Superior Tribunal de Justiça reafirma: Sport, o único campeão brasileiro de 1987

Julgamento do título brasileiro de 1987 o STJ. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Foi um verdadeiro lance a lance no julgamento sobre a ação do Sport contra a CBF, no Superior Tribunal de Justiça, com o objetivo de anular a declaração de dois campeões brasileiros em 1987… Virada no placar, tensão, goleada.

A disputa era entre um campeão único, o Sport, e dois campeões com o mesmo peso, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União).

Os pernambucanos exigiam respeito à sentença de 1994, transitada em julgado desde 2001, apontando o clube como único campeão nacional de 1987.

Nesta terça, em Brasília, com os advogados falando mais uma vez – o Sport foi representado por seu vice jurídico, Arnaldo Barros -, prevaleceu a ação a favor do Leão, com o título exclusivo. Confira o texto do STJ.

A decisão elimina a resolução da presidência da CBF, um ato administrativo assinado por Ricardo Teixeira em 21 de fevereiro de 2011, no qual dividiu o título.

No dia seguinte àquele ato, a reportagem do Diario de Pernambuco ouviu os juízes do caso e trouxe a seguinte manchete: Justiça não aceitará divisão do título.

Três anos depois, a justiça não aceitou mesmo…

O Sport Club do Recife é o único campeão brasileiro de futebol de 1987.

Qualquer outra versão é pura falácia, inócua.

Eis a ordem dos votos da terceira turma do STJ, num julgamento em três atos.

03/12/2013 – Sport 0 x 1 Sport/Flamengo (Nancy Andrighi)
01/04/2014 – Sport 1 x 1 Sport/Flamengo (Sidnei Beneti)
01/04/2014 – Sport 2 x 1 Sport/Flamengo (João Otávio de Noronha)
08/04/2014 – Sport 3 x 1 Sport/Flamengo (Paulo de Tarso Sanseverino)
08/04/2014 – Sport 4 x 1 Sport/Flamengo (Ricardo Villas Bôas Cueva)

Curiosamente, apenas a relatora do caso votou diferente. Após a entrevista da ministra, o blog retrucou ponto por ponto (relembre aqui).

Num processo tão longo e polêmico, vale perguntar se “acabou” mesmo…

A partir de agora, o caso só terá sequência se o Flamengo descobrir alguma evidência crucial e estender o julgamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, o pleito seria rejeitado…

67 Replies to “Superior Tribunal de Justiça reafirma: Sport, o único campeão brasileiro de 1987”

  1. esses BABACAS pensam q coritiba ,bahia ta preocupado com nautic e çanta cruiii é???
    voces pensam que a INVEJA de voces não é percebida não??

    Os sofredores do nautic e çanta cruiui deveriam focar em ganhar alguma coisa pelo menos!! por Sport carrega o futebol de Pernambuco para o Sucesso e sozinho!!!!!!
    êsse é o FATO!!!!
    Voces querem passar por cima do fato,da verdade e de 2 tribunais de justiça????????

    A mentira nao dura para sempre NUNCA!!!

    O que um tribunal superior vai fazer diante de tantas evidencias :

    1-W.O do flamengo
    2-Que o bandido Ricardo teixceira ,arrumando com pressa as gavetas na CBF resolve Bagunçar no seu ultimo atode corrupto..declarando Flamengo campeão no w.o ????
    3-Que o guarani vice-campeãode 1986 foi rebaixado??
    4-Sport e guarani jogaram o torneio oficial da FIFA ,Federação Sulamericana , a LIBERTADORES 1988????

    5-blablablablablablabla..dezenas de fatos..pô

    6-Que o Flamengo fez nos ultimos 5 anos uma campanha escrota na Globo,na Sky..juca kisefure…etc..para vender uma MENTIRA!!!!!!

    Mandem para o supremo concluir e METER o FERRO no URUBU!!

    mandem idiotas!!!!

    O flamengo sera acionado na justica por perdas e danos vendendo um CD fajuto de hexa!!!!,camisas ..espelhinhos,pentes de plastico uma BAIXARIA total!!!!!!!!

    obs:FALEM MUITO mas MUITOOO mesmo sobre o Sport que o Marketing do Sport agradece de coração!!!!

    de coração RUBRO-NEGRO do SPORT!!!!!!!!!!!!

