A audiência do Flamengo na TV, com o Recife em 11º lugar entre 15 metrópoles

Levantamento do Ibope sobre a audiência televisiva do Flamengo em 2015. Crédito: José Colagrossi/Ibope, via twitter (@JColagrossiNeto)

O status de maior torcida rende ao Flamengo, consequentemente, a maior audiência televisiva, ainda mais pela quantidade de jogos exibidos, em detrimento de equipes locais de tradição. Pela segundo ano seguido, o Ibope apresenta dados sobre as transmissões do clube. O número acumulado de telespectadores em 2015 chegou a 126 milhões. O levantamento considera as quinze principais metrópoles brasileiras, que correspondem a 68 milhões de indivíduos. O escopo inclui três praças nordestinas: Recife, Salvador e Fortaleza. Com 3,9 milhões de habitantes, o Grande Recife aparece apenas em 11º lugar no balanço do Fla, embasando a preferência pelo Trio de Ferro. Abaixo, da capital pernambucana, metrópoles menos populosas como Curitiba (3,3 milhões), Goiânia (2,2 mi), Campinas (2,0 mi) e Florianópolis (1,1 mi).

O maior foco da audiência flamenguista ficou, naturalmente, no Rio de Janeiro, com 37,8% dos telespectadores nas partidas do clube, entre Carioca, Brasileirão e Copa do Brasil. Trata-se da soma de todas as emissoras, na tevê aberta e na tevê paga. O pico ocorreu em 2 de agosto, num Maracanã com 51.749 torcedores e sinal liberado todo o país, incluindo o Rio. Cerca de 6,2 milhões de pessoas assistiram ao empate em 2 x 2 com o Santos.

Voltando ao cenário local, a lista contrasta com a anterior, também divulgada pelo diretor-executivo do instituto, José Colagrossi. Em 2014, o número divulgado pelo Ibope foi o de partidas exibidas, com o Recife em 4º lugar, com 28 jogos, somando Globo e Band. Lembrando que em Pernambuco o maior índice de torcida já alcançado pelo Flamengo foi de 8%, segundo o Plural Pesquisa, em 2011, o que corresponderia a 703 mil pessoas na época.

Nº de telespectadores alcançados nos jogos do Flamengo
2015 – 126,9 milhões
2014 – 134,0 milhões

Audiência do Flamengo nas 15 principais praças
1º) 48,0 milhões – Rio de Janeiro
2º) 8,4 milhões – São Paulo
3º) 7,8 milhões – Brasília
4º) 6,8 milhões – Manaus
5º) 6,7 milhões – Vitória
6º) 5,3 milhões – Salvador
7º) 5,2 milhões – Belém
8º) 5,0 milhões – Fortaleza
9º) 4,4 milhões – Porto Alegre
10º) 3,5 milhões – Belo Horizonte
11º) 3,1 milhões – Recife
12º) 3,0 milhões – Goiânia
13º) 2,7 milhões – Curitiba
14º) 1,6 milhão – Florianópolis
15º) 0,9 milhão – Campinas

Levantamento do Ibope sobre a audiência televisiva do Flamengo em 2015. Crédito: José Colagrossi/Ibope, via twitter (@JColagrossiNeto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*