A primeira fase do Nordestão de 2015 chegou à metade, com todos os vinte clubes realizando três partidas. Ninguém conseguiu vencer nas três rodadas. A melhor campanha, com duas vitórias e um empate, foi do Bahia, que suou bastante, marcando gols nos últimos minutos em duas partidas.
Vamos, então, a um pequeno balanço dos cinco grupos da Copa do Nordeste, que só voltará no dia 3 de março, com as três rodadas finais.
Lembrando que irão se classificar os cinco líderes e os três melhores segundos colocados. Além da cota de R$ 365 mil na primeira fase, exceção feita aos maranhenses e piauienses, que só receberão as premiações a partir das quartas. Por sinal, passar à etapa seguinte valerá mais R$ 250 mil a cada um.
Confira a tambela completa do Nordestão aqui.
Na sua opinião, quais clubes devem passar às quartas de final?
A liderança dividida entre América de Natal e Vitória corrobora com a expectativa da chave. Com seis pontos, os finalistas da edição de 1998 aumentam as chances de uma classificação dupla, uma vez que o time baiano é o segundo colocado com mais pontos até aqui. A única zebra foi a vitória do Confiança sobre o Rubro-negro (1 x 0).
A derrota do Sport para o Sampaio Corrêa, na estreia, foi um aviso de que o grupo não seria tão fácil assim para o Leão. Hoje, o atual campeão estaria fora das quartas pois tem a quarta campanha entre os vice-líderes. A diferença de um ponto em relação ao líder acabou sendo uma dose de sorte, com os dois empates seguidos do Sampaio.
Coube ao Carcará a melhor campanha pernambucana no “primeiro turno” dos grupos. Por sinal, o Salgueiro seria o único local classificado, mesmo com apenas uma vitória (goleada sobre o Moto, 3 x 0). O Náutico, vice-líder, pode (e precisa) se beneficiar no returno com os dois jogos seguidos na Arena Pernambuco.
O Ceará é mais uma vez um dos que mais investiram, alimentando o sonho do título inédito. Porém, se vê numa ferrenha disputa com o rival Fortaleza, com quem terá outro clássico, e o surpreendente River, empatados em pontos (5) e saldo (+1). Diante do Botafogo, o único zerado da copa, um tropeço poderá significar a eliminação.
Nos minutos finais, o argentino Maxi Biancucchi marcou duas vezes e o Bahia virou para cima do Globo. Valeu a melhor campanha geral até aqui. Também aumentou para cinco pontos a diferença para o 3º lugar e dois para o 2º. No returno, o Tricolor ainda jogará duas vezes em casa. Só uma zebra tiraria o campeão de 2001 e 2002.
Quadro geral
Mais vitórias: América-RN, Vitória e Bahia (2)
Mais derrotas: Botafogo-PB (3)
Melhor ataque: América-RN (7)
Pior ataque: Piauí e Campinense (0)
Melhor defesa: Coruripe (1)
Pior defesa: Serrano (9)
Artilheiros: Kieza (Bahia) e Robert (Sampaio Corrêa) – 3 gols
Quem fizer 11 pontos estará classificado, independente de ser primeiro ou segundo lugar no grupo. Quem fizer dez pontos pode se classificar em segundo, mas não é certo!
Tá se encaminhando para os grupos A e E terem 02 classificados. Entretanto, acho que no grupo B só passa o líder.
O segundo turno do C e D será bem empolgante, acredito.
Todos os principais times da competição devendo e muito em atuação. Pra mim porém, deste quem tem menos margem de futebol por explorar é o Vitória.