O sorteio da Copa Sul-Americana de 2017 será em 31 de janeiro. Os 44 clubes classificados através dos campeonatos nacionais já foram confirmados pela Conmebol, via site oficial, com outros dez participantes entre os futuros desclassificados até a fase de grupos da Libertadores. No âmbito local, o Sport está presente pela 5ª vez consecutiva. Até hoje, chegou no máximo às oitavas (2x), avançando um mata-mata. A partir deste ano, para alcançar esta fase será preciso passar por duas eliminatórias. O clube representará o Brasil com Corinthians, Ponte, São Paulo, Cruzeiro e Flu, classificados nesta ordem.
Com a divulgação dos seis brasileiros, a oito dias do sorteio, agendado em Luque, no Paraguai, fica a indefinição quanto à participação de Santa Cruz e Paysandu, que, juntos, reivindicam as vagas por direito. O país tinha direito a oito classificados, mas a entidade reduziu para seis, autorizando apenas clubes via Campeonato Brasileiro, à parte das copas regionais. Que a justiça parece o caminho, é fato, desde a canetada da Conmebol, em 30 de novembro…
Sobre a Sula 2017: a entidade não adiantou o formato do sorteio (como também não fez na Liberta, num sinal de desorganização), mas agora deve acabar as disputas nacionais e/ou regionais, com chaveamentos abertos a qualquer rival.
Entre os estrangeiros mais tradicionais, destaco os argentinos Independiente (7 Libertadores), Arsenal (campeão da Sula 2007), Huracán (vice da Sula 2015) e Racing (1 Libertadores), o Universidad de Chile (campeão da Sula 2011); a LDU (1 Libertadores) e o Cerro Porteño (semifinalista da Sula 2016).
Confira a agenda da Sua, de 6 de abril a 13 de dezembro, clicando aqui.
O Sport deverá pegar o Corinthians ou Fluminense?
Acredito que, pela participação do Corinthians, a imprensa do sudeste dará maior destaque à competição.
Complemento do post
Ordem dos 44 classificados à Copa Sul-Americana 2017
Argentina
1-Independiente de Avellaneda, 2- Defensa y Justicia, 3- Arsenal, 4- Racing, 5- Gimnasia y Esgrima de la Plata, 6- Huracán
Brasil
1-Corinthians, 2- São Paulo, 3- Ponte Preta, 4- Cruzeiro, 5- Fluminense, 6- Sport Recife
Bolívia
1- Bolívar, 2- Oriente Petrolero, 3- Nacional de Potosí, 4- Petrolero
Chile
1- Everton, 2- Palestino, 3- Universidad de Chile, 4- O’Higgins
Colômbia
1-Deportivo Cali, 2- Patriotas, 3- Rionegro Águilas, 4- Deportes Tolima
Equador
1- Liga de Quito, 2- Deportivo Cuenca, 3- Universidad Católica, 4- Fuerza Amarilla
Peru
1- Alianza Lima, 2- Comerciantes Unidos, 3- Sport Huancayo, 4- Juan Aurich
Paraguai
1- Cerro Porteño, 2- Sol de América, 3- Sportivo Luqueño, 4- Nacional
Uruguai
1- Danubio, 2- Defensor Sporting, 3- Liverpool, 4- Boston River
Venezuela
1- Caracas FC, 2- Deportivo Anzoátegui, 3- Atlético Venezuela, 4- Estudiantes de Caracas