEGUNDO, TÚLIO NUM DEVERIA NEM ESTA NESSE MEIO. TÚLIO ”FORJADO”! O BAIXINHO SIM ACHO QUE CHEGOU PERTO DO MILÉSIMO
Pelé não contabilizava ‘peladas’ do Exército. Ele jogou partidas pela Seleção Militar Brasileira (com súmula, árbitro, etc), em vários Jogos Militares Internacionais. Até jogadores como Del Piero, Pirlo, disputaram Olimpíadas do gênero. Então têm um caráter oficial.
Certamente uma recontagem (que já foi feita por alguns órgãos de imprensa) dos gols de Pelé o colocam até mesmo com menos gols que o próprio Túlio, já que Pelé coloca na conta até gols em peladas do Exército.
Eita, o Sport, animador de festas, está na História! Parabéns.
Observação:
Voltando ao milésimo gol de Túlio Maravilha, vale lançar um bônus. Um dos seus gols aconteceu vestindo a camisa de um clube pernambucano. Em 2001, pela Série A, ele fez um dos gols do Santa Cruz na vitória sobre o Paraná por 3 x 2.
http://www.youtube.com/watch?v=YqaurQMXsC8