“Tem coisa que torcedor não faz na frente da mãe. Brigar em estádios é uma delas”.
A mensagem no telão da Arena Pernambuco resumia o sentimento.
Ao pé da letra, a frase de efeito mostra o mínimo de respeito necessário à presença da mãe. De qualquer um. A partir disso, uma parceria da agência Ogilvy Brasil com o Sport, no clássico contra o Náutico, levou 30 mães para a arquibancada, todas como orientadoras.
Lembra dos stewards, os seguranças privados das arenas de futebol no país? Além deles, a segurança interna do estádio contou com mães de torcedores que estavam presentes no Clássico dos Clássicos, as chamadas security moms (mães seguranças). A preparação começou cedinho, com a orientação repassada às mamães selecionadas pelo departamento de segurança do estádio e pela própria polícia militar.
Nada de cassetetes ou spray de pimenta, apenas os bons modos. Após uma última reunião no corredor da arena, a missão foi dada, e cumprida. Tudo com o objetivo de combater a violência no futebol.
Alguns torcedores foram surpreendidos na arquibancada no instante do reconhecimento da figura materna com o característico colete laranja. Ao menos por um dia, o respeito foi mantido. Exemplar.
Atualização: a inédita ação social repercutiu até no exterior, com matérias publicadas nos sites dos jornais ingleses The Guardian e The Independent.
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foi um das MÃES adorei a campanha que continue assim as mâes poderia acompanhar os filhos