  2. AINDA BEM QUE ACABOU ESSA PALHAÇADA E BABAÇÃO DO SR. CASSIO ZIRPOLI.MAS QUE O TÍTULO É DENOREX NÃO HÁ DUVIDA NENHUMA.KKKKKKKKKK.CAMPEÃO BRASILEIRO ENFRENTANDO TIMES DA SEGUNDA DIVISÃO .KKKKK PIADA.

  3. quem não jogou não pode ser chamado CAMPEÃO DENTRO DO CAMPO.
    FRLAMÍDIA se recusou a jogar com o Sport e Internacional se recusou a jogar com o Guarani.
    Perderam, aceitem isso.

  4. Não muda nada, o Sport continua sendo o campeão brasileiro do PARAGUAI de 1987! Não é a toa que remédios tarjas-preta fazem o maior sucesso na ilha da fantasia! O pior é ver a imprensa local agir como torcedores ferrenhos de uma coisa que nunca existiu, a diferença entre um torcedor e um jornalista pernambucano é o microfone, não há imparcialidade. Esse “título” é uma anedota e serve de muita chacota ao sair das terras pernambucanas.

    É por isso que estamos anos luz atrás do futebol do Paraná, Bahia, Goiás. Santa Catarina já encostou e o Ceará também vem chegando. Só fazemos cair no ranking da CBF. Tudo em Pernambuco é feito nas coxas, faltam dirigentes profissionais, jornalistas imparciais e torcedores menos apaixonados. Os clubes são amadores e beiram a idade da pedra, sustentados, há vários anos, por um programa governamental que troca ingressos por votos, não sabem esses amadores que a grande fonte de receita hoje é a marca do clube não a bilheteria, o clube pode até não ser campeão, mas tem que dar lucro!

    O Sport passou anos sendo beneficiado pelos clubes dos 13, recebia uma vantagem financeira que lhe rendeu uma sequência de títulos locais, além disso, foi beneficiado vários anos por Carlos Alberto Oliveira, o verdadeiro rei do futebol de Pernambuco, que sustentava a todo custo um campeonato com pontos corridos, claro que iria ganhar quem tinha mais capacidade de investimento, beneficiou com isso o clube de seu coração.

    As massas continuam sofrendo para entrar em campo. Um estádio recém construído não tem estação para chegar nele, não tem metrô para voltar depois do jogo. Nos outros campos, concreto quente e filas intermináveis, não há facilidade para comprar ingressos, mais de 70% dos produtos vendidos na porta dos estádios são piratas, gangues organizadas afastam as famílias, 30 ônibus depredados por clássicos…

    Prestação de contas?!? O que é isso pelo amor de Deus? Desafio um jornalista local publicar com margem de erro de 20% para mais ou para menos, quanto cada um do trio de ferro faturou em 2013. Essa informação é a Buceta de Pandora, quem a divulgar espalhará todos os males no mundo!

    Agora inventaram uma tal de “cláusula de sigilo”, e nego continua “lavando a burra”.

    Ainda tenho esperanças de um dia ver um clube de Pernambuco, ou mais de um, bem ajustado financeiramente, com uma equipe competitiva, clubes que tratam seus torcedores como clientes, jogando contra equipes de ponta, contra os melhores goleiros, zagueiros, contra os atacantes mais rápidos e fazendo frente contra eles, um clube pernambucano sendo campeão brasileiro da série A pela primeira vez. Mas ainda vamos demorar p ver isso.

    Por enquanto, vamos acompanhar e ri desse conto de fadas que foi 1987, a maior fábula de todos os tempo do futebol da América do Sul.

    Por isso tenho dito:

    Ex-port campeão brasileiro do PARAGUAI de 1987.

  5. finalmente, enfim sós, o leão, sua torcida e sua taça! 1987 é nosso e ninguém tasca!

    ps: vamos ver se a globo da peste e rede groubo e seus lacaios da folha de sp que cedia carros da reportagens aos torturadores da ditadura se difarçarem entre os civis, ao comatoso estadinho de sp, e a mais que desmoralizadora do jornalismo nacional ed.abril, veja e placar, e seu porta-voz cênico xiita juca malafaia kfouri perderem a vergonha, encher o peito e dizer: desculpa sport clube do recife, nós mentimos crminosamente durante décadas a mando do chefe da nossa quadrilha o já finado roberto marinho, e nos dispomos a saldar esta bilionária dívida que temos com o rei leão. cazá, cazá,… pst!!! sport até a morte!!!

  6. É isso aí.

    Campeão de direito.

    Já o campeão de fato, o legítimo, aquele de dentro de campo, foi o FLAMENGO.

    Quem viu não esquece, jamais.

