Aos oito representantes brasileiros, vale prestar bem atenção na armada argentina na Copa Sul-Americana de 2014. Vem forte.
Boca Juniors, bicampeão em 2004 e 2005, Lanús, o atual campeão, e Estudiantes de La Plata, vice em 2008. São os três principais argentinos até aqui, inscritos entre os 47 clubes do torneio. A sétima e última vaga dos hermanos será disputada entre River Plate e San Lorenzo. Mais bronca.
Talvez por isso a Sula tenha sido apelidada pela Conmebol, no sorteio em Buenos Aires, de “La otra Mitad de la Gloria”. Esta será a 13ª edição.
Confira o chaveamento completo clicando aqui.
A definição dos oito brasileiros e suas posições só será confirmada em agosto. Garantidos mesmo, até aqui, só Vitória, Goiás e Criciúma. O Sport está quase lá. Se em 2013 o Leão teve um clássico contra o Náutico na fase nacional, desta vez a etapa deve ser contra o Vitória. Para isso, basta ser eliminado na Copa do Brasil e confirmar o seu lugar como campeão do Nordeste.
Ao ganhador da chave do provável confronto (Brasil 1 x Brasil 8), um confronto nas oitavas de final contra o melhor dos duelos General Díaz (Paraguai) x Cobresal (Chile) e Venezuela 4 (a definir) x Atlético Nacional (Colômbia), que irão estrear uma fase antes. Do quarteto, o mais tradicional é, sem dúvida alguma, o time colombiano, campeão da Libertadores de 1989.
Um detalhe importante. A chave “Brasil 1 x Brasil 8” foi sorteada como O1 nas oitavas, o que significa que esta equipe sempre jogará a segunda partida do mata-mata como mandante, das oitavas à decisão. Como curiosidade, uma hipotética finalíssima não poderia ser na Ilha do Retiro, que tem menos de 40 mil lugares. Neste caso, Arena Pernambuco ou Arruda.
Clubes argentinos no caminho do Leão? Só na decisão…
Observação: a única chance de mudar esse chaveamento é se a CBF optar por colocar o Sport através da “fila do Campeonato Brasileiro”, em vez do Nordestão. Até aqui, a entidade não se pronunciou.
Calendário do torneio:
Primeira e segunda fases: 20 e 27 de agosto; 3, 10, 17 e 24 de setembro
Oitavas de final: 1, 8, 15 e 22 de outubro
Quartas de final: 29 de outubro e 5 e 12 de novembro
Semifinal: 19 e 26 de novembro
Final: 3 e 10 de dezembro
Vamos ver como se saem os times brasileiros dessa vez. Desde a Copa Conmebol e Copa Mercosul (precursoras da Copa Sul Americana) tivemos várias finais emocionantes entre times de grande expressão (brasileiros e outros sul americanos).
Alguns brasileiros nem tão grandes assim (2010 e 2013).
1992: Atlético Mineiro x Olímpia (Final da Libertadores 2013);
1993: Botafogo x Peñarol;
1994: São Paulo x Peñarol;
1995: Rosario Central x Atletico Mineiro;
1997: Atlético Mineiro x Lanús;
1998: Santos x Rosário Central;
1998: Palmeiras x Cruzeiro; (Ano em que a Copa Conmebol foi disputada junto com a Copa Mercosul);
1999: Palmeiras x Flamengo;
2000: Vasco x Palmeiras;
2001: San Lorenzo x Flamengo;
2008: Internacional x Estudiantes;
2009: LDU x Fluminense;
2010: Independiente x Goiás;
2012: São Paulo x Tigre;
2013: Lanús x Ponte Preta;
Curiosidade: Atlético Mineiro e Lanús vão se enfrentar em uma nova final, dessa vez, da Recopa, repetindo a final da Copa Conmebol de 1997.
2001:
CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA KKKKKKKK, E O JORNALISTA AINDA FICA DANDO ESPERANÇAS PARA ESSA CAMBADA DE LOUCOS FANÁTICOS, ANOTA AI NÃO PASSA PELO VITÓRIA DA BAHIA.KKKKKK, MAS SONHAR NÃO PAGA NADA. ôô mediocridade.
Já estou vendo o capitão Durval levantando aquela taça, Sport campeão da Sul-americana.
Fernando Ferreira,
Realmente, muda completamente! Que mudança estranha. O sorteio foi claríssimo, pois Brasil 1 x Brasil 8 foi determinado como “O1”. Não há motivo para a Conmebol, um dia depois do sorteio, colocar o confronto como O9. Ou é um erro no site ou então… fizeram arrumadinho.
Cássio, Há uma nova disposição da chave no site da CONMEBOL. Nela o provável confronto do Sport (Brasil 1 x Brasil 8) está com o O9, modificando as projeções dos confrontos do post. abs
http://conmebol.com/es/content/copa-sudamericana
antes da sul americana temos que pensar no cruzeiro a final de contas são trinta e sete anos sem vencer . só essa besterinha .
os caras sao foda mesmo ja jogarao contra o vitoria e ja estao na final da sula isso e comer ovo e arrotar file isso e o sport
Mas, Cássio, O chaveamento mudará muito pouco, talvez somente a inversão dos times, já que o Brasil (e qualquer outro pais) terá que se enfrentar até a semi final.
FORÇA LEÃO!!!!!!PELO SPORT TUDOOOO!!!!!!!!!!
Pelo wikipedia da pra ver o chaveamento Cassio… To sonhando com o seguinte caminho do Leão até a final:
Atl. Nacional (COL) nas oitavas
Millonarios (COL) nas quartas
Universidad Católica (CHI) na semi
River/Boca/San Lorenzo/Rosario na final
😛
PARTICIPAÇÕES INTERNACIONAIS:
…..SPORT………………………………… 04 PARTICIPAÇÕES
LIBERTADORES – 1989
LIBERTADORES – 2009
SULAMERICANA – 2013
SULAMERICANA – 2014
…..NAUTICO……………………………. 02 PARTICIPAÇÕES
LIBERTADORES – 1968
SULAMERICANA – 2013
…..SANTA CRUZ……………………… 00 PARTICIPAÇÕES
Cássio, o Salgueiro jogou ontem, caberia pelo menos uma notinha sua.Obg.
Luiz,
Você não observou bem a tabela. O Boca Juniors é o O15. Logo está no chaveamento oposto, com os demais argentinos na Sul-Americana.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Sul-Americana_de_2014
pode pegar o nacional/COL nas oitavas, um brasiliero (bra4 ou bra5) nas quartas, Boca ou UnivCatolica/CHI nas semis…
Rafael,
Ainda não. Certeza mesmo, só a do post, com os argentinos do “outro lado” do chaveamento. Além disso, 12 dos 47 times ainda não estão definidos.
Ficou bom…é bom pegar time conhecido tambem pra entrar no clima do torneio.
E as datas sao muito boas! O Sport so jogaria em SETEMBRO…tendo julho e agosto p se dedicar 100% na SerieA. Pouco mais de 1 turno inteiro.
Cassio… Gostaria de ver os possíveis adversários até a final do Leão! Tem algum site com a tabela completa?