Terceira na segunda

Troféu oficial da Série C do Campeonato BrasileiroNo embalo da classificação do Salgueiro ao mata-mata decisivo do Brasileiro da Série C (veja AQUI), um post com alguns dados históricos de Pernambuco na competição.

Melhores resultados:

Vice-campeonato em 1981, com o Santo Amaro (ex-Vovozinhas e depois Recife, Manchete etc). A finalíssima, em 1º de maio, aconteceu no Arruda. Vitória por 1 x 0, gol de Derivaldo.

Mas não adiantou, pois o Olaria havia vencido por 4 x 0 no Rio. O rival ficou com o troféu da competição, conhecida na época como “Taça de Bronze”.

O futebol pernambucano também ficou em 4º lugar em 1996 (Porto) e 1999 (Náutico). Na primeira ocasião, a vaga esteve por um triz, já que o formato era o de mata-mata. Após um 0 x 0 no Lacerdão, diante de 2.600 pagantes, o Gavião do Agreste perdeu do Vila Nova por 5 x 3, no Serra Dourada, em 24 de novembro.

Já o Timbu foi mal no quadrangular final e chegou na última rodada já eliminado, quando viu o Fluminense festejar o título nos Aflitos. Nas duas edições, apenas os dois primeiros lugares conseguiam as vagas.

Representantes de Pernambuco (18 times):

Porto (7 vezes), Vitória (5), Central (6), Salgueiro (3), Ypiranga (2), Recife (1), Paulistano (1), América (1), Estudantes (1), Unibol (1), Náutico (1), Itacuruba (1), Serrano (1), Petrolina (1), Centro Limoeirese (1), Flamengo de Arcoverde (1), Vera Cruz (1) e Santa Cruz (1).

Como a Série C era a última divisão nacional até 2008, o ingresso de clubes locais era facilitado pela classificaçã via Campeonato Pernambucano. Agora, apenas se subir na Série D. O que já vem ficando claro que não é fácil…

O troféu neste post é a taça oficial da Série C. É possível?

One Reply to “Terceira na segunda”

  1. Seria tão bom que outros clubes pernambucanos do interior conquistassem o sucesso que o Salgueiro está tendo nacionamente. Isso é possível, no Ceará existem representantes nas quatro divisões nacionais. Não custa nada sonhar…
    Vamos subir, Carcará!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*