BRT funciona no primeiro teste na Arena, mas com apenas 3 das 45 estações

Copa do Mundo de 2014, fase de grupos: Costa do Marfim 3 x 1 Japão. Foto: Maria Carolina Santos/DP/D.A Press

Por Maria Carolina Santos*

Minha primeira e única experiência na Arena Pernambuco havia sido a desastrosa vivência de Espanha x Uruguai, no primeiro jogo aqui na Copa das Confederações. Ali, tudo o que podia dar errado deu. Foi então com muito ceticismo que fui conferir Costa do Marfim x Japão.

Escolhi o BRT pela praticidade – é apenas um único transporte – e pela proximidade do Derby da minha casa. A estação estava cheia, mas a compra do ticket foi relativamente rápida. Em momento algum, porém, me pediram o ingresso do jogo.

O tempo de entrada no BRT – cheio, fiquei em pé – até chegar na parada da Arena foi de 35 minutos. Mas até entrar na Arena foram mais 45 minutos: a caminhada de mais ou menos 1 km até a entrada, a fila da segurança e a fila do ingresso. Tudo tinha fila e todas eram longas.

Antes do jogo começar, não havia muita dificuldade em comprar bebida ou comida. Era coisa de 15 minutos na fila. Antes do intervalo, contudo, não havia mais nenhum tipo de comida nos bares do quarto piso. O jeito era esperar um pipoqueiro passar. Vi muita gente revoltada.

A saída foi ainda mais rápida que a chegada. Deixei a Arena no momento que o juiz apitava o final da partida e corri para o BRT. Não consegui ir sentada, mas a viagem passou ligeira: em 29 minutos cheguei no Derby. Havia poucos táxis, mas tive sorte. Gastei 41 minutos do momento que entrei no BRT até chegar em casa, no Espinheiro. A ida consumiu 1h26.

Tirando o grave erro da falta de comida e as longas filas para entrar na arena, tudo saiu dentro dos conformes. Não foi a Copa imaginada, mas a Copa possível. E foi massa!

* Maria Carolina Santos é repórter do Diario de Pernambuco

Nota do blog: inacabado, o BRT já se mostrou importante para a operação do estádio. Das 45 estações projetadas, apenas 3 estão em operação…

Copa do Mundo de 2014, fase de grupos: Costa do Marfim 3 x 1 Japão. Foto: Maria Carolina Santos/DP/D.A Press

4 Replies to “BRT funciona no primeiro teste na Arena, mas com apenas 3 das 45 estações”

  1. Quero ver o povão aprovar os BRTs quando começar os “TIs” das Perimetrais III, IV e os BRTs na linha Camaragibe/Conde da Boa Vista…

  2. Fui via Parqtel. A chegada no estacionamento foi tranquila, bem como a saída de lá para a Arena. Cheguei na Arena em torno das 19:00 horas. Até aí tudo ótimo. A bronca foi passar pelos portões com as esteiras e os detectores de metal. Numa clara demonstração de falta de experiência, os que trabalhavam fazendo a “revista” dos torcedores, faziam uma revista tão minuciosa que era semelhante àquela feita nos Estados Unidos logo após o 11 de setembro. Seguraram tanto os torcedores, que criaram uma bomba relógio. As pessoas perderam a paciência. Muitos xingamentos, pessoas revoltadas, enfim… um inferno!
    Quando perceberam o óbvio, já as 20:30, relaxaram a vigilância, começou a entrar de “bolo”…
    Ponto negativo!
    Dentro da Arena, coitados dos estrangeiros! Pelo menos na lanchonete em que fui atendido, os funcionários não sabiam dizer praticamente nada em inglês!
    Eu sei, vc não precisa falar fluentemente inglês para vender um refrigerante ou um cachorro quente. Mas vc deve estar preparado, no mínimo, para dizer, em inglês: boa noite, tudo bem!? como posso ajudá-lo? Saber dizer que aceita cartão de crédito, saber perguntar se a pessoa tem dinheiro trocado e, logicamente, dizer, em inglês, o nome dos lanches que se está vendendo! Mas tudo bem, a mímica deve ter funcionado, em alguns casos!
    7 anos se preparando para uma copa…. precisaríamos de mais 7, no mínimo!

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