O futebol virou um negócio milionário. Tratar o clube como empresa é o caminho para não só sobreviver no difícil meio (mercado?), como crescer.
Existem inúmeros formatos para gerir um clube, no Brasil e no exterior.
Contudo, algumas diretrizes parecem básicas.
A Pluri Consultoria criou um gráfico simples com o círculo virtuoso de gestão. Não parece muito diferente do modelo apresentado para um “superclube”, abaixo.
No fim, o básico realmente tem espaço, desde que trabalhado de forma racional. É a grande dificuldade no país, num desculpa passional para manter velhos costumos.
Portato, é preciso atrair patrocinadores, montar de times competitivos e contar com o engajamento da torcida.
Vamos a alguns questionamentos ao torcedor…
Dos seis tópicos apresentados, qual é a maior lacuna do seu time?
Qual é o tópico principal?
É possível gerir o clube com alguma “lacuna” no círculo virtuoso?
Gestão do NAUTICO – 21 estaduais
Gestão do SANTA CRUZ – 27 estaduais e 1 brasileiro série C
Gestão do SPORT – 40 estaduais , 1 brasileiro série A, 2 brasileiros série B, 1 copa do brasil, 3 copas do nordeste e 2 copas norte-nordeste