Milagre da bola

O Papa Bento CVI entrega a taça de campeãoCom uma área de apenas 0,44 km² e cerca de 900 habitantes, o Vaticano é, de longe, o menor estado independente do mundo.

Talvez por isso, chame tanta atenção o campeonato de futebol do país.

A competição “nacional” conta com 16 times, formados por seminaristas dos institutos católicos de Roma, colaboradores da Basílica de São Pedro, funcionários do Museu do Vaticano e integrantes da Guarda Suíça.

Criada em 2007, a Clericus Cup reúne 300 atletas de 50 nacionalidades, espalhadas pelas paredes históricas da Santa Sé. Acima, o Papa Bento XVI exibe o troféu de campeão.

Objetivo oficial da competição: “reafirmar o valor educacional e pastoral do desporto, e reforçar sentimentos de verdadeira amizade e partilha frutífera”.

A primeira partida da história da Clericus Cup está diretamente ligada ao Brasil.

Em 24 de fevereiro de 2007, Mater Ecclesiae e Universidade Gregoriana abriram a competição. O Ecclesiae (Colégio Mãe da Igreja), composto por latinos, africanos e asiáticos venceu o adversário, formado 100% por “atletas” brasileiros por 6 x 0.

No final, porém, o título ficou com o Redemptoris Mater, que bateu a Universidade Lateranense por 1 x 0.

Partida a Clericus CupNeste ano, o primeiro campeão foi derrotado na decisão por quem? Pelo Mater Ecclesiae, 2 x 1, cuja fé deu resultado!

Ah… Como o Vaticano não tem um único campo oficial, a partida foi jogada no Estádio dos Mármores, em Roma. Outra curiosidade é a duração das partidas: 2 tempos de 30 minutos.

O jogador mais conhecido da liga é Davide Tisato, de 23 anos e que chegou a jogar no time júnior do Chievo Verona (atual lanterna da Série A italiana). 😯

O primeiro torneio do país foi a Copa Amicizia, entre 1973 e 1980. A primeira taça ficou com o Astor Osservatore Romano, time dos jornalistas do periódico oficial do Vaticano. Depois veio o Campeonato della Citta Vaticano (1981/2006).

O Vaticano é um dos 8 estados independendes que ainda não estão filiados à Fifa. Mesmo assim, a Fifa já publicou uma matéria especial sobre a liga do Vaticano. Veja AQUI.

Abaixo, um vídeo da final da primeira Clericus Cup, com a festa do Redemptoris Mater (cujo fornecedor de material esportivo é a Lotto, a mesma do Sport).

Você pode ler sobre o desempenho da Seleção do Vaticano (sim, ela existe) clicando AQUI. O único jogo do time em 2008 foi justamente contra a China (sub-21), que ocupa o outro extremo populacional (1,3 bilhão de habitantes). O Vaticano venceu por 4 x 3, em 25 de outubro, em Roma.

Em 22 de agosto, o blog postou sobre outra liga nacional pouco ortodoxa. Simplesmente a 24ª divisão do campeonato inglês, a mais baixa de todo o mundo. Leia mais clicando AQUI.

Amém.

3 Replies to “Milagre da bola”

  1. Pingback: Do Conclave à Clericus CupBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Pingback: Escolha a sua liga… | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*