Anunciada em 2010, a fábrica da Fiat, em Goiana, previa um investimento de R$ 3 bilhões e 3,5 mil empregos. Quase cinco anos depois, a inauguração num cenário ainda melhor, com um aporte de R$ 6 bilhões e 5,3 mil empregos gerados, com a fábrica já especificada com a marca Jeep, um dos tentáculos da multinacional criada em 2014, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
O primeiro modelo produzido é emblemático, o Renegade. Quando a operação da planta chegar ao pico, a expectativa é de 10 mil pessoas empregadas. O número faz parte da projeção do produto interno bruto de Pernambuco, que deve dobrar até o fim desta década, batendo na casa de R$ 140 bilhões, incluindo o desenvolvimento no complexo de Suape.
Agora, o futebol. Nesse tempo todo, dirigentes de Náutico, Santa e Sport tentaram estreitar a relação com a empresa, através de encontros em bloco com a direção regional. Dentro da própria Fiat “parecia” haver a ideia de que um investimento nos três grandes clubes seria uma forma interessante de “marcar espaço na região” – em 2010, houve uma articulação sobre uma cota de R$ 200 mil, não firmada. Não seria a primeira vez. Em 2003, a Fiat bancou o patrocínio-master de Cruzeiro, Atlético-MG e América. Não por acaso, a montadora tem uma fábrica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Contudo, a abertura da Jeep em Pernambuco coincidiu com a notícia do novo patrocínio ao Flamengo, inicialmente de R$ 4,5 milhões (barra traseira da camisa). A escolha partiu para um claro viés nacional. Em termos de mercado, é bem compreensível. E caso os clubes locais sigam renegados, este será mais um exemplo de um cenário já alertado, sobre a não reversão do crescimento econômico do estado para o esporte. Exceção feita à Itaipava, presente em Itapissuma, e com o naming rights da Arena Pernambuco e a exploração de espaços e bares no Arruda, nenhuma grande indústria aberta por aqui nos últimos tempos se articulou para patrocínio de camisa, o formato mais rentável.
No texto publicado há quatro anos, o blog fez o seguinte questionamento:
Inércia dos clubes, falta de interesse das indústrias ou negociações arrastadas?
Considerando a abertura do trio, talvez seja falta de interesse mesmo…
Enquanto alguns babacas ficam falando bobagens, achando que é de elite, onde na verdade o clube ta falido, com riscos de ir pra 3 divisão e dando prejuízos para a arena estaremos pagando caro pela burrice e incompetência de dirigentes e torcedores. A rivalidade é dentro de campo, fora o trio de ferro tem que se unir pra buscar recursos para se fortalecerem
Série B série A de 87, série amarela, bloco verde, etc,etc,etc,kkkkkkkkkkkk…e fazem mais de dez anos, que o time do tráfico do rio , tenta roubar esse título de 87 do nordestino “SPORT”. E são dez anos de lapada no lombo, que essa torcida de aviões do tráfico leva e não se mancam. Aqui quem manda é o “LEÃO”.
1) Flamengo, Corinthians e etc são clubes NACIONAIS. Portanto nada mais natural que empresas do Brasil todo resolvam patrocinar os mesmos. São clubes que jogam libertadores com frequência e dão visibilidade internacional. Por que a FIAT colocaria seu nome num clube em frangalhos como o Náutico ? Clube esse que nem ao menos chegou às semi finais de um campeonato fraco como o pernambucano ?
2) O fato da empresa se instalar aqui não torna os pernambucanos donos da mesma. Os veículos não serão vendidos exclusivamente em PE. Além disso, o Estado falhou e negligenciou o arco metropolitano, por exemplo. Impressionante como entra ano sai ano e o bairrismo babaca de parte dos pernambucanos não muda. Sequer cumpriram o acordo com a Fiat e querem mandar na mesma. Coitados. São tão prepotentes que acham que a compra de Renegade pelos pernambucanos vai sustentar a empresa.
3) Em tempo: Não sou torcedor do Flamengo. Só acho que anos de doutrinação Marxista em nossas escolas causa esse tipo de aberração. Um monte de militante esquerdista querendo dita o que os outros devem fazer!!
Será que Evandro Carvalho culpará o Náutico por isso também? Dá pena do futebol pernambucano, esculhambado dentro do próprio Estado por uma empresa de fora. Não temos peso nenhum no cenário nacional.
de repente, os torcedores do leão, náutico e santa cruz deveriam evitar de comprar carros da fiat. compremos carros dos concorrentes, e que a fiat seja feliz com o clube alibabá e os 40 ladrões só ganha título fraudados de regatas framengo. felicidades fiat e framengo! PST!!!!!!!!
Rubenilson, paraibacas, vcs são humilhados pelos cariocas que os chamam pejorativamente de paraíbas e mesmo assim vcs não têm vergonha na cara e torcem pelo Flamengo. Dê valor a sua terra, cara.
Aqui em Pernambuco, o único clube que patrocinado daria retorno com a venda de carros de luxo da Jeep seria o Náutico, pelo melhor padrão da sua torcida. Para patrocinar Santa e Sport, a Jeep teria que mudar seu mix de produção e fabricar carrinhos de mão, pois 95 % destas duas torcidas trabalham na construção civil.
Sou torcedora do Náutico e gostaria sim, que essa fábrica investisse nos clubes aqui de Pernambuco, afinal ela tá instalada aqui, acho que os empregados dela são daqui (pelo menos alguns) e o meu clube é um dos que precisam sim de ajuda financeira. E não tem essa de justificar que os clubes daqui não tem visibilidade nacional, quando se tem recursos se consegue isso! Nada disso é desculpa pra deixar de patrocinar…fala sério seus diretores dessa fábrica! Cuidado que o tiro de vocês pode ser no próprio pé!
