A maior rivalidade do futebol nos videogames, com 21 anos de história, chega a mais um capítulo em setembro. No dia 13, o lançamento do Pro Evolution Soccer 2017. No dia 27, chega às lojas o Fifa 17. Com a pré-venda iniciada, as capas já foram reveladas, com mudanças drásticas nos atores.
No Fifa Football, nada de Lionel Messi – que virou a casaca novamente. Quem estampa a capa mundial é o atacante Marco Reus do Borussia Dortmind. O alemão venceu James Rodriguez do Real Madrid, Anthony Martial do Manchester United e Eden Hazard do Chelsea numa votação internacional organizada pela produtora EA Sports. Assim, assumiu o lugar centralizado já ocupado por Messi (2013-2016) e Rooney (2007-2012). Vale destacar que outros jogadores também figuraram nas capas ao longo dos anos, como os brasileiros. Ronaldinho (2007-2009), Kaká (2011-2012) e Oscar (2016).
Enquanto isso, no PES, a volta do craque argentino. Messi foi a capa do jogo produzido pela Konami de 2009 a 2011. Agora, tem companhia, pois o Barcelona foi contemplando. É a primeira vez que um time é contemplado na capa mundial. São cinco nomes, Neymar, Messi, Suárez, Rakitic e Piqué. Se deve ao fato do contrato de três do clube catalão com a desenvolvedora Konami, tendo a exclusividade do estádio Camp Nou no Pro Evolution Soccer – historicamente, um dos principais cenários escolhidos pelos jogadores nos videogames.
A ferrenha rivalidade Fifa x PES existe desde os consoles de 16 bits (Mega Drive e Super Nintendo), seguindo até o mais modernos (PS4 e Xbox One). No post, todas as capas internacionais lançadas desde 2007, lembrando que alguns anos contaram com capas regionalizadas, inclusive no Brasil, onde, por exemplo, o Flamengo de Guerrero foi a capa do PES 2016.
No viés local, Sport e Santa devem integrar os dois novos jogos, licenciados. Sem dúvida, a capa fictícia com Diego Souza e Grafite faria sucesso…
Confira os trailers do Fifa 2017 e do PES 2017 clicando aqui.
Cassio… Você ficou sabendo da nova informação dada pela EA SPORTS que só 14 times (Sem Sport e santa) estão confirmados no fifa 17?
Tem como contactar o marketing do Sport pra saber dessa péssima notícia? Seria inaceitável o amadorismo (mais uma vez)! Eles não enxergam a visibilidade que dá pro Club está no fifa?
Nota do blog
Vi sim, Rafael. Ainda falta mais de um mês até o lançamento. Hoje, o cenário, pelo visto, é desfavorável. Porém, ainda é possível reverter. Na torcida para ver Santa e Sport no fifa também
Segundo apuração de “uma revista famosa por publicar posters de hexa-campeonatos fictícios”, hoje apenas 14 clubes que disputam a Série A do Brasileirão estão confirmados no FIFA 17.
Ficando de fora Corinthians e Flamengo (que tem contrato com a Konami/PES), além de América-MG, Santa Cruz, Sport e Vitória…
Há uma possível negociação em andamento por parte do Goiás e talvez do Sport. Mas não sei se há apuração quanto a isso. Uma pena, o futebol de Pernambuco perde um pouco de visibilidade com isso. 🙁