O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira o recenseamento de toda a população do Brasil. Trabalho pesado! Veja AQUI.
Estima-se que somos mais de 192 milhões de brasileiros. Em breve, teremos esse dado exato.
O censo demográfico, que é feito a cada dez anos no país, chega à sua 12ª versão. Em 2010, a novidade será a utilização de aparelhos digitais, substituindo as antigas pranchetas.
Uma compilação de dados em altíssima velocidade, reduzindo bastante o tempo para o processamento das informações. Como ocorreu nas eleições a partir de 1996, com a implantação das urnas eletrônicas. Ok. E o esporte, onde entra no post…?
O post entra como “protesto”. Se a planilha dos recenseadores mudou, entrando na era digital, bem que poderia se pensar em colocar a velha pergunta:
“Para qual clube de futebol você torce?”
Em abril, fiz um post sobre o assunto, chamado “A culpa é sua, IBGE”, falando sobre as polêmicas pesquisas de torcida, feitas por amostragem. Veja o comentário AQUI.
Agora, não há mais o que fazer nesta década. O jeito, então, é esperar até 2020.
Metade das discussões de futebol poderiam ser encerradas com essa pergunda…
isto faria não ter times nem fracos e nem fortes, todos os certames brigariam em igualdade de condições em todos os campeonatos disputáveis, eliminaria o favoritismo no futebol, e com tudo todos teriam á mesma oportunidade de serem campeões.
só se fosse pesquizado detalhadamente à área financeira, para que os times mais pobres fossem averbados por cada município à qual pertencessem, saindo assim do anônimato para o estrelato.
o ibge é corintiano… rs por isso preferiu não perguntar sobre futebol.
Pingback: Tweets that mention Fica para 2020 | Blog de Esportes -- Topsy.com
Então..
A grande questão é, apesar de ser algo importante na cultura popular…terminaria tirando o foco de uma pesquisa que é extremamente necessária pra avaliar o andamento do país.
Concordo com uma pesquisa mais séria sobre torcida, mas financiada por uma empresa privada !
Se você pensar…
Quem ganharia em saber a quantidade de torcedores de cada time? Pra que serve isto?
Além de um debate de mesa de bar…
É uma questão, acima de tudo, comercial… Serve como parâmetro publicitário. Serve como parâmetro de patrocinadores… Só!
Não vejo sentido de usar um aparato do estado pra avaliar isto! Futebol é uma maquina lucrativa, nada mais justo que uma pesquisa destas seja financiada por quem lucra.
Já pensou se a gente usar o IBGE sempre que quiser saber de alguma preferência de público?
Poderiamos perguntar qual a comida realmente típica nacional. Ou a bebida preferida… E não deixaria de ser uma pergunta importante!! Mas não pro governo!
Ruy,
Era só uma pergunta a mais… Futebol é o esporte mais popular do país. Além disso, haverá a Copa aqui, em 2014. Era um bom gancho!
O tema é completamente discutível, concordo. Só acho que o futebol faz parte da nossa cultura, a ponto de merecer um estudo assim.
Abraço!
Desta vez discordo de você, caba bom!
O IBGE serve de parâmetro social. Serve pra avaliar a eficácia de políticas públicas já implementadas e a necessidade de criação de novas.
O futebol fica em segundo plano, quando se está avaliando uma série de coisas mais importantes.
Agora imagina…
Estados com futebol mais “fracos”.. Vão ser dadas várias opções? O cara vai elencar sua preferência? Pode torcer por mais de um?
Outra coisa..
O IBGE também trabalha, de certa forma, com amostragem…
Acho complicado misturar estas coisas…