O novo contrato de transmissão na televisão do Campeonato Pernambucano começa a vigorar neste ano. Novamente firmado com a Rede Globo, o Estadual foi negociado pela FPF de 2015 a 2018. Além do sinal aberto, o contrato engloba a exibição via pay-per-view, mas num módulo ainda enxuto.
Transmitido há três anos pelo Premiere FC (PFC), a competição segue como “degustação” nos pacotes de tevê paga, como um bônus ao assinante que comprar o PPV dos campeonatos estaduais do São Paulo e de Rio de Janeiro. A mesma situação ocorre com o campeonato baiano, diga-se.
Em 2015, o PFC irá exibir uma partida exclusiva a cada rodada do Pernambucano. Somente nas finais haverá a transmissão simultânea junto à Globo Nordeste. Além do Brasil inteiro, o sinal do PFC também é enviado para 56 países, através do canal Globo Internacional.
Se ainda não há a transmissão da tabela completa de Náutico, Santa Cruz e Sport, como ocorre no Brasileiro, ao menos a maioria das partidas são transmitidas, somando os sinais aberto e fechado.
Balanço das transmissões do Pernambucano no pay-per-view:
2014
Jogos no Premiere: 15
8 – Sport
7 – Náutico
6 – Santa Cruz
Total de jogos transmitidos (Globo + PFC): 27
2013
Jogos no Premiere: 12
5 – Náutico
5 – Santa Cruz
5 – Sport
Total de jogos transmitidos (Globo + PFC): 27
2012
Jogos no Premiere: 15
8 – Santa Cruz
7 – Sport
4 – Náutico
Total de jogos transmitidos (Globo + PFC): 38
É bom esclarecer que Pernambuco não é Recife, aqui no Sertão a situação é bem diferente. Os times da capital tem poucos torcedores, Corinthians e Flamengo dominam, conforme pesquisa feita no Sertão de Pernambuco pelo instituto Plural pesquisas (entre 2 e 6/4/2011).
Acho um absurdo isso que fazem com os Pernambucanos, somos o único estado do nordeste que não torcem por times do sudeste. E nos obrigam a assinar os campeonatos do sudeste pra poder assistir os jogos dos grandes de Pernambuco.