Post em homenagem ao primeiro campeão brasileiro de futebol. Agora, oficialmente.
O Esporte Clube Bahia.
Campeão da Taça Brasil de 1959, primeiro torneio nacional a indicar um representante do país à Taça Libertadores da América (veja AQUI). Agora, unificado à Série A.
Na campanha, 14 jogos, com 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Bateu o Santos na finalíssima, disputada no Maracanã.
No campo, a história é conhecida. E no extracampo? Nos bastidores…
Aí, é preciso ler ao ótimo livro “Futebol: Paixão & Catimba”, publicado em 1973, com frases do notável e folclórico dirigente do Tricolor de Aço, Osório Vilas Boas.
Como nem todas as histórias mostram um lado positivo do “Baêa”, o livro foi censurado durante muito tempo pelo clube.
Em um dos episódios, o cartola explica o mata-mata contra o Sport, no caminho para o título da Taça Brasil. Era uma melhor de 3. Na primeira, em Salvador, Bahia 3 x 2.
Na segunda, na Ilha do Retiro, com João Havelange na tribuna de honra, o Leão atropelou, por 6 x 0. Aí, ele narra a história até a vitória na negra, por 2 x 0, na Ilha.
Basta dizer que, na véspera do jogo, o dirigente pagou várias rodadas de cerveja para os jogadores do Sport… O time entrou cambaleando. Deu no que deu!
O livro completo está disponível na internet. Veja AQUI.
ESPORTE CLUBE TRAPAÇA. Junte-se aí as trapaças nas finais do baiano contra o Galícia, em 82, e o vitória, em 99, entre outras!!! Um time que sempre se deu bem em cima da desonestidade e ainda é exaltado por alienados!!!
LINK ATIVO PARA DOWNLOAD DO LIVRO:
http://documents.tips/documents/futebol-paixao-e-catimba.html
Nisso tudo, só temos que enaltecer o poder de persuasão do Osório Villas Boas. Conseguir convencer técnico, dirigentes e jogadores do Sport a se embebedarem, às vésperas de um jogo decisivo, de um campeonato inédito, cujo o campeão asseguraria o direito de disputar a Taça/Copa Libertadores daquele ano.
Eita Osório retado!!!
Só rindo…
Oxi. Baêa foi campeão é? E o meu virtória? Num tem nada aí para se acontrapôr? Nisgueim vai alembrar daquele tírtulo do virtorinha…aquele oxí. cuma é mermo o nome do tírtulo? Num me alembro agora, mas sei que tem um aí, um tírtulo nacional que os professionais do virtória aganharam. Num é vredade?
olá, como faço para adquirir esse livro?
o bahia éhh um time q esse anos todos roubou ñ só o vitória como outros times por aí . cambada capaz de pagar cervejas só para ganhar um titulo , isso ñ éhh justo isso éhh uma falta de respeito com varios times isso éhh fraquisse cambada
Cassio sou rubro negro baiano e gostaria muito de compartilhar este livro com meus amigos do “jahia” para que eles conheçam verdadeiramente seu time, havia como mandar p mim também uma cópia deste livro?
esqueceu de fazer a pesquisa completa ou ocultou a parte que não lhe interessava ??
faltou dizer que nessa goleada que o sport deu no Bahia,vcs batizaram a comida né … kkkkkkkk
assim o blog perde toda a credibilidade,com sua parcialidade
Alguém pode mandar outro link p/ download do Livro ? O que foi publicado no texto não funciona.
Cássio, o link não funciona, tem como colocar o livro pra download novamente? Obrigado!
Cássio, venho tentando cosneguir o livro Futebol: Paixão e Catimba, mas o mesmo não encontra-se mais disponível para download. Também não o encontro em nenhuma livraria.
Tem como você me conseguir uma cópia.
31×19, né Cássio?!
kkkkkkkkkkkkkkkkk, e haja cachaça pra embebedar o time pernambucano durante as 17 vitórias do Bahia contra as 5 do ixpó.kkkkkkkkkkkkkkkkk
Fantástico o “causo”. Vou comprar o livro por sêbo, caso encontre.
Valeu, Cassio.
Guilherme de Aquino 87/08