A 27ª edição do Campeonato Sul-Americano, atual Copa América, aconteceu no Equador, em 1959. Além do anfitrião, participaram do torneio o Uruguai, a Argentina, o Paraguai e, claro, o Brasil. A Canarinha, campeã mundial no ano anterior com Pelé e Garrincha, foi representada pela seleção pernambucana. Isso mesmo, a Cacareco. Formada apenas por jogadores de Náutico, Santa e Sport, aquela Seleção Brasileira acabou numa honrosa 3ª colocação.
Nos quatro jogos em Guaiaquil, vitórias sobre Equador e Paraguai e derrotas para os rivais Uruguai, o campeão, e Argentina, vice.
Os repórteres Brenno Costa e Alexandre Barbosa, do Diario de Pernambuco, produziram uma reportagem especial sobre a campanha e causos daquele time. No vídeo, depoimentos dos remanescentes Zé Mária (volante rubro-negro), Givaldo (lateral alvirrubro) e Fernando José (ponta-esquerda alvirrubro), além de imagens históricas no torneio e uma crônica de Nelson Rodrigues.
Confira a reportagem completa clicando aqui.
Obrigado pela matéria! Muito interessante ver essa história inusitada, já que a CBD era uma palhaçada, escolher seleções estaduais para representar o país. Se fosse o Rio de Janeiro ou São Paulo até que daria certo, mas qualquer outra não teria nível pra ser campeão. Coisas do Brasil.
Pingback: Jogos Oficiais de 1950 a 1959 | Todas as partidas da Seleção Brasileira de Futebol
Show de Bola!
Contra tudo e contra todos,hoje, a Cacareco é o SPORT.
Parabéns pelo trabalho!