Até hoje, nenhum clube do Nordeste conquistou um título internacional oficial.
Quem chegou mais perto foi o CSA, em 1999, finalista da extinta Copa Conmebol. A partir disso, apenas participações sem brilho na Libertadores e na Sul-Americana. No Recife, ao todo, são quatro campanhas do Sport, duas do Náutico e nenhuma do Santa Cruz. Coadjuvantes na essência neste contexto.
Em relação aos torneios amistosos, a lista melhora um pouco, e só. Nesta linha, em competições organizadas pelos próprios clubes contra equipes estrangeiras, o Rubro-negro tem dois troféus. Ambos não oficiais, claro.
O primeiro foi o Torneio Leopoldo Casado, em 1980, num triangular com a seleção da Romênia e o Náutico. Agora, conta também em sua galeria na Ilha do Retiro com a Taça Ariano Suassuna, disputada em 2015 contra o Nacional do Uruguai. Entre os rivais, o Santa também já ganhou um troféu internacional. Em 2003, o Tricolor conquistou Torneio Vinausteel, no Vietnã.
Quem sabe um dia algum clube da região alcance um voo realmente internacional, devidamente chancelado pela Conmebol…
Fiquei sabendo que Durval vai desfalcar o Sport no clássico.
Motivo: TENDINITE.
Tendinite nos braços esquerdo e direito por conta do excesso de troféus levantados em 11 mesem… 3
Copa do Nordeste – 2014
Campeonato Pernambucano – 2014
Taça Ariano Suassuna – 2015
Cassio, faz tempo que eu queria dizer isso, mas já que você citou meu nome nos comentários, tomei coragem para dizer:
VOCÊ FAZ MINHAS “IDAS” À INTERNET SEREM MAIS PRAZEROSAS E EMOCIONANTES. SINTO AQUI NO BLOG A MESMA PAIXÃO QUE MEU PAI SENTIA QUANDO OUVIA AS RESENHAS ESPORTIVAS PELO RÁDIO NOS ANOS 80 E 90. ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO. SOU SEU FÃ.
PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Assinado: Israel ( rubro-negro tri-campeão nacional )
Israel,
A postagem cita apenas os troféus amistosos diante de equipes do exterior com o time principal em campo. Neste caso, não levei em conta o Torneio de Chênois (Suiça), em 1999, e o Torneio Plattenhardt (Alemanha), em 2011, pois ambos foram na categoria Sub 20.
Arthur Lma,
De fato, o Sport foi duas vezes vice da Copa Renner, cujo nome oficial era “Copa Renner/Torneio Internacional de Verão”. Tanto em 1996 quanto em 1997, o Leão foi derrotado nos pênaltis na decisão.
Ainda em finais, também destaca-se o Torneio Internacional da Amizade, realizado no Recife, em 1995, com Náutico, Santa, Sport e Porto de Portugal. Na final, o time português venceu o Tricolor nos pênaltis.
Mais detalhes sobre torneios internacionais amistosos no Recife: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2014/12/25/um-torneio-internacional-para-abrir-a-temporada-da-europa-para-pernambuco/
Ps. Há mesmo um problema em chamar a Taça Ariano Suassuna, diante de um time do Uruguai, em “torneio internacional amistoso”? Menos, galera. Inclusive, era esta a mesma situação do Troféu Chico Science.
A imprensa pernambucana está notória pelo clubismo exacerbado, além da contumaz falta de assunto. Esse post foi o ponto mais elevado.
GOSTEI DESSA PARTE DA MATÉRIA:
” No Recife, ao todo, são quatro campanhas do Sport, duas do Náutico e nenhuma do Santa Cruz ”
SPORT, SEMPRE O MAIOR… EM TUDO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sport:
.
1980 – Torneio Leopoldo Casado (Brasil)
1999 – Torneio de Chênois (Suiça)
2011 – Torneio Plattenhardt (Alemanha)
2014 – Torneio Ariano Suassuna (Brasil)
O Sport foi duas vezes vice campeão da copa renner.
Acho que vale o registro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Internacional_Renner
Observação: o Santa Cruz também ganhou a Fita Azul, mas não era um torneio internacional, e sim uma honraria concedida pela CBF, para o clube que voltasse do exterior sem derrotas. A excursão coral foi em 1979.
Mais um título para o Sportttttttttt
SPORT CAMPEÃO