Flamengo é o maior clube do Nordeste, basta ver as pesquisas.
Também é o maior clube do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país… sou carioca, filho de nordestino e herdei do meu pai (baiano) a paixão pelo Flamengo. Podem chorar, acham normal torcer pelo Barcelona e Real Madrid mas um absurdo torcer pelo Flamengo? Vão chorar na cama que é quente…
PS: Melhor seria não torcer por clube algum do que torcer pelo Sport, clube medíocre que vive de um campeonato de Série B alçado a Série A pela “Justiça” de PE. Ridículos.
A JEEP só venderá carros apenas em PE? Pelo q me consta não e a JEEP tem total autonomia pra escolher em quem ira anunciar seu produto, confere? A montadora é uma Multinacional instalada no BRASIL em PE e a mesma estará incrementando e muito a economia Local e NACIONAL. Parem com esse mimimi quem quer expandir sua marca com certeza buscaria um parceiro de inserção NACIONAL e esse parceiro é o FLAMENGO, coisa que nenhum time local tem. Abraços e SRN.
O Sport( que copia a camisa do Flamengo), é um time pequeno e só ganhou um pouco de visibilidade não porque ganhou a série B do Brasileirão de 87 mas porque tentou surrupiar a Taça da série A , ganha pelo Flamengo. A Fiat ta mais do que certa pois o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e atualmente é o time com melhor condição financeira e o mais bem administrado do País.
É um tanto compreensivo.., apesar de haver uma probabilidade futura pra o SPORT que tem projeção nacional. Mas digo que é uma prova de idiotisse um nordeste no ser influenciado a torcer por um time que nao é de sua regiao, como o flamengo.
Com tantos clubes respeitados, ou não, mas sendo da sua região ou do seu estado, por uma questão de valores se escolheria um time para se torcer. No meu caso digo em abdoluto: sou SPORT! Não torço pra nem um outro!
Exemplo: seleção brasileira e SPORT.., sou SPORT em absoluto!
O Íbis, seria uma grande opção.
Quanto chororo por pouca coisa. A conta é simples investimento em visibilidade = retorno em vendas. Se ainda fosse um produto regional como tantos outros tudo bem. E matérias como essa e comentários só mostram como o dep. marketing está certo. E continuem mesmo pensando qur o Flamengo está falido. Quando acordarem vai ser tarde.
Será que os Ladrões de Títulos , campeões da série B de 87 vão entrar na justiça e tentar roubar o patrocínio também ?
Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo; Andrade, Zico; Zinho, Renato Gaúcho, Bebeto.
10 jogadores de seleção
e ainda se acham campeões.
Escolheram o Flamengo por ser um clube profissional. O Flamengo é o clube mais transparente do País e vem crescendo cada ano. Além de ter a maior torcida do país com 40 milhões de apaixonados.
Hoje o Flamengo é exemplo para todos os clubes. Teve recorde de lucro no País e crescimento de receita, mantendo o mesmo gasto operacional. Vale ressaltar que não foi o Flamengo que foi atrás da Jeep, e sim a Jeep foi atrás do Flamengo. Provamos assim, que a credibilidade voltou. SRN
Nada impede que haja o patrocínio para o Flamengo e tmb para o Sport que é o time de maior projeção Nacional de Pernambuco.
Sem falar que o Flamengo envolvido em dívidas sem fim, jogadores sem receber salários, sem maiores projeções em competições internacionais, sem astros em seu time, não seria a melhor opção. Antes patrocinasse o São Paulo.
a jeep quer midia nacional e nao local…imagine se só o povo de pernambuco comprasse o carro, ira ser um fiasco…os marqueteiros da montadora estao certinhos…agora a dor de cotovelo vem de todo lado
A impressão que fica é uma já tradicional discriminação com a região do país (diretores da multi são sulistas). E não é complexo de vira-latas não, se for levado em conta (a projeção na mídia, retorno de visibilidade inclusive nacional, agregação a uma marca de sucesso, relação custo/benefício, e empatia com a maior torcida do estado) uma parceria com o SPORT traria para a FIAT ótimo retorno, mas imbecilmente esses CEOS da multinacional não conseguem enxergar. Uma pena pra eles.
Os clubes também são culpados por não batalharem com afinco grandes patrocínios.
e falta de competencia dos nos dirigentes,pois eles nao tem nenhuma vontade de traser investimentos para nossos clubes,como uma empresa muitinacional ira se interessar investir em clubes endividados,mal administrados,sem nenhuma pespectiva de melhora,tambem as empresas so se instalam em nosso estado com interesse em varios anos sem pagar impostos.
O certo Séria patrocinar os Clubes daqui do estado, para o Povo conhecer mais a Marca, mais vai patrocinar o FLAMÍDIA ?? Não entendo esse Marketing dessa Empresa, devia Patrocinar os clube daqui.
UM ABSURDO!!!!!!!!!!!!!
Sô torcedô do Santa Cruiz e num vô mai comprá um carro Jipe; prontchu, mi vinguei!
Sou torcedor do Sport e por motivos óbvios gostaria que a Jeep patrocinasse o eu clube, mas não foi possível.
A ideia de que cotas de patrocínio viriam naturalmente das indústrias locais para os nossos clubes não se sustenta.
Diferentemente das estatais movidas por interesses políticos eleitoreiros, empresas privadas objetivam lucros e crescimento. A projeção nacional de suas marcas e produtos certamente não será alcançada através dos nossos clubes. Acho que apenas indústrias com alcance local é que poderão se interessar por “alugar” um espaço nas camisas do trio de ferro.