    O FLAMENGO pode dizer: queiram ou não queiram os juízes, o nosso time FOI, DE FATO, O CAMPEÃO.

  7. É muito mi, mi, mi…basta entrar nos sites nacionais e a choradeira é enorme, a começar do jurídico do flamidia que disse que o Sport derrubou a resolução porque era na JF de Pernambuco. A questão ultrapassa o mero troféu, passou a ser de honra para o clube que apesar de ser nordestino, não se curvou a prepotência deles e nem se curvará, a nada e a ninguém. No mais, a choradeira da mulambada é livre, pois hexa mesmo, meu véi, só na foto da globo. Quanto aos adversários menores daqui não vale a pena perder o precioso tempo…não ganham nem regional em cem anos!

  8. mayrink, vai traficar e se lembra que o flamengo só era campeão de 87, na cabeça dos torcedores da carniça carioca e da globo. A tua opinião e titica de galinha é a mesma coisa.

  9. Para nós é orgulho ser pernambucano e comparado aos paraibanos, que temos com grande respeito e carinho. Lamentável é ver o infeliz comentário de Álvaro Mayrink ( nome de biba ) classificando-nos de paraibada, como ser paraibano seja algo repugnante.
    Que sirva para nossos co-irmãos refletirem quanto ao valor que tanto dão aos clubes do rio, sobretudo a Flamengo.
    É assim que são vistos; Paraibada, Paraibacas, etc
    Acordem e valorizem suas raízes. A partir daí a Paraíba terá um futebol FORTE!!
    A força do futebol carioca existe por conta da desigualdade financeira com que a GLOBO sempre tratou a questão. Temos que lutar para outras emissoras assumirem a gestão do futebol do NE e passarmos a ser mais respeitados. Jogos às 22:00 hs num país sem segurança e alto índice de violência, só ocorre por imposição de quem manda de fato e falta de seriedade de quem comanda de direito esta bagunça chamada CBF

  10. agora os babacas do flamengo vão dizer o quê?? e a manipuladora da rede globo será que vai divulgar a notícia em ambito nacional !,e o mafioso mercenário do ricardo teixeira vai fazer o quê??a CBF vai fazer o quê?? gostaria também de mandar ou melhor perguntar aos babacas do nautic e tricocô vcs vão falar oq quê?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Justiça finalmente feita neste país. O regulamento era claro e o Flamengo aceitou jogar o campeonato. No final, virou a mesa. Chora mulambada e Rede Globo.

  12. Meu sonho é ver o Sport sendo campeão jogando com times da 1ª divisão. Quando jogo a briga é lá embaixo, ou seja, para não cair pra 2ª divisão. Ja fui torcedor do Sport mas hoje torço apenas pelo basquete do Sport.

  13. OUTRA GRANDE GOLEADA: 4 A 1. ESTA VEZ FOI NO S.T.J. SPORT ÚNICO CAMPEAO DE 1987. 0 FLAMENGO MAIS UMA VEZ É DERROTADO.

  14. ……….Da luta, veio a vitória,
    Contra a escória do futebol
    Castores, Tubinos, Bragas e outras pragas de mesma escol
    NO GRAMADO VENCEU CONTRA QUEM JOGOU
    e nos Tribunais deu em quem fugiu

    SAUDEMOS COM ORGULHO E DESTEMOR,
    SPORT CAMPEÃO DO BRASIL!

  15. ………Da luta, veio a vitória,
    Contra a escória do futebol
    Castores, Tubinos, Bragas e outras pragas de mesma escol
    NO GRAMADO VENCEU CONTRA QUEM JOGOU
    e nos Tribunais deu em quem fugiu

    SAUDEMOS COM ORGULHO E DESTEMOR,
    SPORT CAMPEÃO DO BRASIL!

  16. ……..Da luta, veio a vitória,
    Contra a escória do futebol
    Castores, Tubinos, Bragas e outras pragas de mesma escol
    NO GRAMADO VENCEU CONTRA QUEM JOGOU
    e nos Tribunais deu em quem fugiu

    SAUDEMOS COM ORGULHO E DESTEMOR,
    SPORT CAMPEÃO DO BRASIL!

  17. alvaro Mayrink:nome de traficante de cocaina…

    Tão jumento,tão burro nunca veio ao Recife
    aqui ninguem se reconhece como paraiba..é muita burrice!!!!

    é uma lastima ler um JUMENTO dêsses.!!!

    Tdo mundo aqui ta rindo da sua IGNORANCIA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*