Seguindo diretrizes da Fifa para a implementação de certificados e licenças em cursos de capacitação e formação de profissionais no futebol, a “CBF Academy” expandiu o trabalho em 2017. Em atividade desde 2005, o braço da confederação lançou cursos especiais fora do Rio. Entre as cidades, o Recife, utilizando a estrutura da sede da FPF, na Boa Vista. Entre as várias opções de gestão, a versão local será focada na Licença C. Com ela, a CBF passa a reconhecer os trabalhos dos treinadores nos níveis mirim e infantil, em clubes e escolinhas – sendo o 4º nível de uma longa e cara graduação.
Com aulas entre 29 de abril e 7 de maio, o curso está aberto a 50 alunos, com 140 horas de duração – abaixo, o quadro de disciplinas. Interessado? Pois o investimento pessoal é de R$ 5.267, ou 585 reais por cada dia de aula. Em caso de turma completa, a CBF Academy arrecadará R$ 263 mil.
Vale lembrar que a partir de 2018 entra em vigor a Licença de Clubes, já publicada pela CBF. É uma série de exigências técnicas e administrativas aos clubes para a chancela da participação em torneios nacionais. No caso, os treinadores passam a precisar da Licença Pro, três níveis acima da C.
Cronograma para a exigência de Licença Pro aos técnicos profissionais
2018 – Série A (20 clubes
2019 – Série B (20 clubes)
2020 – Série C (20 clubes)
2021 – Série D (68 clubes)
Na CBF Academy existem cinco níveis de licença para treinadores. À parte da pós-graduação, o nível profissional é voltado para ex-jogadores e treinadores, a partir da Licença B. As aulas práticas são realizadas na Granja Comary, em Teresópolis. Neste cenários, eis as disciplinas: preparação física e fisiologia do futebol profissional; psicologia do esporte no futebol profissional; treinamento de campo no futebol profissional; prática e análise do treinamento de campo; legislação esportiva aplicada III; e medicina esportiva no futebol profissional.
Pro – Excelência (370 horas)
A – Futebol profissional (250 horas)
B – Categoria de base (185 horas)
C – Escolinha (140 horas)
D – Projetos sociais
Já disputei campeonato carioca série c pelo Heliópolis tenho condições de fazer o curso
me despertou interesse mas o valor esta fora da minha realidade
Interessante, mas acho que quem jogou futebol amador por pelo menos cinco anos comprovados e que tenha a escolaridade exigida, também deveria ter a oportunidade de fazer o curso, senão fica muito específico que é para algumas classes e não para todos. Tem muito treinador e jogador amador por aí que são muito melhores que os atuais treinadores em atividade. sem falar falar que a licença A da CBF não é reconhecida na europa e em alguns países arábes.
Quando vai ter curso
Complemento do post
Público alvo, segundo o site da CBF:
1) Profissionais de Educação Física e ou Esporte (Licenciatura ou Bacharelado)
2) Acadêmicos de Educação Física e ou Esporte que estejam cursando o último ano (Licenciatura ou Bacharelado)
3) Ex-atletas de futebol profissional, com ensino médio completo e com pelo menos 5 anos de carreira comprovada em atividade
4) Treinadores / professores de escolas de futebol com ensino médio completo e com pelo menos 5 anos de experiência comprovada
Que roubada, bicho!