696 mil telespectadores por jogo no Campeonato Pernambucano

Plano comercial da Globo Nordeste para o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste de 2015. Crédito: Mooz/facebook

A Globo Nordeste adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Pernambucano em 2000. Desde então, manteve o Estadual em sua grade de forma exclusiva, já com um acordo articulado junto à FPF até 2018. A cada temporada a emissora elabora um plano comercial para vender inserções na televisão dos patrocinadores interessados no produto futebol.

Há dois anos, a Globo anuncia o Pernambucano junto à Copa do Nordeste, torneio em que também detém a exclusividade no sinal aberto no estado. O plano de 2015 chegou ao mercado ainda no fim do ano passado, trazendo alguns dados. Um dos principais pontos se refere ao potencial de audiência no Grande Recife, com alcance de até 3,7 milhões de pessoas.

Os números de pontos, share e telespectadores em 2014 foram os maiores do Pernambucano nos últimos cinco anos. O formato enxuto, com hexagonal decisivo, semifinal e final colaborou, assim como o horário das decisões, nas noites de quarta-feira, cujo histórico aponta uma audiência maior que as tardes de domingo. Segundo o Ibope Media Workstation, o índice da competição chegou a 696 mil telespectadores por jogo – ao todo, foram exibidas 14 partidas.

Já o share indica que a cada 100 aparelhos de tevê ligados, 57 viram os jogos do futebol local no horário. Ainda há o perfil do telespectador específico, formado em sua maioria por homens, de classe C e com mais de 25 anos.

A audiência das últimas cinco edições do Pernambucano, segundo o Ibope:

2010
25 pontos de média
53% de participação nas televisões ligadas
541 mil telespectadores a cada jogo

2011
24 pontos de média
53% de participação nas televisões ligadas
526 mil telespectadores a cada jogo

2012
24 pontos de média
55% de participação nas televisões ligadas
524 mil telespectadores a cada jogo

2013
24 pontos de média
54% de participação nas televisões ligadas
555 mil telespesctadores a cada jogo

2014
28 pontos de média
57% de participação nas televisões ligadas
696 mil telespectadores a cada jogo

Plano comercial da Globo Nordeste para o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste de 2015. Crédito: Mooz/facebook

5 Replies to “696 mil telespectadores por jogo no Campeonato Pernambucano”

  1. ISSO É POR CAUSA DA CULTURA DOS PERNAMBUCANOS EM TORCEREM POR SPORT,NAUTICO E SANTA CRUZ.EU MESMO SOU SPORT, MAS SINCERAMENTE QUANDO NÃO ESTÁ PASSANDO O JOGO DO SPORT PREFIRO ASSISTIR AOS JOGOS DOS TIMES PERNAMBUCANOS DO QUE OS CAMPEONATOS DO SUDESTE!!!

  2. Sobre o valor do contrato,

    Ainda não tive acesso às cotas doo clube no Pernambucano de 2015. Há a especulação de que a competição inteira tenha custado entre R$ 2 mi e R$ 3 millhões. Nada oficial.

  3. Um campeonato estadual chegar a da 28 pontos é raro no Pais, Acho que a FPF podia valorizar mais o campeonato, cobrando mais dinheiro de patrocinadores e da TV, assim como melhorando os Gramados do Interior que são Ruins, Pagando mais para o Clubes podia elevar o Nível do Campeonato. Aliás, Cássio você sabe quanto ganha Náutico, Sport e Santa Cruz para participar do estadual ??

  4. 2010 foi o primeiro com semi final e final..

    mas esse ultimo ano teve bem menos jogos e teve muito mais clássicos.. e foi auxiliado pelos classicos da copa do NE…

    vamos ver se mantem,.

  5. Muito bom saber disso. É claro que a Globo vem valorizando muito há um bom tempo o futebol pernambucano nos últimos anos transmitindo serie B todo sábado, uma boa quantidade de jogos da serie A visto a concorrência, o PE e a copa NE é prioridade absoluta e quase nenhum estado brasileiro futebolisticamente tem tamanho destaque fora do eixo, mas é claro que isso é uma via de mão dupla pois a globo só dá esse destaque todo porque vê resultado, ou seja, o futebol pernambucano dá audiência, e é por isso que eu acho que a Globo devia pagar muito mais do que ela paga pelo Pernambucano e dar mais valor as cotas pagas a Náutico e Santa também no Brasileiro, até porque a audiência deve ser no mínimo semelhante (aos do Sport e aos do pernambucano) em jogos destes nas series A ou B.
    Cássio, quando souber não deixe de revelar o novo valor acertado entre FPF e rede globo pelo quadriênio 2015-18 de contrato do pernambucano, quanto será que a platinada pagou?? Não aceito receber menos que os campeonatos paranaense e baiano, que por mais que sejam estados mais ricos e populosos duvido que a audiencia e a força do produto sejam iguais aos do pernambucano, devem ser bem menores, sem contar que o interior dos dois estados são mais pró eixo do que nós, entao na balança eu não aceitaria mas eu duvido que muitos dirigentes do futebol pernambucano pensem assim infelizmente.

    Para que mais gente tenha ideia desses ótimos números de audiência em Pernambuco, o campeonato paulista por exemplo ta com DIFICULDADE de manter 20 pontos de média de audiência. Igual ao ibope em Pernambuco provavelmente só os gaúchos (em números comparativos). 28 pontos hoje é uma ótima audiência até pra novela das 7 global!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*