A uma semana dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou um relatório sobre os 465 atletas do país confirmados no evento, sendo 256 homens e 209 mulheres. Gente espalhada entre os 12.500 competidores oriundos das 206 nações filiadas, além do “time de refugiados”. Da delegação verde e amarela, 68% dos convocados vão disputar a Olimpíada pela primeira vez. O perfil médio do Time Brasil, segundo o raio x, é de 1,76m, 73 quilos e 27 anos. Abaixo, o infográfico completo.
Com 15 representantes (13 mulheres e 2 homens), Pernambuco corresponde a 3,2% da delegação. Do estado, vão à Cidade Maravilhosa os seguintes nomes: Keila Costa (saltos em distância e triplo), Érica Sena (marcha atlética), Cisiane Dutra (marcha atlética), Wagner Domingos (lançamento de martelo), Joanna Maranhão (natação, 200m e 400m medley e 200m borboleta), Etiene Medeiros (natação, 50m e 100m livres, 100m costas e revezamentos), Yane Marques (pentatlo moderno), Felipe Nascimento (pentatlo moderno), Teliana Pereira (tênis), Jaqueline (vôlei), Dani Lins (vôlei), Samira Rocha (handebol), Bárbara (futebol), Amanda Araújo (rúgbi) e Cláudia Jaqueline (rúgbi).
Há um pequeno erro na matéria. Pernambuco tem mesmo 15 atletas nas Olimpíadas — estou me referindo aos nascidos no estado —, porém o décimo quinto é na verdade Stéphane Vehrlé-Smith do hóquei sobre grama (que não aparece na matéria). Teliana Pereira é pernambucana de origem mas nasceu na cidade alagoana de Santana do Ipanema, área urbana mais próxima do povoado onde sua família morava no lado pernambucano. Lembrando que Pernambuco é o estado fora do Sul/Sudeste que mais classificou esportistas, e só PE, SP, MG e PR têm mais de um campeão olímpico entre os classificados.